A FDA aprovou o zavegepant intranasal (Zavzpret) para enxaqueca1 aguda, tornando-o o primeiro spray nasal antagonista2 do receptor do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina3 (CGRP) com essa indicação, anunciou a farmacêutica Pfizer. O zavegepant é indicado para o tratamento da enxaqueca1 com ou sem aura e não é indicado para prevenir a enxaqueca1. Em um dos ensaios principais, cujos resultados foram publicados no The Lancet Neurology, a administração intranasal com o antagonista2 do receptor de CGRP foi significativamente superior ao placebo4 nos desfechos co-primários de ausência de dor (23,6% vs 14,9%) e ausência do sintoma5 mais incômodo (39,6% vs 31,1%) 2 horas após a dose. Aos 15 minutos após a dose, 15,9% do grupo zavegepant relatou alívio da dor, em comparação com 8,0% do grupo placebo4.
[Mais...]
1 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
2 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
3 Calcitonina: Hormônio secretado pela glândula tireoide que inibe a perda de cálcio dos ossos.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
5 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.