news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 27/11/20
Qual é o tempo para se beneficiar da terapia com estatinas para prevenção primária de eventos cardiovasculares em adultos com idade entre 50 e 75 anos? Resultados de estudo publicado pelo JAMA Internal Medicine sugerem que o tratamento de 100 adultos sem doença cardiovascular conhecida com uma estatina por 2,5 anos evitou um evento cardiovascular adverso maior em um adulto.   [Mais...]
Medical Journal - 27/11/20
O rastreamento oportunista para osteoporose1 pode ser realizado usando imagens de tomografia computadorizada2 de baixa dose obtidas para outras indicações clínicas. Uma nova pesquisa publicada no Journal of Bone and Mineral Research mostrou que esse rastreamento detectou taxas notavelmente mais altas de osteoporose1 em homens do que a ferramenta tradicional de absorciometria de raio-X de dupla energia, e poderia ser útil para identificar um número substancial de pacientes com baixa densidade mineral óssea lombar com potencial futuro para diagnóstico3 de osteoporose1.
1 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
2 Tomografia computadorizada: Exame capaz de obter imagens em tons de cinza de “fatias” de partes do corpo ou de órgãos selecionados, as quais são geradas pelo processamento por um computador de uma sucessão de imagens de raios X de alta resolução em diversos segmentos sucessivos de partes do corpo ou de órgãos.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/11/20
Em estudo de coorte1 publicado pelo JAMA Network Open, dentre adultos acompanhados anualmente por 5 anos, 13,9% daqueles sem insônia no início do estudo desenvolveram uma síndrome2 de insônia durante o acompanhamento e 37,5% daqueles com insônia no início do estudo relataram insônia persistente em cada um dos 5 tempos de acompanhamento anuais. Neste estudo, portanto, a insônia foi uma condição persistente, sugerindo que é importante identificar e intervir precocemente nos indivíduos em risco.
1 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/11/20
Um medicamento que atua através do sistema hormonal natural da 'kisspeptina' no corpo, o MVT-602, tem o potencial de tratar problemas de saúde1 reprodutiva em mulheres, de acordo com um novo estudo publicado pelo The Journal of Clinical Investigation. O medicamento tem como alvo o sistema da kisspeptina para estimular os hormônios reprodutivos que afetam a fertilidade, o desenvolvimento sexual e a menstruação2.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
   [Mais...]

Medical Journal - 25/11/20
Pesquisa publicada na Nature Communications relata nova abordagem que combina o poder de matar o câncer1 da quimioterapia2 e a eficácia de longo prazo da imunoterapia em uma vacina3 contra o câncer1 baseada em biomaterial que pode ser injetada adjacente a um local do tumor4. Quando camundongos com câncer1 de mama5 triplo-negativo agressivo receberam a vacina3, 100% deles sobreviveram a uma injeção6 subsequente de células7 cancerosas sem recidiva8.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
3 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
5 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
6 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
7 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
8 Recidiva: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/11/20
Novo estudo, publicado pela revista Scientific Reports, indica que o treinamento regular com pesos reduz substancialmente a ansiedade. Os resultados mostraram que um programa básico de afundos, elevações, agachamentos e abdominais aliviou os níveis de ansiedade em homens e mulheres jovens saudáveis, com os participantes que praticaram o treinamento com exercícios de resistência obtendo uma pontuação cerca de 20% melhor nos testes de ansiedade.   [Mais...]
Medical Journal - 20/11/20
A solidão é sentida por um terço dos adultos mais velhos no Reino Unido e é um fator de risco1 potencial modificável para sintomas2 depressivos. Estudo publicado pelo The Lancet Psychiatry mostrou que, independentemente de outras experiências sociais, maiores escores de solidão no início do estudo foram associados a maiores escores de gravidade dos sintomas2 de depressão durante 12 anos de acompanhamento entre adultos com 50 anos ou mais.
1 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/11/20
Estudo brasileiro publicado no Journal of Pineal Research descreve um conjunto de genes potencialmente regulados pelo hormônio1 melatonina em alguns tipos de tumores – particularmente no de mama2. Segundo os autores, os resultados poderão orientar futuras terapias personalizadas para a doença.
1 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 18/11/20
Crescer em uma fazenda está associado a um efeito protetor da asma1, mas os mecanismos subjacentes a esse efeito são amplamente desconhecidos. Nesse estudo publicado na revista Nature Medicine, demonstrou-se que o microbioma2 intestinal pode contribuir para a proteção contra asma1 por meio de metabólitos3, apoiando o conceito de um eixo intestino-pulmão4 em humanos.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
3 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/11/20
Dietas ricas em frutos do mar têm sido fortemente associadas a um menor risco de eventos cardiovasculares fatais. Nesse estudo publicado pelo JACC, demonstrou-se que os níveis elevados de EPA e ALA ômega-3 circulantes no momento do infarto do miocárdio1 foram associados a um menor risco de eventos adversos clínicos, melhorando o prognóstico2 do infarto3.
1 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
2 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
3 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
   [Mais...]

» 17/11/2020 - Exercício aeróbico estimula expressão da enzima DICER, desencadeando benefícios metabólicos através do aumento na produção de microRNAs
» 16/11/2020 - Terapias psicológicas e medicamentosas sequenciais se mostraram eficazes para o controle da insônia
» 13/11/2020 - Cada mês de atraso no tratamento do câncer pode aumentar o risco de morte em cerca de 10%, segundo artigo do The BMJ
» 12/11/2020 - Dietas anti-inflamatórias foram vinculadas a menor risco de doenças cardiovasculares, inclusive AVC
» 11/11/2020 - Suplementos de vitamina C não são essenciais para tomar junto com os suplementos orais de ferro para pacientes com anemia ferropriva
» 11/11/2020 - Uso de ibuprofeno vs paracetamol para a febre ou dor em crianças menores de 2 anos foi associado à redução da temperatura e menos dor nas primeiras 24 horas
» 10/11/2020 - Medicamentos utilizados no tratamento de HIV e hepatite B se mostraram capazes de prevenir o diabetes, e poderiam ser reaproveitados
» 10/11/2020 - Intervenção no estilo de vida reduziu o risco de diabetes tipo 2 em pessoas com glicemia de jejum prejudicada e/ou hiperglicemia não diabética
» 09/11/2020 - DETECTR: uma nova forma de detecção rápida, sensível e específica do novo coronavírus SARS-CoV-2 baseada em CRISPR
» 06/11/2020 - Valor alto de cálcio da artéria coronária pode identificar indivíduos que provavelmente obterão benefício da terapia com aspirina


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar