news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 13/07/18
Além de não contribuir para a morte, os resultados do estudo Cardiovascular Health Study sugerem que um ácido graxo presente em laticínios integrais pode reduzir o risco de morte por doença cardiovascular, particularmente por acidente vascular cerebral1, segundo Marcia Otto, Ph.D., primeira autora e professora assistente do estudo no Departamento de Epidemiologia, Genética Humana e Ciências Ambientais da UTHealth School of Public Health.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/07/18
Pacientes diagnosticados com câncer1 de pâncreas2 podem desenvolver níveis elevados de açúcar3 no sangue4 até três anos antes do diagnóstico5 de câncer1, de acordo com os resultados de um estudo realizado pela Mayo Clinic, publicado na revista Gastroenterology.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
3 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Medical Journal - 11/07/18
O consumo precoce de sólidos antes dos 6 meses de idade influencia o sono infantil? Neste ensaio clínico randomizado1, a introdução precoce de sólidos aumentou significativamente a duração do sono e reduziu tanto o despertar noturno quanto o relato de problemas muito graves relacionados ao sono.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/07/18
A pré-eclâmpsia1 grave está associada a eventos cardiovasculares adversos de curto prazo. Um estudo publicado pelo Journal of the American College of Cardiology teve como objetivo caracterizar as alterações ecocardiográficas, clínicas e laboratoriais de curto prazo em mulheres com pré-eclâmpsia1 grave.
1 Pré-eclâmpsia: É caracterizada por hipertensão, edema (retenção de líquidos) e proteinúria (presença de proteína na urina). Manifesta-se na segunda metade da gravidez (após a 20a semana de gestação) e pode evoluir para convulsão e coma, mas essas condições melhoram com a saída do feto e da placenta. No meio médico, o termo usado é Moléstia Hipertensiva Específica da Gravidez. É a principal causa de morte materna no Brasil atualmente.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/07/18
O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas divulgou novas orientações sobre o manejo da dor no período pós-parto. As recomendações são de uso voluntário e não têm o objetivo de substituir o julgamento do médico assistente.   [Mais...]
Medical Journal - 06/07/18
Neste estudo, publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA), os transtornos relacionados ao estresse foram significativamente associados ao maior risco de doença autoimune1 subsequente.
1 Autoimune: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
   [Mais...]

Medical Journal - 04/07/18
Oliver Enke e outros colaboradores da Universidade de Sydney, na Austrália, publicaram no periódico CMAJ (Canadian Medical Association Journal) um estudo que avaliou o uso de anticonvulsivantes no tratamento da dor lombar e da dor radicular lombar.   [Mais...]
Medical Journal - 29/06/18
Em um grande ensaio publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM), pesquisadores vinculados à World Health Organization (WHO) e ao MSD for Mothers and Ferring Pharmaceuticals compararam uma nova formulação de carbetocina estável ao calor com a ocitocina1.
1 Ocitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/06/18
Neste estudo, realizado no Reino Unido, observou-se que a utilização generalizada de antidepressivos pode estar contribuindo para o aumento do risco a longo prazo de ganho de peso em nível populacional.    [Mais...]
Medical Journal - 27/06/18
Pesquisadores das universidades University of Gothenburg, na Suécia, e University of Copenhagen, na Dinamarca, estimaram o efeito do rastreio do aneurisma1 da aorta abdominal2 (AAA) sobre a mortalidade3, incidência4 e cirurgia específicas da doença na Suécia.
1 Aneurisma: Alargamento anormal da luz de um vaso sangüíneo. Pode ser produzida por uma alteração congênita na parede do mesmo ou por efeito de diferentes doenças (hipertensão, aterosclerose, traumatismo arterial, doença de Marfán, etc.).
2 Aorta Abdominal: Porção da aorta que tem início no DIAFRAGMA e termina na bifurcação em artérias ílicas comuns direita e esquerda.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

» 26/06/2018 - Vacina BCG desencadeia melhorias na glicemia de pacientes com diabetes tipo 1, publicado pela npj Vaccines
» 22/06/2018 - Café pode ajudar na substituição das injeções de insulina no futuro
» 21/06/2018 - Crianças brasileiras estão expostas a altas concentrações urinárias de desreguladores endócrinos, o que pode levar a danos no DNA
» 19/06/2018 - Níveis mais altos de vitamina D podem reduzir o risco de câncer colorretal
» 18/06/2018 - Risco de câncer de pulmão diminui mesmo após apenas cinco anos de abandono do cigarro: resultados do estudo Framingham Heart
» 15/06/2018 - Câncer aumenta risco de desenvolver diabetes, publicado pelo JAMA Oncology
» 14/06/2018 - Remoção das adenoides e das amígdalas na infância pode aumentar risco de doenças respiratórias, alérgicas e infecciosas em até 3%
» 13/06/2018 - JAMA: Fluconazol oral na gravidez e risco de mortes fetal e neonatal
» 12/06/2018 - Estudo descobre que microbiota intestinal pode controlar a função imune antitumoral no fígado
» 11/06/2018 - Uso de cocaína e maconha entre jovens adultos com infarto do miocárdio pode estar relacionado à mortalidade


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar