news.med.br  -  Medical Journal
Pesquisadores de Dartmouth conduziram o primeiro ensaio clínico com um chatbot terapêutico generativo alimentado por IA e descobriram que o software resultou em melhorias significativas nos sintomas1 dos participantes, de acordo com resultados publicados no NEJM AI. Os participantes do estudo também relataram que conseguiam confiar e se comunicar com o sistema, conhecido como Therabot, em um grau comparável ao de trabalhar com um profissional de saúde2 mental.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medicamentos antidepressivos foram associados a taxas mais rápidas de declínio cognitivo1 em pacientes com demência2, mostrou um estudo de coorte3 nacional na Suécia, publicado no BMC Medicine. Entre quase 19.000 pessoas com demência2, aquelas que receberam prescrição de antidepressivos apresentaram uma queda mais rápida nos escores do Mini Exame do Estado Mental (β = -0,30 pontos/ano) em comparação com aquelas que não receberam prescrição de antidepressivos. A associação pareceu ser mais pronunciada em pessoas com demência2 grave. ISRSs foram os antidepressivos mais comumente prescritos no estudo.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
3 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
   [Mais...]

Os sintomas1 da depressão podem aparecer e desaparecer, mas novas evidências sugerem que o padrão de conexões cerebrais por trás dela permanece o mesmo por toda a vida. Uma rede de neurônios2 que trabalham juntos em diferentes partes do cérebro3 parece ser maior em pessoas com depressão, o que pode mudar a forma como pensamos sobre as causas da doença. Publicado na revista Nature, o maior estudo de imagem desse tipo descobriu que essa rede cerebral, envolvida em direcionar a atenção aos estímulos, é quase duas vezes maior em pessoas com depressão do que no resto da população, e que permanece assim mesmo na ausência de sintomas1, quando uma pessoa não se sente mais deprimida.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Um grande estudo sobre nascimentos, publicado na revista Science Advances, pintou o quadro mais detalhado até agora sobre o verdadeiro impacto da gravidez1 no corpo. Dados de 300.000 nascimentos revelaram como medidas biológicas essenciais são alteradas ao carregar e dar à luz um bebê, apontando, por exemplo, impactos duradouros no fígado2, rins3 e muito mais.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
3 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
   [Mais...]

O cérebro1 humano passa por mudanças significativas durante a gravidez2, com poucas regiões intocadas, de acordo com o primeiro mapa dessas alterações ao longo da gestação e além. Em um novo estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, o cérebro1 de uma mulher foi escaneado durante sua gravidez2, somando-se ao crescente corpo de evidências de que uma remodelação dramática ocorre na preparação para a maternidade. Algumas regiões do cérebro1 encolhem durante esse período, enquanto outras crescem e se tornam mais conectadas. Acredita-se que essas mudanças permitem que as mães desenvolvam laços fortes com seus bebês3 e se adaptem à exigente tarefa de cuidar deles.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

A perda de peso corporal está associada à remissão do diabetes tipo 21; no entanto, a relação quantitativa entre o grau de perda de peso corporal e a probabilidade de remissão, após o controle de fatores de confusão, permanece desconhecida. Neste estudo, publicado no The Lancet Diabetes2 & Endocrinology, observou-se que, para cada redução de 1 ponto percentual no peso corporal, a probabilidade de atingir a remissão completa aumentou em 2,17 pontos percentuais e a probabilidade de atingir a remissão parcial aumentou em 2,74 pontos percentuais.
1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Um adesivo feito de células musculares1 cultivadas em laboratório a partir de células-tronco2 melhorou a função cardíaca em macacos com doença cardiovascular. Agora, o adesivo está sendo testado em um pequeno número de pessoas, com resultados iniciais do primeiro receptor sugerindo que a inovação poderia tratar insuficiência cardíaca3 avançada. O estudo foi publicado na revista Nature.
1 Células Musculares: Células contráteis maduras, geralmente conhecidas como miócitos, que formam um dos três tipos de músculo. Os três tipos de músculo são esquelético (FIBRAS MUSCULARES), cardíaco (MIÓCITOS CARDÍACOS) e liso (MIÓCITOS DE MÚSCULO LISO). Provêm de células musculares embrionárias (precursoras) denominadas MIOBLASTOS.
2 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
3 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
   [Mais...]

Resultados consistentes em todas as análises apoiam a eficácia não inferior de três regimes encurtados totalmente orais para o tratamento da tuberculose1 resistente à rifampicina. Os novos regimes foram bem-sucedidos para entre 85 e 90 por cento dos pacientes, em comparação com 81 por cento de sucesso para as pessoas no grupo de controle. A pesquisa, publicada no The New England Journal of Medicine, foi liderada por pesquisadores da Harvard Medical School e outros membros do projeto endTB.
1 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
   [Mais...]

Os ensaios #HOPE4LIVER, testando a eficácia e a segurança da histotripsia como tratamento para tumores hepáticos primários e metastáticos, atingiram suas metas de sucesso técnico e segurança. O resultado, publicado na revista científica Radiology, apoia a adoção clínica precoce do procedimento. Quarenta e quatro participantes com 49 tumores foram inscritos no estudo. Após o tratamento, o sucesso técnico foi alcançado em 95% dos casos (42 de 44), eclipsando a meta de desempenho de 70%.   [Mais...]
O câncer1 pancreático é um câncer1 mortal que geralmente não é encontrado até que se espalhe para outras partes do corpo. Agora, pesquisadores desenvolveram um exame de sangue2 simples para detectar esse câncer1 antes de se espalhar. O teste pode ser usado para triagem de rotina para melhorar a baixa taxa de sobrevivência3 da doença. As descobertas foram publicadas na revista Science Translational Medicine.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

» Vacinas feitas sob medida podem provocar atividade imunológica de longa duração contra o câncer de pâncreas
» Uma vacina personalizada contra o câncer foi capaz de prevenir o retorno do câncer renal de alto risco
» Terapia com células CAR-T combateu câncer cerebral infantil letal em ensaio clínico
» Células-tronco cultivadas em laboratório podem trazer novo avanço para o tratamento do câncer
» Primeiro tratamento pré-natal para atrofia muscular espinhal mostra-se promissor
» Suplementos de ômega-3 parecem retardar o envelhecimento biológico
» Estatísticas de câncer 2025 nos Estados Unidos: taxas gerais de câncer têm aumentado entre mulheres e pessoas mais jovens
» O risco cardíaco de 30 anos em mulheres pode ser previsto por apenas três fatores
» Consumo matinal de café pode proteger melhor o coração do que beber café o dia todo
» Depressão emergente foi associada à patologia mais precoce do Alzheimer


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos