news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 18/07/19
Em todos os ambientes de prática médica estudados em uma análise, publicada online pelo periódico Diagnosis, os eventos vasculares1, as infecções2 e os cânceres (às vezes coletivamente referidos como os "Três Grandes") responderam pela maior parte da morbidade3 e mortalidade4 atribuíveis a erros diagnósticos nos EUA.
1 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/07/19
Expandir o tratamento da pressão arterial1 alta (hipertensão arterial2), reduzir a ingestão de sódio e eliminar as gorduras trans3 da dieta. Essas três ações podem diminuir drasticamente a mortalidade4 e salvar 94,3 milhões de pessoas, em todo o mundo, das mortes prematuras causadas pelas doenças não transmissíveis, sugerem novas pesquisas publicadas pelo periódico Circulation, da American Heart Association (AHA).
1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
3 Gorduras trans: Tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Esta hidrogenação industrial transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente e são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos. Mas o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL-colesterol) e também redução dos níveis de colesterol bom (HDL-colesterol).
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/07/19
Em estudo publicado pelo periódico JCEM, concluiu-se que a maioria dos antidepressivos, mas não o inibidor reversível da monoaminoxidase A, foram associados à redução significativa da mortalidade1 na população com as comorbidades2 diabetes mellitus3 e depressão.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
3 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
   [Mais...]

Medical Journal - 12/07/19
Vários fatores - incluindo idade, história familiar, inflamação1, fatores reprodutivos e laqueadura tubária - modulam o risco de câncer2 de ovário3. Neste estudo, o objetivo foi estabelecer se as mulheres com câncer2 de ovário3 ou com risco de desenvolvê-lo têm um microbioma4 cervicovaginal desequilibrado.
1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
4 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/07/19
Análises secundárias de um ensaio clínico randomizado1, com publicação online pelo JAMA Cardiology, teve o objetivo de investigar se uma intervenção de treinamento aeróbico ou o treinamento de força muscular, durante 12 semanas, regula a massa de tecido adiposo2 epicárdico e pericárdico.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Tecido Adiposo: Tecido conjuntivo especializado composto por células gordurosas (ADIPÓCITOS). É o local de armazenamento de GORDURAS, geralmente na forma de TRIGLICERÍDEOS. Em mamíferos, existem dois tipos de tecido adiposo, a GORDURA BRANCA e a GORDURA MARROM. Suas distribuições relativas variam em diferentes espécies sendo que a maioria do tecido adiposo compreende o do tipo branco.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/07/19
Em pesquisa publicada pelo Journal of Clinical Investigation, os participantes do estudo Joslin Medalist Study, todos com diabetes tipo 11 (DM1), mantiveram células2 β positivas para insulina3, com muitos respondendo a estímulos metabólicos mesmo após 50 anos de DM1, indicando a importância do teste genético para a DM1 diagnosticada clinicamente.
1 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/07/19
Homens que comem pelo menos duas porções por semana de iogurte podem estar diminuindo o seu risco de câncer1 colorretal, sugere um estudo recentemente publicado pelo BMJ.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 05/07/19
O objetivo deste estudo de casos, publicado no The Lancet, foi avaliar os resultados da cirurgia de transferência de nervo utilizada para a reanimação da função do membro superior na tetraplegia.   [Mais...]
Medical Journal - 04/07/19
O estudo HUNT foi realizado com o objetivo de pesquisar as trajetórias do índice de massa corporal1 (IMC2) na Noruega ao longo de cinco décadas e avaliar a influência diferencial do ambiente obesogênico no IMC2 de acordo com a predisposição genética. A publicação é do periódico BMJ.
1 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
2 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
   [Mais...]

Medical Journal - 03/07/19
Mulheres com câncer1 de pulmão2 avançado parecem se beneficiar mais do que os homens da combinação de quimioterapia3 com agentes imunoterápicos inibidores de checkpoints, anti-PD-1 ou anti-PD-L1, de acordo com revisão sistemática e metanálise publicada pelo Journal of the National Cancer1 Institute (JNCI).
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
3 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

» 02/07/2019 - Pneumonia em crianças que necessitam de internação hospitalar: vírus são responsáveis por mais de 60% dos casos em estudo realizado em 7 países e publicado no The Lancet
» 01/07/2019 - Suplementos dietéticos ligados a eventos graves de saúde em crianças e jovens
» 28/06/2019 - A conectividade estrutural e funcional do cérebro muda em resposta ao treinamento de neurofeedback de curto prazo com imagens motoras
» 27/06/2019 - Infecções podem ser um gatilho para ocorrência de acidentes vasculares cerebrais
» 24/06/2019 - Circulation: meta-análises mostram que substituir carne vermelha por fontes de proteínas vegetais de alta qualidade reduz lipídios e lipoproteínas do sangue
» 21/06/2019 - Câncer colorretal metastático pode se espalhar mesmo antes do diagnóstico do tumor primário, publicado pela Nature
» 19/06/2019 - UNIFESP: redução de cargas iônicas pode ajudar na intolerância ao frio de pacientes com síndrome pós-poliomielite
» 17/06/2019 - Conversão do tipo sanguíneo A em sangue do tipo O universal através de uma via enzimática no microbioma intestinal humano
» 07/06/2019 - Morbidade e mortalidade após intervenção no estilo de vida para pessoas com tolerância diminuída à glicose
» 06/06/2019 - Novo composto que mata superbactérias resistentes a antibióticos foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Sheffield


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar