news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 15/04/20
Pesquisadores desenvolveram um modelo preditivo que pode prever o crescimento infantil1 com base na presença de vários biomarcadores. As crianças com crescimento restrito apresentaram atraso na maturidade metabólica em relação aos seus pares mais saudáveis.
1 Crescimento Infantil: Aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células. Controla-se principalmente o peso corporal, a estatura e o perímetro cefálico, com o objetivo de saber o quanto a criança ganhou ou perdeu em determinados intervalos de tempo e tendo por base um acompanhamento a longo prazo, através de anotações em gráficos ou curvas de crescimento. O pediatra precisa conhecer e analisar vários fatores referentes à criança e a sua família, como o peso e a altura dos pais, o padrão de crescimento deles, os dados da gestação, o peso e a estatura ao nascimento e a alimentação do bebê para avaliar a situação do crescimento de determinada criança. Não é simplesmente consultar gráficos. Somente o médico da criança pode avaliar seu crescimento. Uma criança pode estar fora da “faixa mais comum de referência“ e, ainda assim, ter um crescimento normal.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/04/20
Os pesquisadores da Stanford Medicine usaram altas doses de estimulação magnética, entregues em um cronograma acelerado e direcionados a neurocircuitos individuais, para tratar pacientes com depressão grave.   [Mais...]
Medical Journal - 08/04/20
Uma metanálise de efeitos aleatórios de estudos observacionais prospectivos, publicada pelo jornal Cancer1, da ACS, demonstrou que o alto consumo total de fibras foi associado a um risco reduzido de câncer1 de mama2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/04/20
Em estudo publicado pelo JAMA, entre 6 mães com COVID-19 confirmada, o SARS-CoV-2 não foi detectado na coleta de amostra da garganta1 ou no soro2 por RT-PCR3 em nenhum de seus recém-nascidos. No entanto, anticorpos4 específicos para o vírus5 foram detectados em amostras de soro2 neonatal.
1 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
2 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
3 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
4 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
5 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/04/20
Em estudo publicado pelo periódico Antiviral Research, a Ivermectina mostrou ser um inibidor do vírus1 causador da COVID-19 (SARS-CoV-2) in vitro e, portanto, exige uma investigação mais aprofundada para possíveis benefícios em humanos.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/04/20
Em estudo publicado pela Nature, cientistas de Stanford determinaram que, em camundongos, a azlocilina, um antibiótico aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos, eliminava as bactérias causadoras da doença de Lyme.   [Mais...]
Medical Journal - 03/04/20
Neste estudo, publicado pela Nature, a análise da região V4 do gene 16S RNAr em amostras fecais mostra que o transporte materno de Prevotella copri durante a gravidez1 prediz fortemente a ausência de alergia2 alimentar na prole.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
   [Mais...]

Medical Journal - 02/04/20
Em estudo publicado no Annals of Oncology, o sequenciamento do cfDNA, utilizando padrões informativos de metilação, detectou mais de 50 tipos de câncer1 em diferentes estágios com uma especificidade de >99%, incluindo cânceres de alta mortalidade2 que não possuem paradigmas de rastreamento.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 30/03/20
Em publicação do JAMA, achados preliminares levantam a possibilidade de que a transfusão1 de plasma2 convalescente possa ser útil no tratamento de pacientes críticos com COVID-19 e SDRA, mas essa abordagem requer avaliação em ensaios clínicos3 randomizados.
1 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
2 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
3 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Medical Journal - 27/03/20
Em estudo de coorte1 publicado pelo JAMA Cardiology, de 416 pacientes consecutivos com COVID-19 confirmada, lesão2 cardíaca ocorreu em 19,7% dos pacientes durante a hospitalização e foi um fator de risco3 independente para mortalidade4 intra-hospitalar.
1 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

» 24/03/2020 - The Lancet: o risco de tuberculose em crianças após exposição próxima
» 18/03/2020 - Polipose gastrointestinal pode estar associada à terapia para câncer na infância e em adultos jovens, publicado pelo Cancer Prevention and Research
» 17/03/2020 - NEJM: aspirina em baixa dose pode proteger contra o carcinoma hepatocelular e mortalidade relacionada ao fígado
» 13/03/2020 - Alcoólicos Anônimos e outros programas de 12 etapas para transtorno por uso de álcool
» 12/03/2020 - Retinopatia diabética pode indicar maior risco de derrame em diabéticos
» 10/03/2020 - Preditores e consequências do declínio da insulinoterapia em diabéticos tipo 2
» 09/03/2020 - Descobrindo o potencial anticâncer de medicamentos não oncológicos por perfil sistemático de viabilidade
» 05/03/2020 - A higiene bucal aprimorada está associada à diminuição do risco de diabetes de início recente
» 04/03/2020 - Exercício reduz necessidade de recompensa com alimentos com alto teor de gordura em obesos, divulgado pelo Medicine & Science in Sports & Exercise
» 28/02/2020 - Diferentes classes de anti-hipertensivos foram comparadas quanto à eficácia na redução de eventos cardiovasculares, resultados publicados pelo JAMA


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar