news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 29/06/20
Estudo publicado pelo The Lancet mostrou que a mortalidade1 por COVID-19 em pacientes com câncer2 parece ser motivada principalmente por idade, sexo e comorbidades3. Não houve evidências de que pacientes em quimioterapia4 citotóxica ou outro tratamento antineoplásico apresentem risco aumentado de mortalidade1 por COVID-19.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
4 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/06/20
Estudo publicado no The Lancet Psychiatry mostrou que, apesar da escassez de evidências de alta qualidade, a fluoxetina (isolada ou associada à terapia cognitivo1-comportamental) parece ser a melhor escolha para o tratamento agudo2 do transtorno depressivo moderado a grave em crianças e adolescentes.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
   [Mais...]

Medical Journal - 25/06/20
Estudo publicado pelo The Lancet Neurology mostra que o tratamento a longo prazo com dulaglutida pode reduzir o comprometimento cognitivo1 em pessoas com diabetes tipo 22. Estudos adicionais deste medicamento focados na saúde3 cerebral e na função cognitiva4 estão claramente indicados.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Medical Journal - 24/06/20
Em estudo publicado pelo NEJM, identificou-se um agrupamento de genes 3p21.31 como um locus de suscetibilidade genética em pacientes com Covid-19 com insuficiência respiratória1 e confirmou-se um envolvimento potencial do sistema de grupos sanguíneos ABO.
1 Insuficiência respiratória: Condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica. Como a definição está relacionada à incapacidade do sistema respiratório em manter níveis adequados de oxigenação e gás carbônico, foram estabelecidos, para sua caracterização, pontos de corte na gasometria arterial: PaO2 50 mmHg.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/06/20
Estudo publicado pelo JAMA Network Open sugere um contexto diferenciado para a escolha do paciente entre uma consulta por telemedicina e uma consulta no consultório; as associações identificadas neste estudo podem indicar oportunidades de engajamento com o acesso à tecnologia móvel para aqueles que enfrentam barreiras às consultas realizadas pessoalmente.   [Mais...]
Medical Journal - 23/06/20
Estudo publicado pelo JCEM mostrou que o jantar tardio induz intolerância noturna à glicose1 e reduz a oxidação e mobilização de ácidos graxos, principalmente em pessoas que dormem mais cedo. Esses efeitos podem promover a obesidade2 se ocorrerem cronicamente.
1 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/06/20
Em correspondência publicada pelo NEJM, pesquisadores relatam a história natural da infecção1 assintomática por SARS-CoV-2 em uma coorte2 de infectados do navio de cruzeiro Diamond Princess.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
   [Mais...]

Medical Journal - 18/06/20
De acordo com estudo publicado no The Lancet Global Health, cerca de um em cada cinco indivíduos em todo o mundo pode estar em risco aumentado de COVID-19 grave, caso sejam infectados, devido às condições de saúde1 subjacentes, mas esse risco varia consideravelmente conforme a idade.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 18/06/20
Em estudo do BMJ Open, observou-se que na prática clínica com adultos com diabetes mellitus1 tipo 1, em relação à injeção2 diária múltipla, a terapia com injeção subcutânea3 contínua de insulina4 está associada a menor variabilidade glicêmica de HbA1c5.
1 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Injeção subcutânea: Injetar fluido no tecido localizado abaixo da pele, o tecido celular subcutâneo, com uma agulha e seringa.
4 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
5 HbA1C: Hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada, glico-hemoglobina ou HbA1C e, mais recentemente, apenas como A1C é uma ferramenta de diagnóstico na avaliação do controle glicêmico em pacientes diabéticos. Atualmente, a manutenção do nível de A1C abaixo de 7% é considerada um dos principais objetivos do controle glicêmico de pacientes diabéticos. Algumas sociedades médicas adotam metas terapêuticas mais rígidas de 6,5% para os valores de A1C.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/06/20
Estudo mostrou que pacientes com COVID-19 com diabetes1 e/ou hiperglicemia2 não controlada tiveram um tempo de permanência mais longo no hospital e uma mortalidade3 notavelmente mais alta do que pacientes sem diabetes1 ou hiperglicemia2 não controlada.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

» 16/06/2020 - O impacto da ioga na fadiga pós sobrevivência ao câncer
» 15/06/2020 - Segurança e imunogenicidade de uma vacina baseada na saliva de mosquito contra doenças transmitidas por esses vetores
» 12/06/2020 - A assimetria e a fraqueza da força de preensão manual estão associadas à menor função cognitiva
» 10/06/2020 - Características clínicas de 58 crianças com síndrome multissistêmica inflamatória pediátrica associada temporalmente ao SARS-CoV-2
» 09/06/2020 - Características fenotípicas e prognóstico de pacientes internados com COVID-19 e diabetes
» 08/06/2020 - Sincronizando oscilações cerebrais relacionadas ao movimento para suprimir tiques na síndrome de Tourette
» 05/06/2020 - Associação de estratégias de oxigenação não invasiva com mortalidade por todas as causas em adultos com insuficiência respiratória hipoxêmica aguda
» 04/06/2020 - Enxaqueca durante a gravidez e o risco de acidente vascular cerebral materno
» 04/06/2020 - Efeitos do distanciamento físico, máscaras faciais e proteção ocular para impedir a transmissão de SARS-CoV-2 e COVID-19 de pessoa a pessoa
» 03/06/2020 - Trombose venosa entre pacientes gravemente doentes com a doença do coronavírus 2019 (COVID-19)


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar