news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 28/05/18
Cientistas da Columbia University, em Nova Iorque, examinaram se sintomas1 depressivos maiores estavam associados ao desempenho cognitivo2 específico de domínio, alteração na cognição3 e marcadores de ressonância magnética4 de atrofia5 cerebral e doença cerebrovascular6 subclínica em uma amostra diversificada de idosos do Northern Manhattan Study.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Desempenho cognitivo: Desempenho dos processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento através da percepção.
3 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
4 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
5 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
6 Doença cerebrovascular: É um dano aos vasos sangüíneos do cérebro que resulta em derrame (acidente vascular cerebral). Os vasos tornam-se obstruídos por depósitos de gordura (aterosclerose) ou tornam-se espessados ou duros bloqueando o fluxo sangüíneo para o cérebro. Quando o fluxo é interrompido, as células nervosas sofrem dano ou morrem, resultando no derrame. Pacientes com diabetes descompensado têm maiores riscos de AVC.
   [Mais...]

Medical Journal - 24/05/18
A suplementação1 com ácidos graxos ômega-3 de origem marinha tem alguma associação com reduções na doença coronariana2 fatal ou não fatal em pessoas com alto risco de doença cardiovascular? Uma meta-análise de 10 ensaios clínicos3, publicada no JAMA Cardiology, envolvendo 77.917 indivíduos, mostra que não.
1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Doença coronariana: Doença do coração causada por estreitamento das artérias que fornecem sangue ao coração. Se o fluxo é cortado, o resultado é um ataque cardíaco.
3 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/05/18
A porcentagem de crianças e adolescentes que se apresentaram em hospitais pediátricos dos Estados Unidos devido à ideação suicida ou a tentativas de suicídio dobrou de 2008 a 2015, conforme mostra uma nova pesquisa publicada pelo periódico Pediatrics.   [Mais...]
Medical Journal - 18/05/18
A ruptura circadiana está associada a vários resultados adversos de saúde1 mental e bem-estar, incluindo transtorno depressivo maior e transtorno bipolar. É o que mostra um estudo publicado pelo The Lancet Psychiatry.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 14/05/18
Será que a atividade física (AF) está associada à fecundidade em mulheres com histórico de aborto espontâneo prévio? A maior fecundidade foi relacionada à prática de caminhada em mulheres com sobrepeso1/obesas e à atividade física vigorosa em mulheres em geral, segundo estudo publicado pelo Human Reproduction.
1 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/05/18
Estudo publicado pela revista Gastroenterology descobriu que o tratamento da cirrose1 associada ao vírus2 da hepatite3 C com agentes antivirais de ação direta (AAD) reduz o risco de hepatocarcinoma4.
1 Cirrose: Substituição do tecido normal de um órgão (freqüentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
4 Hepatocarcinoma: Hepatocarcinoma (ou carcinoma hepatocelular) é o câncer primário do fígado, ou seja, o câncer derivado das principais células do fígado - os hepatócitos.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/05/18
Em pacientes idosos, os nódulos tireoidianos1 são frequentemente detectados e encaminhados para avaliação, embora geralmente se mostrem como doença benigna ou como câncer2 de baixo risco. Portanto, o manejo deve ser guiado não apenas pelo risco de malignidade, mas também pelos riscos relativos de qualquer intervenção.
1 Nódulos tireoidianos: Nódulos da tireoide resultam em crescimentos anormais de células da tireoide, que formam protuberâncias dentro da glândula, normalmente visíveis sob a pele do pescoço.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 07/05/18
Conforme publicado pelo periódico Circulation, cinco fatores de estilo de vida saudável foram considerados (não fumar, baixo índice de massa corporal1, pelo menos meia hora de atividade física moderada a vigorosa por dia, ingestão moderada de álcool e uma dieta saudável) e mostraram impactar a expectativa de vida2 da população note americana.
1 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
2 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
   [Mais...]

Medical Journal - 27/04/18
Trabalho com publicação online na revista Cancer1 Research relata que, pela primeira vez em animais, uma injeção2 do vírus3 zika purificado, em baixa concentração, é capaz de infectar e destruir células4 tumorais em tumores embrionários cerebrais, de células4 humanas, induzidos em camundongos de baixa imunidade5.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
   [Mais...]

Medical Journal - 23/04/18
Este estudo, publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM)>/i>, examinou as associações da pressão arterial1 aferida em consultório (pressão arterial1 clínica) e medida com a M.A.P.A (monitorização ambulatorial da pressão arterial1 de 24 horas) com a mortalidade2 por todas as causas e a mortalidade2 cardiovascular.
1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

» 19/04/2018 - Antipsicóticos podem alterar a função tireoidiana
» 16/04/2018 - Medicamentos supressores de ácido e antibióticos durante os primeiros seis meses de vida podem aumentar risco de doenças alérgicas na primeira infância
» 10/04/2018 - A IL-6 materna durante a gravidez pode prever a futura memória de trabalho na prole, publicado pela Nature Neuroscience
» 06/04/2018 - Segurança e eficácia mosquitocida da ivermectina coadministrada com dihidroartemisinina-piperaquina em adultos com malária: estudo IVERMAL
» 19/03/2018 - Casos de câncer atribuíveis à diabetes e ao alto índice de massa corporal: uma avaliação de risco comparativa publicada pelo The Lancet Diabetes & Endocrinology
» 13/03/2018 - Diabetes: nova classificação em diferentes subgrupos e suas associações com os resultados de tratamento
» 08/03/2018 - NEJM: quintuplicar a dose de glicocorticoides inalados não ajuda a prevenir as exacerbações da asma infantil
» 23/02/2018 - Eficácia e aceitabilidade de diferentes antidepressivos no tratamento do transtorno depressivo maior em adultos: revisão sistemática e meta-análise de rede publicada pelo The Lancet
» 22/02/2018 - Aspirina ou Rivaroxaban: qual é melhor para profilaxia do tromboembolismo venoso após artroplastia do quadril ou do joelho?
» 19/02/2018 - Stroke: menor estatura aos sete anos de idade pode estar relacionada a maior risco de acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorragia intracerebral


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.