news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 11/11/20
Em estudo publicado pelo JAMA Network Open, o ibuprofeno, em comparação com o paracetamol, foi associado à redução da temperatura em menos de 4 horas e em 4 a 24 horas e menos dor em 4 a 24 horas. Os eventos adversos foram raros.   [Mais...]
Medical Journal - 10/11/20
Estudo publicado na revista Nature Communications mostrou que Inibidores de Transcriptase Reversa Análogos de Nucleosídeos (ITRN), medicamentos com propriedades anti-inflamassoma utilizados para tratar o HIV1 e a hepatite2 B, podem melhorar a sensibilidade à insulina3 e reduzir o desenvolvimento do diabetes tipo 24.
1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
4 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/11/20
Neste estudo publicado pelo JAMA Internal Medicine, com participantes com categorias glicêmicas intermediárias de alto risco, a intervenção de estilo de vida reduziu significativamente o risco de 2 anos de diabetes tipo 21 em 40% a 47%. Para cada 11 participantes tratados, um diagnóstico2 de diabetes3 foi evitado.
1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/11/20
Dados de estudo publicado no The Journal of Infectious Diseases mostraram que ambas as técnicas, DETECTR e qRT-PCR1, são igualmente sensíveis na detecção de SARS-CoV-2. Como não há necessidade de equipamento especializado, o DETECTR pode ser rapidamente implementado como uma abordagem complementar para diagnosticar a COVID-19.
1 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
   [Mais...]

Medical Journal - 06/11/20
O valor elevado de cálcio da artéria1 coronária está associado à doença cardiovascular aterosclerótica e a eventos hemorrágicos2. Em estudo publicado pelo JAMA Cardiology, modelando os efeitos da aspirina para prevenção primária, um escore alto de cálcio nas artérias coronárias3 identificou indivíduos que obteriam benefício líquido da terapia com aspirina.
1 Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.
2 Hemorrágicos: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
3 Artérias coronárias: Veias e artérias do CORAÇÃO.
   [Mais...]

Medical Journal - 05/11/20
Estudo publicado pela revista Nature Medicine mostrou como o parasita1 Plasmodium falciparum, causador da malária, liga duas estações de transmissão com meses de intervalo sem ser eliminado. Foi descoberto que baixos níveis dos parasitas persistem no sangue2 de indivíduos assintomáticos durante a estação seca de 5 a 6 meses, regulando a virulência3 do P. falciparum em áreas de transmissão sazonal.
1 Parasita: Organismo uni ou multicelular que vive às custas de outro, denominado hospedeiro. A presença de parasitos em um hospedeiro pode produzir diferentes doenças dependendo do tipo de afecção produzida, do estado geral de saúde do hospedeiro, de mecanismos imunológicos envolvidos, etc. São exemplos de parasitas: a sarna, os piolhos, os áscaris (lombrigas), as tênias (solitárias), etc.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Virulência: 1. Qualidade ou estado do que é ou está virulento. 2. Capacidade de um vírus ou bactéria de se multiplicar dentro de um organismo, provocando doença. 3. No sentido figurado, caráter daquilo ou daquele que está carregado de violência ou de ímpeto violento.
   [Mais...]

Medical Journal - 05/11/20
Estudo publicado pelo The British Medical Journal avaliou os riscos de câncer1 de mama2 associados a diferentes tipos e durações de terapia de reposição hormonal, e descobriu que os níveis de risco variaram entre os tipos de terapia, com riscos mais elevados para tratamentos combinados e para maior duração de uso.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 04/11/20
Estudo publicado pelo Journal of the American Heart Association descobriu que os fumantes atuais tinham risco quase três vezes maior de morrer prematuramente de doença cardíaca ou derrame1, comparados a pessoas que nunca fumaram, e o risco foi maior entre os fumantes que começaram antes dos 15 anos em comparação com aqueles que começaram em idades mais avançadas.
1 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

Medical Journal - 03/11/20
Estudo publicado pelo NEJM demonstrou que em pacientes com doença renal1 crônica e diabetes tipo 22, o tratamento com finerenona resultou em menores riscos de progressão da doença renal1 crônica e de eventos cardiovasculares do que o placebo3.
1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Medical Journal - 03/11/20
Estudo publicado pelo JNCI buscou avaliar do risco de cânceres raros entre os receptores de transplante de órgãos sólidos, o que pode fornecer pistas etiológicas para cânceres adicionais ligados à imunidade1 deficiente e a infecções2 virais.
1 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

» 30/10/2020 - Tratamento intensivo para reduzir a pressão arterial versus tratamento padrão não resultou em diferença clinicamente relevante na função cognitiva de domínios específicos
» 30/10/2020 - Gotículas de lipídios de mamíferos são centros imunes inatos que integram o metabolismo celular e a defesa do hospedeiro
» 29/10/2020 - A ansiedade e a depressão da mãe levam à asma em crianças? Estudo mostrou associação da asma com sofrimento psicológico materno, mas não paterno
» 28/10/2020 - Neurofilamento de cadeia leve no humor vítreo do olho pode sinalizar risco de neurodegeneração
» 26/10/2020 - As glândulas salivares tubárias: um novo órgão potencial em risco para radioterapia
» 23/10/2020 - Mamadeiras de plástico liberam milhões de microplásticos quando sacudidas durante a preparação de fórmulas infantis
» 22/10/2020 - Circulation: estudo aponta que dez ou mais medicamentos são prescritos à maioria dos pacientes com insuficiência cardíaca na alta hospitalar
» 22/10/2020 - O tratamento com sitagliptina pode reduzir a mortalidade em pacientes hospitalizados com COVID-19 e diabetes tipo 2
» 20/10/2020 - Pesquisadores de Stanford encontram método para regenerar a cartilagem nas articulações através de células-tronco esqueléticas ativadas
» 19/10/2020 - Otimização dos níveis de vitamina D maternos pré-natais pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de pressão alta em crianças nascidas de mães com pré-eclâmpsia


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar