news.med.br  -  Medical Journal
Pessoas que testaram positivo para o vírus1 por trás do herpes genital tendem a ter uma espessura reduzida da camada cerebral mais externa, que tem sido associada à doença de Alzheimer2. Os achados são de um estudo publicado no Journal of the Neurological Sciences, e sugerem que a infecção3 pode contribuir para o envelhecimento acelerado do cérebro4, possivelmente resultando em um aumento da vulnerabilidade ao comprometimento cognitivo5 e a doenças neurodegenerativas em populações idosas.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
5 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Uma pílula inteligente pode monitorar com precisão a respiração e a frequência cardíaca de dentro do trato gastrointestinal, o que pode ser útil para detectar a apneia1 do sono e até overdoses de opioides. O estudo descrevendo o dispositivo foi publicado na revista Device. A pílula, que tem aproximadamente o tamanho de um suplemento vitamínico, contém um pequeno acelerômetro que mede a respiração e a frequência cardíaca detectando vibrações no trato gastrointestinal. Possui também um rádio2 de implante3 médico para transmitir essas informações a um computador externo. A pílula mediu a frequência respiratória com 93% de precisão e a frequência cardíaca com 96% de precisão.
1 Apnéia: É uma parada respiratória provocada pelo colabamento total das paredes da faringe que ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. No adulto, considera-se apnéia após 10 segundos de parada respiratória. Como a criança tem uma reserva menor, às vezes, depois de dois ou três segundos, o sangue já se empobrece de oxigênio.
2 Rádio:
3 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
   [Mais...]

A estenose1 aórtica calcificada é comumente tratada com substituição cirúrgica ou transcateter da válvula aórtica; no entanto, muitos pacientes não são considerados candidatos adequados para essas intervenções devido a comorbidades2 graves e expectativa de vida3 limitada. Este estudo, publicado no The Lancet, teve como objetivo avaliar a segurança da terapia de ultrassom não invasiva e sua capacidade de melhorar a função valvar, suavizando o tecido4 valvar calcificado. A melhora da função valvar foi confirmada até os 6 meses, refletida por um aumento de 10% na área valvar aórtica média e uma diminuição de 7% no gradiente de pressão médio. Esta nova terapia de ultrassom não invasiva para estenose1 aórtica calcificada provou ser segura e viável.
1 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
2 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
3 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
4 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
   [Mais...]

Os transtornos mentais estão associados à mortalidade1 prematura. Há pesquisas crescentes que examinam a expectativa de vida2 e os anos potenciais de vida perdidos (APVP) para quantificar o impacto da doença na sobrevivência3 de pessoas com transtornos mentais. Neste estudo publicado no jornal científico eClinicalMedicine, demonstrou-se que os transtornos mentais estão associados à redução substancial da expectativa de vida2, que é de natureza transdiagnóstica, abrangendo uma ampla gama de diagnósticos. Análises estratificadas por transtornos revelaram que os transtornos por uso de substâncias tinham a menor expectativa de vida2, além de exibirem os maiores APVP.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
3 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

Em um novo estudo publicado na revista Nature, pesquisadores revelam que o câncer1 cerebral aproveita um tipo inesperado de processo celular. Segundo eles, conexões sinápticas entre células2 cancerígenas e neurônios3 podem impulsionar o crescimento do tumor4. Análises de tumores cerebrais revelam como as células2 cancerígenas aumentam a força das sinapses com os neurônios3 para promover a sobrevivência5 do tumor4. Em um contexto mais amplo, esse e outros estudos implicam que o cérebro6 e o corpo estão mais interligados do que antes se imaginava.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
5 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
6 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

A inflamação1 – a primeira linha de defesa do corpo contra lesões2 e patógenos – é a principal causa da dor. No entanto, algumas pessoas continuam a sentir dor mesmo após a resolução da inflamação1. Novas descobertas, publicadas na Cell Reports Medicine, indicam que as mitocôndrias3 em certos neurônios4 sensoriais podem estar ligadas à dor crônica, e um tipo de vitamina5 B3, chamado ribosídeo de nicotinamida, alivia essa dor persistente em ratos, sugerindo que também poderia potencialmente tratar a dor crônica em humanos.
1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Mitocôndrias: Organelas semi-autônomas que se auto-reproduzem, encontradas na maioria do citoplasma de todas as células, mas não de todos os eucariotos. Cada mitocôndria é envolvida por uma membrana dupla limitante. A membrana interna é altamente invaginada e suas projeções são denominadas cristas. As mitocôndrias são os locais das reações de fosforilação oxidativa, que resultam na formação de ATP. Elas contêm RIBOSSOMOS característicos, RNA DE TRANSFERÊNCIA, AMINOACIL-T RNA SINTASES e fatores de alongação e terminação. A mitocôndria depende dos genes contidos no núcleo das células no qual se encontram muitos RNAs mensageiros essenciais (RNA MENSAGEIRO). Acredita-se que a mitocôndria tenha se originado a partir de bactérias aeróbicas que estabeleceram uma relação simbiótica com os protoeucariotos primitivos.
4 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

Um robô macio pode realizar procedimentos cirúrgicos complexos dentro de um coração1 batendo. O dispositivo pode manejar ferramentas dentro de uma das câmaras do coração1 enquanto se apoia em um estabilizador instalado em uma veia cardíaca importante. As descobertas foram publicadas na revista Science Advances. Como o dispositivo aborda desafios contínuos na intervenção intracardíaca minimamente invasiva, ele pode permitir o desenvolvimento de intervenções baseadas em cateteres.
1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
   [Mais...]

A prática de interromper brevemente a medicação anti-hipertensiva de alguns pacientes antes de cirurgia não cardíaca não funcionou como pretendido e, de fato, levou ao excesso de hipertensão1 aguda, de acordo com um estudo publicado no European Heart Journal. As taxas de lesão2 miocárdica não foram piores, sendo até mesmo numericamente melhores, para pessoas randomizadas para continuarem com seus inibidores do sistema renina-angiotensina (41,3%) em comparação com pares sujeitos à retirada individualizada e com base farmacocinética desses medicamentos comuns em preparação para cirurgia eletiva3 (48,3%).
1 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Eletiva: 1. Relativo à eleição, escolha, preferência. 2. Em medicina, sujeito à opção por parte do médico ou do paciente. Por exemplo, uma cirurgia eletiva é indicada ao paciente, mas não é urgente. 3. Cujo preenchimento depende de eleição (diz-se de cargo). 4. Em bioquímica ou farmácia, aquilo que tende a se combinar com ou agir sobre determinada substância mais do que com ou sobre outra.
   [Mais...]

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) foi associado ao diagnóstico1 de ceratocone em homens, de acordo com um estudo transversal de base populacional israelense, publicado no JAMA Ophthalmology. Observando os registros médicos de mais de 900.000 militares, aqueles com ceratocone tinham maior probabilidade de serem diagnosticados com TDAH em comparação com a população em geral, e os resultados permaneceram significativos após ajustes para idade, sexo e status intelectual. Ao estratificar por idade, o ceratocone foi associado ao TDAH em homens, mas não em mulheres. O fator de risco2 mais importante para o ceratocone é a fricção repetitiva dos olhos3, que irrita a superfície da córnea4.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
3 Olhos:
4 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
   [Mais...]

As evidências de que o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos está associado a um risco aumentado de demência1 são escassas e inconsistentes, e fontes potenciais de viés não foram testadas. O objetivo deste estudo, publicado no JAMA Network Open, foi examinar a associação entre TDAH em adultos e o risco de demência1. Os resultados apontam que o TDAH na idade adulta foi associado a um risco aumentado de demência1.
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

» Um implante cerebral personalizado controlou o TOC e a epilepsia de uma mulher
» Estimulador da coluna permite que homem com Parkinson grave caminhe sem cair
» Alguns benefícios do exercício decorrem do sistema imunológico
» Como a doença de Huntington começa antes do aparecimento dos sintomas
» Abordagem não convencional para Clostridioides difficile: experimentos apoiam o tratamento da inflamação em vez das bactérias
» Enxaquecas foram associadas a variantes genéticas raras que podem otimizar tratamentos
» Ensaio clínico produz novo tratamento padrão de primeira linha para o câncer de bexiga avançado
» Septoplastia se mostrou mais eficaz do que o manejo com spray nasal em pessoas com desvio de septo
» Exame de fezes caseiro detecta câncer de intestino com mais de 90% de precisão
» Consumo regular de carne vermelha pode estar associado a maior risco de diabetes tipo 2


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos