news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 27/05/19
A infecção1 por malária durante a gravidez2 está associada ao crescimento da cabeça3 fetal? Em dois estudos de coorte4, a malária falciparum durante a gravidez2 e a malária placentária foram significativamente associadas à ocorrência de circunferência da cabeça3 diminuída em recém-nascidos. A infecção1 pelo Plasmodium falciparum durante a gestação foi associada ao desenvolvimento alterado da cabeça3 do feto5, com possíveis consequências para o desenvolvimento neurológico fetal.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Cabeça:
4 Estudos de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/05/19
Em estudo publicado pelo JAHA, identificou-se que o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) não é um fator de risco1 independente para doença cardiovascular (DCV). Condições físicas e psiquiátricas e tabagismo que coocorrem com o TEPT explicam por que essa população de pacientes tem um risco aumentado de DCV.
1 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/05/19
Em estudo publicado pelo JAMA que investigou a associação entre o consumo de bebidas açucaradas e a mortalidade1, cada dose adicional de 12 oz/dia, tanto de bebidas açucaradas, como de suco de frutas, foi associada a um risco de mortalidade1 por todas as causas 11% e 24% maiores, respectivamente.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/05/19
O alto consumo de vitaminas B6 e B12 (alimentos e suplementos) está associado a um risco aumentado de fratura1 de quadril? Em um estudo de coorte2 com mulheres na pós-menopausa3, nos EUA, muitas tiveram uma fratura1 inesperada de quadril. Um alto consumo combinado de vitaminas B6 e B12 foi associado a um risco aumentado para este tipo de fratura1. Estes resultados adicionam evidências que sugerem que se deve ter cuidado com a suplementação4 de vitaminas quando não há nenhuma deficiência aparente.
1 Fratura: Solução de continuidade de um osso. Em geral é produzida por um traumatismo, mesmo que possa ser produzida na ausência do mesmo (fratura patológica). Produz como sintomas dor, mobilidade anormal e ruídos (crepitação) na região afetada.
2 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
3 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
4 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/05/19
Neste estudo, publicado pelo periódico PNAS, pesquisadores da Yale University School of Medicine usaram a tomografia por emissão de pósitrons para avaliar o receptor metabotrópico de glutamato tipo 5 (mGluR5) como um alvo potencial de tratamento e um biomarcador de ideação suicida em indivíduos com transtorno de estresse pós-traumático e transtorno depressivo maior.   [Mais...]
Medical Journal - 15/05/19
Em estudo publicado pelo periódico Annals of Internal Medicine, o T2Bacteria Panel (um teste de sangue1 direto para detecção de bactérias do grupo ESKAPE em infecções2 da corrente sanguínea) diagnosticou rápida e precisamente as infecções2 causadas por 5 bactérias comuns, com até 96% de especificidade.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/05/19
Este estudo investigou o risco de 23 tipos comuns de câncer1 entre pacientes com diabetes tipo 22 usando o maior tamanho de amostra em Xangai, na China. Riscos aumentados foram observados para 11 tipos de câncer1 em homens com diabetes tipo 22 e 13 tipos de câncer1 em mulheres com diabetes tipo 22.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/05/19
A incidência1 de câncer2 de orofaringe3 positivo ao papilomavírus humano (HPV) aumentou rapidamente em coortes de homens brancos norte-americanos nascidos durante as décadas de 1930 a 1950. Não se sabe como a trajetória da epidemia de câncer2 de orofaringe3 pode estar mudando nos Estados Unidos. Para estudá-la, foi realizada esta investigação publicada online pelo Journal of Clinical Oncology.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Orofaringe: Parte mediana da faringe, entre a boca e a rinofaringe.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/05/19
Em estudo publicado pelo The Lancet, a epidemiologia genética mostra que os efeitos aparentemente protetores da ingestão moderada de álcool contra o derrame1 são amplamente não causais. O consumo de álcool aumenta uniformemente a pressão arterial2 e o risco de acidente vascular cerebral3 e, neste estudo, parece ter pouco efeito líquido sobre o risco de infarto do miocárdio4.
1 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/05/19
Em pesquisa publicada pelo JAMA, o peso pré-gestacional e a magnitude do ganho de peso gestacional foram associados com risco de qualquer resultado adverso, no entanto, a magnitude do ganho de peso gestacional foi fracamente associada aos desfechos adversos avaliados.   [Mais...]
» 03/05/2019 - Resistência à insulina e mortalidade específica por câncer e por todas as causas em mulheres na pós-menopausa: estudo Women’s Health Initiative
» 02/05/2019 - PNAS: exame de sangue para diagnóstico da síndrome da fadiga crônica está sendo estudado
» 30/04/2019 - Relação entre perda de olfato e mortalidade entre idosos: estudo publicado no Annals of Internal Medicine
» 29/04/2019 - Terapia de estimulação da medula espinhal pode ajudar na disfunção de marcha em pacientes com doença de Parkinson avançada
» 26/04/2019 - The Lancet: Imunoterapia oral para alergia ao amendoim aumentou consideravelmente as reações alérgicas e anafiláticas
» 25/04/2019 - Metformina pode levar à perda de peso a longo prazo, em artigo do Annals of Internal Medicine
» 18/04/2019 - PNAS: uso compulsivo de drogas parece estar associado ao desequilíbrio de circuitos cerebrais em cobaias resistentes à punição
» 16/04/2019 - Science: sistemas eletrônicos epidérmicos sem fio com análise por sensores para cuidados de terapia intensiva neonatal
» 12/04/2019 - As características do sono e o consumo de medicamentos para dormir podem estar ligados à necessidade futura de usar drogas anti-hipertensivas
» 11/04/2019 - Eficácia das campanhas midiáticas pequenas e das campanhas de massa para melhorar as taxas de conscientização e de rastreio do câncer na Ásia


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar