news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 15/07/20
Neste estudo publicado pelo JAMA Internal Medicine, o maior consumo de proteína vegetal foi significativamente associado a menor mortalidade1 geral e mortalidade1 por doenças cardiovasculares2, independentemente de vários outros fatores de risco.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
   [Mais...]

Medical Journal - 15/07/20
Em publicação da revista Nature Communications, apresentou-se um estudo de caso abrangente, demonstrando a transmissão transplacentária1 do SARS-CoV-2 com manifestação clínica no neonato2, consistente com sinais3 e sintomas4 neurológicos da COVID-19.
1 Transplacentária: Que atravessa a placenta ou que se processa através dela, por exemplo, as infecções transplacentárias.
2 Neonato: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/07/20
Estudo publicado pelo Journal of Clinical Oncology mostra que o monitoramento terapêutico de medicamentos pode ser um método útil para identificar prontamente pacientes que tiveram câncer1 de mama2 e que não tomam tamoxifeno adjuvante conforme prescrito, e que por isso correm risco de obter resultados piores.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/07/20
A reatividade das células1 T contra o SARS-CoV-2 foi observada em pessoas não expostas; no entanto, a fonte e a relevância clínica da reatividade permanecem desconhecidas. Especula-se que isso reflita a memória das células1 T para coronavírus circulantes de "resfriado comum".
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/07/20
Ainda não está claro como as relações de odor são codificadas para colocar odores quimicamente distintos, mas similares, como limão e laranja, em categorias perceptivas, como cítricos. Os resultados desse estudo publicado pela Nature demonstram pela primeira vez como o cérebro1 codifica as relações entre os odores.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/07/20
Em estudo publicado pelo JAMA Pediatrics, maior quantidade de uso de telas (horas por dia/semana) foi negativamente associada à linguagem infantil, enquanto melhor qualidade do uso de telas (programas educacionais e co-visualização com os cuidadores da criança) associaram-se positivamente às habilidades de linguagem da criança.   [Mais...]
Medical Journal - 08/07/20
Estudo publicado pelo JAMA Neurology mostrou que menores quantidades de sono REM foram associadas ao aumento do risco de mortalidade1 por todas as causas. Houve uma taxa de mortalidade1 13% maior ao longo de 12,1 anos para cada redução de 5% no sono REM em uma coorte2, e o achado foi replicado em outra coorte2 acompanhada por 20,8 anos.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/07/20
Estudo publicado pelo The BMJ buscou medir as associações entre os cuidados paliativos1 recém-iniciados nos últimos seis meses de vida, o uso de assistência médica e o local da morte em adultos morrendo de doenças não cancerígenas. Os achados destacam os benefícios potenciais dos cuidados paliativos1 em algumas doenças não oncológicas.
1 Paliativos: 1. Que ou o que tem a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal (diz-se de medicamento ou tratamento); anódino. 2. Que serve para atenuar um mal ou protelar uma crise (diz-se de meio, iniciativa etc.).
   [Mais...]

Medical Journal - 06/07/20
Em publicação do Pediatrics, os achados apoiam a continuação da dose eficaz mais baixa de antidepressivos para tratar a depressão ou a ansiedade, o que beneficia a mãe, mas também destacam um risco aumentado de angústia respiratória do recém-nascido em todos os grupos e nascimento prematuro em doses moderadas a altas.   [Mais...]
Medical Journal - 03/07/20
Em estudo publicado pelo The BMJ, em todas as análises, a sensibilidade combinada foi menor para testes que utilizam o método LFIAs, o potencial método presente no ponto de atendimento. Atualmente, as evidências disponíveis não suportam o uso contínuo dos testes sorológicos existentes no local de atendimento.   [Mais...]
» 03/07/2020 - Parto prematuro e risco de cardiopatia isquêmica em mulheres
» 01/07/2020 - Ansiedade e estresse alteram a dinâmica da tomada de decisão durante a regulação da emoção em crianças
» 30/06/2020 - As diferenças entre os sexos na farmacocinética preveem reações adversas a medicamentos em mulheres
» 29/06/2020 - Mortalidade por COVID-19 em pacientes com câncer em quimioterapia ou outros tratamentos anticâncer
» 26/06/2020 - Eficácia comparativa e aceitabilidade de antidepressivos, psicoterapias e sua combinação no tratamento agudo de crianças e adolescentes com transtorno depressivo
» 25/06/2020 - Efeito da dulaglutida no comprometimento cognitivo no diabetes tipo 2: uma análise exploratória do ensaio REWIND
» 24/06/2020 - Estudo de associação ampla do genoma com Covid-19 grave e insuficiência respiratória
» 23/06/2020 - Características do paciente associadas à escolha de uma consulta por telemedicina versus consulta no consultório com os mesmos médicos de atenção primária
» 23/06/2020 - Efeitos metabólicos do jantar tardio em voluntários saudáveis
» 19/06/2020 - História natural da infecção assintomática por SARS-CoV-2


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar