news.med.br
-
Medical Journal
A retinopatia da prematuridade é uma condição ocular que afeta a retina1 em bebês2 prematuros e pode causar deficiência visual e cegueira em crianças, sendo uma das principais causas de cegueira infantil. Embora os programas de triagem possam ajudar a prevenir a progressão da retinopatia da prematuridade, existem preocupações sobre a escassez de oftalmologistas pediátricos para realizar essas triagens. Um estudo recente publicado na revista The Lancet Digital Health relata que um aplicativo de inteligência artificial (IA) sem código que não requer experiência em codificação ou hardware caro pode detectar com precisão a retinopatia da prematuridade grave.
[Mais...]
Neste estudo, publicado na revista Nature, apresentou-se a matriz de tumor1 de pele2 por microporação (STAMP) uma abordagem pré-clínica que combina imagens de lapso de tempo (time lapse) de alto rendimento com sequenciamento de última geração de matrizes tumorais. A abordagem STAMP captura as relações dinâmicas dos componentes espaciais, celulares e moleculares da rejeição tumoral e tem o potencial de traduzir conceitos terapêuticos em estratégias clínicas bem-sucedidas.
[Mais...]
A função das células1 imunes chamadas células1 B no câncer2 tem sido controversa. O sequenciamento de célula3 única identificou um subconjunto não descrito anteriormente de células1 B que expressam uma proteína chamada TIM-1 e que se multiplicam em resposta ao crescimento do tumor4 de melanoma5. A deleção do gene que codifica TIM-1 nessas células1 desencadeou uma resposta imune antitumoral. O estudo descrevendo essas moléculas de checkpoint específicas de células1 B que regulam a imunidade6 antitumoral foi publicado na revista Nature.
[Mais...]
Em um novo estudo, publicado European Heart Journal Open, foi demonstrado, em mais de 8.000 pacientes, que o tempo gasto no exercício é o determinante mais importante dos benefícios do exercício, e que benefícios semelhantes podem ser alcançados com diferentes tipos e intensidades de exercício. O mais interessante foi que, em pacientes com doença cardiovascular bem tratados, até um terço dos efeitos do exercício são mediados pela melhora nos fatores de risco cardiovascular tradicionais, principalmente inflamação1 sistêmica e resistência à insulina2.
[Mais...]
Após hemorragia subaracnoidea1 aneurismática, o uso de drenos lombares tem sido sugerido para diminuir a incidência2 de isquemia3 cerebral tardia e melhorar o resultado a longo prazo. Neste estudo, publicado no JAMA Neurology, a drenagem4 lombar profilática após hemorragia subaracnoidea1 aneurismática diminuiu o fardo do infarto5 secundário e diminuiu a taxa de resultado desfavorável em 6 meses. Esses achados suportam o uso de drenos lombares após hemorragia subaracnoidea1 aneurismática.
[Mais...]
O cromossomo1 Y pode explicar por que os homens são menos propensos do que as mulheres a sobreviver a alguns tipos de câncer2, de acordo com estudos que combinam dados de camundongos e humanos. Dois estudos, ambos publicados na revista Nature, abordam cânceres particularmente agressivos em homens: câncer2 colorretal e câncer2 de bexiga3. Um estudo descobriu que a perda de todo o cromossomo1 Y em algumas células4 que ocorre naturalmente à medida que os homens envelhecem aumenta o risco de câncer2 de bexiga3 agressivo e pode permitir que os tumores da bexiga3 escapem da detecção pelo sistema imunológico5. O outro descobriu que um determinado gene do cromossomo1 Y em camundongos aumenta o risco de alguns cânceres colorretais se espalharem para outras partes do corpo.
[Mais...]
Novo estudo, publicado na Cell Host & Microbe, analisou as diferenças na assinatura microbiana intestinal de pessoas sem pólipos1 do cólon2, com adenomas tubulares ou com adenomas serrilhados sésseis. Dezenove espécies bacterianas foram significativamente diferentes em pacientes com adenomas tubulares do que em outras populações. Em pacientes com adenomas serrilhados sésseis, oito espécies foram significativamente diferentes. Fatores ambientais, como dieta e medicamentos, estão ligados à maioria das espécies microbianas identificadas. Os achados sugerem que as dependências únicas de cada lesão3 pré-maligna podem ser exploradas terapeuticamente ou por meio de intervenção dietética.
[Mais...]
Em estudo publicado no periódico Scientific Reports, pesquisadores relatam que os pesticidas podem ser fatores de risco em casos de perda gestacional recorrente espontânea. Os níveis plasmáticos de PCB, DDE, dieldrin e etion foram significativamente maiores em casos de perda gestacional recorrente do que em gestações normais. Eles estão associados com um aumento do estresse oxidativo placentário e apoptose1 placentária. Medidas específicas devem ser tomadas para diminuir a exposição materna a essas fontes de poluentes, especialmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
[Mais...]
O uso diário de probióticos1 mostrou-se promissor como tratamento adjuvante para pacientes2 com transtorno depressivo maior (TDM), de acordo com um estudo piloto randomizado3, publicado no JAMA Psychiatry. As descobertas apontam que o eixo microbiota4-intestino-cérebro5 pode ser um alvo importante para novos tratamentos. Em 8 semanas, os pacientes do grupo probiótico6 alcançaram melhorias numericamente maiores nos sintomas7 depressivos e de ansiedade em comparação com o placebo8.
[Mais...]
Algumas pessoas tentam obter um impulso mental tomando medicamentos desenvolvidos para tratar o TDAH ou para combater os distúrbios do sono, mesmo que não tenham essas condições. Mas isso pode não ser uma jogada tão inteligente, já que as drogas pioraram o desempenho de pessoas que não tinham essas condições em uma tarefa complexa de resolução de problemas. Os achados são de um estudo publicado na revista Science Advances, que avaliou os medicamentos metilfenidato, frequentemente vendido sob a marca Ritalina, dextroanfetamina e modafinil.
[Mais...]
|