news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 06/04/20
Em estudo publicado pela Nature, cientistas de Stanford determinaram que, em camundongos, a azlocilina, um antibiótico aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos, eliminava as bactérias causadoras da doença de Lyme.   [Mais...]
Medical Journal - 03/04/20
Neste estudo, publicado pela Nature, a análise da região V4 do gene 16S RNAr em amostras fecais mostra que o transporte materno de Prevotella copri durante a gravidez1 prediz fortemente a ausência de alergia2 alimentar na prole.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
   [Mais...]

Medical Journal - 02/04/20
Em estudo publicado no Annals of Oncology, o sequenciamento do cfDNA, utilizando padrões informativos de metilação, detectou mais de 50 tipos de câncer1 em diferentes estágios com uma especificidade de >99%, incluindo cânceres de alta mortalidade2 que não possuem paradigmas de rastreamento.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 30/03/20
Em publicação do JAMA, achados preliminares levantam a possibilidade de que a transfusão1 de plasma2 convalescente possa ser útil no tratamento de pacientes críticos com COVID-19 e SDRA, mas essa abordagem requer avaliação em ensaios clínicos3 randomizados.
1 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
2 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
3 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Medical Journal - 27/03/20
Em estudo de coorte1 publicado pelo JAMA Cardiology, de 416 pacientes consecutivos com COVID-19 confirmada, lesão2 cardíaca ocorreu em 19,7% dos pacientes durante a hospitalização e foi um fator de risco3 independente para mortalidade4 intra-hospitalar.
1 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 24/03/20
Dezenas de milhões de crianças são expostas ao Mycobacterium tuberculosis globalmente todos os anos. Em estudo publicado pelo The Lancet concluiu-se que o risco de desenvolver tuberculose1 entre bebês2 e crianças expostas é muito alto. Isso sugere que são necessárias estratégias alternativas de prevenção.
1 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Medical Journal - 18/03/20
A polipose associada à terapia (PAT) para o tratamento do câncer1 na infância e em adultos jovens (CIAJ) é um fenômeno aparentemente adquirido que deve ser considerado em pacientes que desenvolvem polipose significativa sem alteração causal conhecida da linha germinativa, mas que tiveram tratamento prévio para um CIAJ.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 17/03/20
Estudo sueco publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM) avalia que o uso de aspirina em baixas doses pode ajudar a proteger pacientes com hepatites1 B ou C crônicas contra o carcinoma2 hepatocelular e mortalidade3 relacionada ao fígado4.
1 Hepatites: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
2 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/03/20
O alcoolismo é um problema de saúde1 individual e pública em todo o mundo. Estudo publicado pelo Cochrane mostrou que programas de 12 etapas que facilitam o envolvimento no Alcoólicos Anônimos geralmente levam a melhores resultados em termos de produção de taxas mais altas de abstinência contínua.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/03/20
Trabalho apresentado oralmente na Conferência Internacional do AVC, da American Stroke Association, mostra que os danos causados aos pequenos vasos sanguíneos1 do olho2 podem ser um marcador de risco aumentado de derrame3 em pessoas com diabetes4, e que podem também indicar lesões5 em outros vasos sanguíneos1 resultando em acidente vascular cerebral6 ou demência7 vascular8.
1 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
2 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
3 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
5 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
6 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
7 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
8 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

» 10/03/2020 - Preditores e consequências do declínio da insulinoterapia em diabéticos tipo 2
» 09/03/2020 - Descobrindo o potencial anticâncer de medicamentos não oncológicos por perfil sistemático de viabilidade
» 05/03/2020 - A higiene bucal aprimorada está associada à diminuição do risco de diabetes de início recente
» 04/03/2020 - Exercício reduz necessidade de recompensa com alimentos com alto teor de gordura em obesos, divulgado pelo Medicine & Science in Sports & Exercise
» 28/02/2020 - Diferentes classes de anti-hipertensivos foram comparadas quanto à eficácia na redução de eventos cardiovasculares, resultados publicados pelo JAMA
» 27/02/2020 - JAMA: associação de declínio duplo na memória e na velocidade da marcha com risco de demência entre adultos com mais de 60 anos
» 21/02/2020 - O palmitato no líquido cefalorraquidiano de seres humanos com obesidade é aumentado e induz comprometimento da memória em camundongos
» 20/02/2020 - Obesidade entre adolescentes e risco de câncer na meia-idade: estudo de 2,3 milhões de adolescentes em Israel
» 18/02/2020 - Efeito da substituição de sal na incidência de hipertensão arterial: estudo publicado pela Nature Medicine
» 17/02/2020 - Exposição à dengue pode proteger contra a microcefalia causada pelo zika vírus


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar