news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 04/07/18
Oliver Enke e outros colaboradores da Universidade de Sydney, na Austrália, publicaram no periódico CMAJ (Canadian Medical Association Journal) um estudo que avaliou o uso de anticonvulsivantes no tratamento da dor lombar e da dor radicular lombar.   [Mais...]
Medical Journal - 29/06/18
Em um grande ensaio publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM), pesquisadores vinculados à World Health Organization (WHO) e ao MSD for Mothers and Ferring Pharmaceuticals compararam uma nova formulação de carbetocina estável ao calor com a ocitocina1.
1 Ocitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/06/18
Neste estudo, realizado no Reino Unido, observou-se que a utilização generalizada de antidepressivos pode estar contribuindo para o aumento do risco a longo prazo de ganho de peso em nível populacional.    [Mais...]
Medical Journal - 27/06/18
Pesquisadores das universidades University of Gothenburg, na Suécia, e University of Copenhagen, na Dinamarca, estimaram o efeito do rastreio do aneurisma1 da aorta abdominal2 (AAA) sobre a mortalidade3, incidência4 e cirurgia específicas da doença na Suécia.
1 Aneurisma: Alargamento anormal da luz de um vaso sangüíneo. Pode ser produzida por uma alteração congênita na parede do mesmo ou por efeito de diferentes doenças (hipertensão, aterosclerose, traumatismo arterial, doença de Marfán, etc.).
2 Aorta Abdominal: Porção da aorta que tem início no DIAFRAGMA e termina na bifurcação em artérias ílicas comuns direita e esquerda.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/06/18
Acompanhamento a longo prazo de participantes em ensaios clínicos1 de uma vacina2 genérica para reverter diabetes tipo 13 mostra benefícios clínicos significativos, incluindo a restauração dos níveis de açúcar4 no sangue5 a valores próximos ao normal, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Harvard Medical School (HMS), no Massachusetts General Hospital.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
3 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
4 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/06/18
Em estudo publicado pela revista Nature Communications, pesquisadores desenvolveram um implante1 ativado pelo consumo de cafeína capaz de liberar medicamento para tratar a diabetes tipo 22.
1 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/06/18
Bruno A. Rocha, do Laboratório de Toxicologia e Essencialidade de Metais, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, no Brasil, e colaboradores de outras universidades estudaram a concentração urinária de disruptores endócrinos em crianças brasileiras e sua associação com danos causados ao DNA.   [Mais...]
Medical Journal - 19/06/18
Níveis circulantes mais elevados de vitamina1 D estão vinculados a um risco significativamente menor de câncer2 colorretal, particularmente em mulheres, de acordo com um estudo publicado online pelo Journal of the National Cancer2 Institute.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 18/06/18
Ex-fumantes têm um risco consideravelmente menor de desenvolver câncer1 de pulmão2 quando comparados a fumantes, mesmo nos primeiros cinco anos após parar de fumar, mostra uma nova pesquisa realizada por pesquisadores da Vanderbilt University School of Medicine, em Nashville, Tennessee (EUA).
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/06/18
Em um estudo de coorte1 populacional coreana, observada por até 10 anos, os participantes que desenvolveram câncer2 tiveram um claro aumento no risco subsequente de diabetes3, mesmo depois de levar em conta os fatores de risco pré-câncer2. Estudo publicado pelo periódico JAMA Oncology.
1 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

» 14/06/2018 - Remoção das adenoides e das amígdalas na infância pode aumentar risco de doenças respiratórias, alérgicas e infecciosas em até 3%
» 13/06/2018 - JAMA: Fluconazol oral na gravidez e risco de mortes fetal e neonatal
» 12/06/2018 - Estudo descobre que microbiota intestinal pode controlar a função imune antitumoral no fígado
» 11/06/2018 - Uso de cocaína e maconha entre jovens adultos com infarto do miocárdio pode estar relacionado à mortalidade
» 07/06/2018 - Permeabilidade do muco cervical para avaliar o risco de parto prematuro, publicação de cientistas do MIT
» 04/06/2018 - Acrescentar a reação pupilar à Escala de Coma de Glasgow pode dar maior precisão ao prognóstico nos traumatismos cranioencefálicos
» 01/06/2018 - Exercício físico e saúde cognitiva do cérebro no envelhecimento, estudo de revisão publicado pelo Neurology: Clinical Practice
» 29/05/2018 - Aspartame não afetou a glicemia, o apetite ou o peso corporal de adultos em estudo publicado pelo The Journal of Nutrition
» 28/05/2018 - Depressão, cognição e marcadores do envelhecimento cerebral
» 24/05/2018 - Suplementos de ácidos graxos ômega-3 não apresentam associação com doenças cardiovasculares, publicado pelo JAMA Cardiology


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.