news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 07/01/20
“Pacientes que usavam qualquer antioxidante antes e durante a quimioterapia1 tinham um risco aumentado de recorrência2 do câncer3 de mama4 e, em menor grau, um risco aumentado de morte. O uso de vitamina5 B12, ferro e ácidos graxos ômega-3 também foi associado a resultados piores”, disse Christine B. Ambrosone, PhD, do Roswell Park Comprehensive Cancer3 Center e coordenadora do estudo.
1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/01/20
Estudo publicado pelo JAMA Oncology prevê que as abordagens de tratamento em evolução estejam associadas a uma expectativa de vida1 melhorada após o tratamento do câncer2 pediátrico, em particular entre os indivíduos que não receberam radioterapia3 durante o tratamento do câncer2 infantil.
1 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
   [Mais...]

Medical Journal - 02/01/20
Estudo publicado pelo European Heart Journal comparou a taxa de incidência1 de morte súbita cardíaca em pessoas de 1 a 49 anos com e sem diabetes mellitus2 (DM) na população dinamarquesa e destacou a necessidade de monitoramento e avaliação precoce do risco cardiovascular em jovens diabéticos.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
   [Mais...]

Medical Journal - 30/12/19
Com o objetivo de determinar os riscos longitudinais de transtornos psiquiátricos em adolescentes e jovens adultos com versus sem diabetes1, foi realizado um trabalho publicado pelo periódico Diabetes1 Care.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/12/19
Pacientes da atenção primária com doença semelhante à influenza1 tratados com oseltamivir se recuperaram um dia mais cedo, em média, do que aqueles tratados apenas com os cuidados habituais. Idosos e doentes com comorbidades2 se recuperaram 2 a 3 dias antes, segundo estudo publicado pelo The Lancet.
1 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
2 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/12/19
Estudo publicado pelo JAMA Network Open descobriu que nem a dose intermitente1 nem diária com doses padrão de vitamina2 D isoladamente foi associada a um risco reduzido de fratura3, mas a suplementação4 diária com vitamina2 D e cálcio foi uma estratégia mais promissora.
1 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Fratura: Solução de continuidade de um osso. Em geral é produzida por um traumatismo, mesmo que possa ser produzida na ausência do mesmo (fratura patológica). Produz como sintomas dor, mobilidade anormal e ruídos (crepitação) na região afetada.
4 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/12/19
Dormir mais de 9 horas por noite, tirar longos cochilos durante o dia e má qualidade do sono estão todos independentemente associados a um risco aumentado de acidente vascular cerebral1, particularmente eventos isquêmicos, sugere estudo publicado no periódico Neurology.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/12/19
Estudo publicado pelo JAMA Psychiatry mostrou que o tratamento da insônia com a terapia cognitivo1 comportamental digital melhorou significativamente os sintomas2 de insônia, a saúde3 funcional, o bem-estar psicológico e a qualidade de vida relacionada ao sono, podendo ser um caminho terapêutico de escolha.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 18/12/19
Estudo de Stanford, publicado pelo periódico Psychological Science, indicou que baixos níveis de HDL1, altos níveis de VLDL e altos níveis de triglicerídeos previam maior probabilidade das crianças serem classificadas como menos competentes nos domínios de regulação emocional, autoconsciência e funcionamento interpessoal.
1 HDL: Abreviatura utilizada para denominar um tipo de proteína encarregada de transportar o colesterol sanguíneo, que se relaciona com menor risco cardiovascular. Também é conhecido como “Bom Colesterol”. Seus valores normais são de 35-50mg/dl.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/12/19
Estudo de coorte1 com 40 anos de seguimento, coordenado por Yongfu Yu, pesquisador do Departamento de Epidemiologia Clínica do Aarhus University Hospital, na Dinamarca, buscou responder se a prevenção e o tratamento do diabetes2 em mulheres em idade fértil podem reduzir o risco de doença cardíaca na próxima geração.
1 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

» 13/12/2019 - JAMA Pediatrics: prevalência global de hipertensão em crianças
» 12/12/2019 - Redução de 5 mg da olanzapina combinada à terapia antiemética para a prevenção de náusea e vômito induzidos por quimioterapia mostrou ser eficaz
» 11/12/2019 - Tratamento de fertilidade pode aumentar risco de desenvolver câncer na infância, em estudo publicado pelo JAMA
» 09/12/2019 - Artroplastia total do quadril e hemiartroplastia para fratura do quadril avaliadas por estudo publicado pelo NEJM
» 06/12/2019 - Colesterol não HDL na estratificação de risco cardiovascular: resultados do estudo Multinational Cardiovascular Risk Consortium
» 04/12/2019 - Tentativas e ideias suicidas em crianças atendidas em departamentos de emergência pediátrica nos EUA chamam a atenção de pediatras: publicado pelo JAMA Pediatrics
» 03/12/2019 - Bypass gástrico versus gastrectomia vertical em pacientes com diabetes tipo 2 (Oseberg): estudo publicado pelo The Lancet Diabetes & Endocrinology
» 02/12/2019 - Gordura em vias respiratórias pode ter implicações para doenças pulmonares obstrutivas em obesos asmáticos
» 29/11/2019 - Resultados de um tratamento de 6 semanas com 10 mg de prednisolona em pacientes com osteoartrite da mão
» 28/11/2019 - Variantes genéticas raras associadas à morte cardíaca súbita em adultos, publicado pelo Journal of the American College of Cardiology


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar