news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 17/01/19
Muhammad S. Panhware e outros colaboradores do University Hospitals Cleveland Medical Center publicaram na revista Heart Failure um estudo realizado com o objetivo de determinar se a infecção1 por influenza2 aumenta a morbidade3 e mortalidade4 em pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca5 (IC).
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
3 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
5 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/01/19
Pesquisa publicada pelo Journal of the American College of Cardiology destaca associação independente entre menor tempo de sono e sono mais fragmentado com um risco aumentado de aterosclerose1 subclínica em vasos sanguíneos2 distintos. Os resultados indicam a importância de hábitos de sono saudáveis para a prevenção de doenças cardiovasculares3.
1 Aterosclerose: Tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de ateroma sobre a parede das artérias.
2 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
3 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
   [Mais...]

Medical Journal - 15/01/19
Estudo publicado pela revista Clinical & Experimental Ophthalmology mostra que consumir mais de 4 latas (1,5 litros) de refrigerante dietético por semana está associado a mais do que o dobro do risco de um paciente com diabetes1 apresentar retinopatia diabética2 proliferativa. No entanto, outros estudos longitudinais são necessários para elucidar esta associação e seus mecanismos de sustentação.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Retinopatia diabética: Dano causado aos pequenos vasos da retina dos diabéticos. Pode levar à perda da visão. Retinopatia não proliferativa ou retinopatia background Caracterizada por alterações intra-retinianas associadas ao aumento da permeabilidade capilar e à oclusão vascular que pode ou não ocorrer. São encontrados microaneurismas, edema macular e exsudatos duros (extravasamento de lipoproteínas). Também chamada de retinopatia simples.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/01/19
Estudo publicado na revista científica Stroke mostrou que o uso de novos anticoagulantes1 orais, quando comparado ao uso de varfarina, foi associado a um maior risco de acidente vascular cerebral2 isquêmico3, juntamente com um menor risco de hemorragia4 craniana.
1 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
2 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
3 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
4 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/12/18
Estudo publicado pela revista Cardiovascular Research usou um tipo especial de RNM que evidenciou dano precoce em pacientes hipertensos, quando ainda não eram detectáveis pela neuroimagem convencional. Isto pode permitir identificar os pacientes que estão em estágios iniciais de dano cerebral e que podem se beneficiar de terapias destinadas a limitar a transição para a demência1 e a neurodegeneração.
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/12/18
Em ensaio randomizado1, publicado pelo British Medical Journal, pesquisadores descobriram que a redução dos carboidratos na dieta aumentou o gasto de energia durante a manutenção da perda de peso, efeito metabólico que pode melhorar o sucesso do tratamento da obesidade2.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/12/18
Neste estudo nacional sueco, publicado pelo The British Medical Journal (BMJ), o feriado de Natal e as férias de verão foram associados com maior risco de infarto do miocárdio1, particularmente em pacientes idosos e mais doentes.
1 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
   [Mais...]

Medical Journal - 18/12/18
Pesquisadores encontraram em pacientes com transtornos alimentares (TA) não apenas um predomínio de modelos operacionais internos (MOI) inseguros, mas também uma prevalência1 de MOI de alta ansiedade (MOIAA), o que evidencia a importância particular que a transmissão intergeracional de apego tem dentro dessa população clínica.
1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
   [Mais...]

Medical Journal - 14/12/18
Um antidepressivo tricíclico de baixa dose é eficaz no tratamento da dor lombar crônica? Os resultados deste ensaio clínico publicado pelo JAMA Internal Medicine sugerem que amitriptilina em baixas doses pode ser um tratamento efetivo para dor lombar crônica, especialmente se a alternativa for o uso de um opióide.   [Mais...]
Medical Journal - 06/12/18
Pesquisadores mostraram que os estágios iniciais da degeneração1 cerebral associada à doença de Alzheimer2 estão ligados a sintomas3 neuropsiquiátricos, incluindo ansiedade, depressão, perda de apetite e distúrbios do sono.
1 Degeneração: 1. Ato ou efeito de degenerar (-se). 2. Perda ou alteração (no ser vivo) das qualidades de sua espécie; abastardamento. 3. Mudança para um estado pior; decaimento, declínio. 4. No sentido figurado, é o estado de depravação. 5. Degenerescência.
2 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

» 19/11/2018 - Terapêutica tripla no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica reduz exacerbações dos sintomas
» 13/11/2018 - A associação da classificação de pressão arterial em adultos jovens com eventos cardiovasculares futuros
» 07/11/2018 - Cortisol mais alto associado a menor volume cerebral e perda de memória, principalmente em mulheres
» 31/10/2018 - Associação da exposição pré-natal ao ftalato com o desenvolvimento da linguagem na primeira infância
» 30/10/2018 - O aumento da adiposidade pode estar associado a um risco reduzido de câncer de mama na pré-menopausa
» 26/10/2018 - Papel importante do vírus herpes simplex tipo 1 na doença de Alzheimer, revisão publicada pela revista Frontier Aging Neuroscience
» 24/10/2018 - Uso de betabloqueadores no primeiro trimestre da gravidez pode não estar associado a grande aumento no risco de malformações congênitas
» 19/10/2018 - Mortalidade e anos de vida perdidos devido ao câncer de mama atribuível à inatividade física da população feminina brasileira
» 18/10/2018 - Obesidade leva a maior risco de câncer colorretal de início precoce entre mulheres
» 16/10/2018 - Tai Chi Chuan reduz 58% das quedas entre idosos com alto risco de queda


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.