news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 08/09/20
Em estudo publicado pelo periódico Medicine, não havia evidências suficientes para apoiar que a acupuntura pudesse promover nascidos vivos, gravidez1 e ovulação2. No entanto, a acupuntura pode promover a recuperação dos ciclos menstruais, bem como diminuir os níveis de LH e testosterona em pacientes com síndrome3 dos ovários4 policísticos.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
   [Mais...]

Medical Journal - 04/09/20
Estudo publicado pelo The Lancet Oncology mostrou que a mamografia1 anual antes dos 50 anos, começando aos 40 ou 41 anos, foi associada a uma redução relativa na mortalidade2 por câncer3 de mama4, que foi atenuada após 10 anos, embora a redução absoluta tenha permanecido constante.
1 Mamografia: Estudo radiológico que utiliza uma técnica especial para avaliar o tecido mamário. Permite diagnosticar tumores benignos e malignos em fase inicial na mama. É um exame que deve ser realizado por mulheres, como prevenção ao câncer.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 04/09/20
Estudo publicado no The New England Journal of Medicine avaliou a segurança e imunogenicidade da vacina1 de rSARS-CoV-2 (em doses de 5 μg e 25 μg, com ou sem adjuvante Matrix-M1 e com observadores sem saber das atribuições do grupo experimental) em 131 adultos saudáveis.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
   [Mais...]

Medical Journal - 03/09/20
Pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que os limiares de inteligibilidade da fala com vários falantes variam amplamente em adultos com audição normal, mas podem ser previstos desde o bloqueio de fase neural até as pistas de modulação de frequência medidos com registros de EEG no canal auditivo.   [Mais...]
Medical Journal - 01/09/20
Os casos de câncer1 de cólon2 e reto3 estão aumentando em adultos jovens – e a idade média dos pacientes diagnosticados está diminuindo. Os casos de câncer1 colorretal entre pessoas com menos de 50 anos têm aumentado desde a década de 1990, de acordo com um relatório de março da American Cancer1 Society.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Cólon:
3 Reto: Segmento distal do INTESTINO GROSSO, entre o COLO SIGMÓIDE e o CANAL ANAL.
   [Mais...]

Medical Journal - 31/08/20
Estudo publicado no Obstetrics & Gynecology descreve a técnica de Esike, que é eficaz no controle da hemorragia1 pós-parto com risco de vida e pode ser usada em ambientes de poucos recursos com suprimentos comumente disponíveis e realizada por médicos com um nível comum de treinamento.
1 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/08/20
Estudo publicado pelo The Journal of Pediatrics revela que as crianças podem ser uma fonte potencial de contágio1 na pandemia2 de SARS-CoV-2, apesar da doença mais branda ou da falta de sintomas3, e a desregulação imunológica está implicada na síndrome4 inflamatória multissistêmica pós-infecciosa grave.
1 Contágio: 1. Em infectologia, é a transmissão de doença de uma pessoa a outra, por contato direto ou indireto. 2. Na história da medicina, aplica-se a qualquer doença contagiosa. 3. No sentido figurado, é a transmissão de características negativas, de vícios, etc. ou então a reprodução involuntária de reação alheia.
2 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/08/20
Foi mostrado anteriormente que a maior ingestão de vegetais crucíferos está inversamente associada à espessura da camada íntima-média da artéria1 carótida. Agora novo estudo publicado pelo British Journal of Nutrition reforça a hipótese de que a maior ingestão de vegetais crucíferos pode proteger contra a calcificação2 vascular3.
1 Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.
2 Calcificação: 1. Ato, processo ou efeito de calcificar(-se). 2. Aplicação de materiais calcíferos básicos para diminuir o grau de acidez dos solos e favorecer seu aproveitamento na agricultura. 3. Depósito de cálcio nos tecidos, que pode ser normal ou patológico. 4. Acúmulo ou depósito de carbonato de cálcio ou de carbonato de magnésio em uma camada de profundidade próxima a do limite de percolação da água no solo, que resulta em certa mobilidade deste e alteração de suas propriedades químicas.
3 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 27/08/20
Estudo publicado no Lung Cancer1 pesquisou as taxas de segundo câncer1 de pulmão2 e a sobrevivência3 de segundo câncer1 de pulmão2 primário ressecado cirurgicamente em pacientes submetidos à ressecção de um câncer1 de pulmão2 primário inicial.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
3 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

Medical Journal - 24/08/20
Estudo publicado pela Nature Scientific Reports relatou uma associação forte e independente entre a deficiência de vitamina1 D e o risco de Síndrome2 do Ovário3 Policístico, no Paquistão, que não foi modificada pela variação genética na via da vitamina1 D.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
   [Mais...]

» 21/08/2020 - Poluição do ar e determinantes familiares do início da asma e sibilância persistente em crianças, publicado pelo BMJ
» 20/08/2020 - Fatores associados ao burnout e estresse em médicos em treinamento
» 19/08/2020 - NEJM: terapia com meias de compressão pode ajudar a prevenir a celulite recorrente da perna
» 19/08/2020 - Aspirina pode aumentar o risco de câncer e da mortalidade mais precoce em idosos
» 18/08/2020 - A perda de uma enzima, a PHD3, promove capacidade aumentada para exercícios de resistência, publicado no Cell Metabolism
» 17/08/2020 - Diabetes, alteração de peso e risco de câncer de pâncreas
» 14/08/2020 - Associação entre acne em adultos e comportamentos alimentares
» 13/08/2020 - Análises longitudinais revelam falha imunológica na COVID-19 grave
» 12/08/2020 - Pesquisa associa a síndrome dos ovários policísticos ao aumento do risco de doença cardiovascular
» 11/08/2020 - Expansão clonal de mutações do Plasmodium falciparum, causador da malária, provoca resistência ao tratamento da doença em Ruanda


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar