news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 18/09/20
Pacientes hospitalizados com infecções1 graves por COVID-19 que têm níveis elevados da proteína de coagulação2 do sangue3 fator V estão em risco elevado de lesões4 graves por coágulos sanguíneos, como trombose venosa profunda5 ou embolia6 pulmonar, de acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Hematology.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
5 Trombose Venosa Profunda: Caracteriza-se pela formação de coágulos no interior das veias profundas da perna. O que mais chama a atenção é o edema (inchaço) e a dor, normalmente restritos a uma só perna. O edema pode se localizar apenas na panturrilha e pé ou estar mais exuberante na coxa, indicando que o trombo se localiza nas veias profundas dessa região ou mais acima da virilha. Uma de suas principais conseqüências a curto prazo é a embolia pulmonar, que pode deixar seqüelas ou mesmo levar à morte. Fatores individuais de risco são: varizes de membros inferiores, idade maior que 40 anos, obesidade, trombose prévia, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, entre outras.
6 Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/09/20
Estudo publicado pela Nature Medicine mostrou que o plasma1 convalescente é potencialmente eficaz contra COVID-19, com menor taxa de piora das necessidades de oxigênio e melhor sobrevivência2 nos receptores de plasma1.
1 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
2 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/09/20
Um estudo de associação de todo o genoma, publicado pelo Journal of the National Cancer1 Institute, mostrou que a variante rs3824662 do GATA3 herdada influencia fortemente a resposta da leucemia2 linfoide3 aguda à terapia de indução de remissão e está associada à recidiva4.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
3 Linfoide: 1. Relativo a ou que constitui o tecido característico dos nodos linfáticos. 2. Relativo ou semelhante à linfa.
4 Recidiva: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/09/20
Estudo publicado pelo JAMA Neurology mostrou que a taxa significativamente maior de deterioração neurológica associada ao tratamento intensivo em pacientes com pressão arterial sistólica1 inicial de 220 mmHg ou mais justifica cautela contra recomendações gerais para redução intensiva da pressão arterial sistólica1 em pacientes com hemorragia2 intracerebral.
1 Pressão arterial sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco, é também chamada de pressão máxima.
2 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 11/09/20
Em estudo publicado pelo JAMA Network Open com pacientes que tiveram um nível de vitamina1 D medido no ano anterior ao teste de COVID-19, o risco relativo de teste positivo para COVID-19 foi 1,77 vezes maior para pacientes2 com provável deficiência de vitamina1 D em comparação a pacientes com provável status de vitamina1 D suficiente.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
   [Mais...]

Medical Journal - 11/09/20
Estudo publicado pelo NEJM demonstrou que o fenilbutirato de sódio – taurursodiol resultou em declínio funcional mais lento do que o placebo1 em pacientes com esclerose2 lateral amiotrófica (ELA), conforme medido pelo escore ALSFRS-R durante um período de 24 semanas.
1 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
2 Esclerose: 1. Em geriatria e reumatologia, é o aumento patológico de tecido conjuntivo em um órgão, que ocorre em várias estruturas como nervos, pulmões etc., devido à inflamação crônica ou por razões desconhecidas. 2. Em anatomia botânica, é o enrijecimento das paredes celulares das plantas, por espessamento e/ou pela deposição de lignina. 3. Em fitopatologia, é o endurecimento anormal de um tecido vegetal, especialemnte da polpa dos frutos.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/09/20
Estudo publicado no PLOS Medicine mostrou que entre as famílias que compram bebidas regularmente, aquelas que compram principalmente grandes volumes de SSBs ou bebidas dietéticas correm maior risco de obesidade1 e tendem a comprar alimentos menos saudáveis, incluindo uma alta proporção de energia advinda de lanches doces.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/09/20
Estudo publicado no PLOS Medicine sugere que a dieta mediterrânea1 modula melhor a função endotelial em comparação com uma dieta com baixo teor de gordura2, e está associada a um melhor equilíbrio da homeostase vascular3 em pacientes com doença cardíaca coronariana, mesmo naqueles com disfunção endotelial grave.
1 Dieta Mediterrânea: Alimentação rica em carboidratos, fibras, elevado consumo de verduras, legumes e frutas (frescas e secas) e pobre em ácidos graxos saturados. É recomendada uma ingestão maior de gordura monoinsaturada em decorrência da grande utilização do azeite de oliva. Além de vinho.
2 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
3 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/09/20
Resultados de uma revisão e um estudo recentes sugerem que, embora o diabetes1 seja um fator de risco2 independente para mortalidade3 relacionada à COVID-19, esse risco é drasticamente reduzido em indivíduos que tomam metformina4.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/09/20
Em estudo publicado pelo periódico Medicine, não havia evidências suficientes para apoiar que a acupuntura pudesse promover nascidos vivos, gravidez1 e ovulação2. No entanto, a acupuntura pode promover a recuperação dos ciclos menstruais, bem como diminuir os níveis de LH e testosterona em pacientes com síndrome3 dos ovários4 policísticos.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
   [Mais...]

» 04/09/2020 - Efeito do rastreamento mamográfico a partir dos 40 anos de idade na mortalidade por câncer de mama (UK Age trial)
» 04/09/2020 - Ensaio de fase 1-2 de uma vacina de nanopartícula da proteína spike recombinante do SARS-CoV-2
» 03/09/2020 - Par de biomarcadores da função cerebral ajudam a detectar a perda auditiva oculta em pessoas com audição normal
» 01/09/2020 - Os casos de câncer colorretal estão aumentando entre pessoas com menos de 50 anos, de acordo com relatório da American Cancer Society
» 31/08/2020 - Tratamento de preservação do útero para hemorragia pós-parto incontrolável é publicado pelo Obstetrics & Gynecology e pode salvar vidas
» 28/08/2020 - SARS-CoV-2 pediátrico: apresentação clínica, infecciosidade e respostas imunológicas
» 28/08/2020 - A ingestão de vegetais crucíferos está inversamente associada à extensa calcificação da aorta abdominal em mulheres idosas
» 27/08/2020 - A segunda incidência de câncer de pulmão está aumentando rapidamente em mulheres
» 24/08/2020 - Estudo revela associação independente de genótipo entre deficiência de vitamina D e síndrome do ovário policístico
» 21/08/2020 - Poluição do ar e determinantes familiares do início da asma e sibilância persistente em crianças, publicado pelo BMJ


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar