Gostou do artigo? Compartilhe!

Composto que atua nos genes para proteger os telômeros mostrou atenuar efeitos do envelhecimento em camundongos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Uma molécula que aumenta a quantidade de uma proteína chamada TERT pode atenuar os efeitos do envelhecimento nos músculos1 e células2 cerebrais em camundongos. Essa proteína ajuda a proteger os telômeros, as ‘tampas’ nas extremidades dos cromossomos3.

As descobertas foram publicadas na revista Cell e descrevem como a ativação da TERT tem como alvo a metilação do DNA e múltiplas características do envelhecimento.

Leia sobre "O processo de envelhecimento" e "Genética - conceitos básicos".

Destaques

  • A proteína TERT foi ligada direta ou indiretamente a todas as características do envelhecimento.
  • O gene TERT é reprimido epigeneticamente com o estabelecimento de marcadores de envelhecimento em todos os tecidos.
  • Um composto ativador da TERT (CAT) restaura os níveis de TERT para promover a manutenção do telômero e reprogramar a expressão gênica.
  • O CAT em camundongos idosos reduz a senescência/inflamação4 e aumenta a neurogênese/cognição5.

Resumo

Atividade insuficiente da telomerase, decorrente da baixa transcrição do gene da transcriptase reversa da telomerase (TERT), contribui para a disfunção do telômero e patologias do envelhecimento. Além de sua função tradicional na síntese do telômero, a proteína TERT atua como uma co-reguladora transcricional de genes essenciais no envelhecimento e doenças associadas à idade.

Neste estudo, relata-se a identificação de um composto ativador da TERT (CAT) que regula positivamente a transcrição do TERT por meio da cascata MEK/ERK/AP-1. Em células2 humanas primárias e camundongos envelhecidos naturalmente, a elevação induzida pelo CAT dos níveis de TERT promove a síntese de telômeros, atenua as marcas registradas do envelhecimento do tecido6 com redução da senescência celular e citocinas7 inflamatórias, e silencia a expressão de p16INK4a por meio da regulação positiva da hipermetilação do promotor mediada por DNMT3B.

No cérebro8, o CAT alivia a neuroinflamação, aumenta os fatores neurotróficos, estimula a neurogênese adulta e preserva a função cognitiva9 sem toxicidade10 evidente, incluindo risco de câncer11.

Juntos, esses achados ressaltam o papel crítico da TERT nos processos de envelhecimento e fornecem prova de conceito12 pré-clínica para a ativação fisiológica13 da TERT como uma estratégia para mitigar14 múltiplas marcas registradas do envelhecimento e patologias associadas.

 

Fontes:
Cell, Vol. 187, Nº 15, em 25 de julho de 2024.
Nature, notícia publicada em 26 de junho de 2024.

 

NEWS.MED.BR, 2024. Composto que atua nos genes para proteger os telômeros mostrou atenuar efeitos do envelhecimento em camundongos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1478975/composto-que-atua-nos-genes-para-proteger-os-telomeros-mostrou-atenuar-efeitos-do-envelhecimento-em-camundongos.htm>. Acesso em: 22 nov. 2024.

Complementos

1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
6 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
7 Citocinas: Citoquina ou citocina é a designação genérica de certas substâncias segregadas por células do sistema imunitário que controlam as reações imunes do organismo.
8 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
9 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
10 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
11 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
12 Prova de conceito: Prova de conceito (PoC ou Proof of Concept) é um termo utilizado para denominar um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou artigo técnico. Ela pode ser considerada uma implementação, em geral resumida ou incompleta, de um método ou de uma ideia, realizada com o propósito de verificar se o conceito ou a teoria em questão é susceptível de ser explorado de maneira útil.
13 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
14 Mitigar: Tornar mais brando, mais suave, menos intenso (geralmente referindo-se à dor ou ao sofrimento); aliviar, suavizar, aplacar.

Resultados de busca relacionada no catalogo.med.br:

Mariana de Carvalho Moreira

Genética Clínica

São Paulo/SP

Você pode marcar online Ver horários disponíveis

Raquel Germer

Geneticista

Rio de Janeiro/RJ

Você pode marcar online Ver horários disponíveis
Gostou do artigo? Compartilhe!