news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 09/03/20
Em estudo publicado pela revista Nature Cancer1, um número inesperadamente grande de drogas não oncológicas inibiu seletivamente subconjuntos de linhas de células2 de câncer1 de uma maneira previsível a partir das características moleculares das linhas de células2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Medical Journal - 05/03/20
Em estudo publicado pelo periódico Diabetologia, a presença de doença periodontal1 e o número de dentes perdidos foram associados positivamente à ocorrência de diabetes2 de início recente, enquanto escovação dentária frequente associou-se negativamente à ocorrência de diabetes2 de início recente.
1 Periodontal: Relativo ao ou próprio do tecido em torno dos dentes, o periodonto. O periodonto é o tecido conjuntivo que fixa o dente no alvéolo.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Medical Journal - 04/03/20
Estudo publicado pelo Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que 12 semanas de treinamento físico reduziram o desejo de ingerir alimentos com alto teor de gordura1 em indivíduos com sobrepeso2/obesidade3, em comparação com os controles que não se exercitaram.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/02/20
Uma revisão sistemática e metanálise de rede, publicada pelo JAMA Network, mostrou que os efeitos relatados de diferentes classes de medicamentos anti-hipertensivos foram bastante semelhantes, com apenas diferenças sutis em relação à prevenção de eventos cardiovasculares.   [Mais...]
Medical Journal - 27/02/20
Uma metanálise publicada pelo periódico JAMA mostra que um declínio na memória e na marcha foi associado a um risco 6,28 vezes maior de desenvolver demência1 do que nenhum declínio. Idosos sem demência1, com declínios paralelos na memória e na marcha, estão associados ao alto risco de desenvolver demência1 e podem ser um grupo alvo de prevenção.
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/02/20
Estudo publicado pelo periódico Cell Reports investigou os efeitos do palmitato, um ácido graxo saturado presente em grandes quantidades em dietas ricas em gordura1, no cérebro2. O palmitato do LCR se correlaciona inversamente com o desempenho cognitivo3 em humanos com sobrepeso4.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Desempenho cognitivo: Desempenho dos processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento através da percepção.
4 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/02/20
Estudo publicado pelo The Lancet Diabetes1 & Endocrinology destacou que a crescente prevalência2 de obesidade3 na adolescência e a possível associação entre o IMC4 dos adolescentes e a incidência5 de câncer6 podem aumentar a carga futura de cânceres relacionados à obesidade3.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 18/02/20
A substituição do sal comum por substitutos enriquecidos com potássio reduz a pressão arterial1 em situações controladas, principalmente entre pessoas com hipertensão arterial2. Em artigo publicado pela revista Nature Medicine, relatou-se uma implementação dessa estratégia em um estudo randomizado3.
1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
3 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/02/20
Uma pesquisa da Fiocruz, publicada na revista Scientific Reports, mostra que os vírus1 da dengue2 e da zika e o risco de microcefalia3 entre recém-natos podem estar relacionados, sugerindo que intervalos menores entre as infecções4, nos quais grande parte da população teria altos níveis de anticorpos5 para dengue2, podem estar relacionados à menor incidência6 de microcefalia3 causada pelo zika vírus1.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Dengue: Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 14/02/20
Estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine envolveu 689 recém-nascidos saudáveis identificados como com risco para hipoglicemia1 com o objetivo de comparar dois valores limiares para o tratamento da hipoglicemia1 moderada assintomática.
1 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
   [Mais...]

» 11/02/2020 - Células imunes hiperativas em bebês podem levar à asma infantil - publicação do Science Translational Medicine
» 07/02/2020 - Análise Pan-Câncer de genomas completos: uma coleção de pesquisas sobre sequenciamento de genomas completos e análise integrativa do câncer
» 31/01/2020 - Proporção estimada de problemas de saúde em adultos atribuíveis a experiências adversas na infância e implicações para a prevenção
» 30/01/2020 - Triagem neonatal para deficiência de vitamina B12 - estratégias, resultados e implicações na saúde pública
» 28/01/2020 - Paridade e aleitamento materno associados a menor risco de menopausa natural precoce
» 23/01/2020 - PSA está associado ao diagnóstico a longo prazo de câncer de próstata clinicamente significativo em pacientes com idades entre 55 e 60 anos
» 22/01/2020 - Nature: descoberto novo tipo de célula T capaz de reconhecer e matar a maioria dos tipos de câncer
» 20/01/2020 - Associação entre uso de múltiplas classes de antibióticos na primeira infância e doenças alérgicas na infância
» 10/01/2020 - JACC: o treinamento para uma maratona pode reverter o enrijecimento da aorta relacionado à idade
» 09/01/2020 - Injeção intravenosa da vacina BCG se mostra mais efetiva que a injeção intradérmica na proteção contra a tuberculose


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar