news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 23/04/20
O mundo está em meio à pandemia1 da doença do coronavírus 2019 (Covid-19) e a cidade de Nova York emergiu como um epicentro. Nessa correspondência publicada no NEJM, caracterizou-se os primeiros 393 pacientes consecutivos com Covid-19 que foram admitidos em dois hospitais na cidade de Nova York.
1 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/04/20
Em uma série de casos de 214 pacientes com COVID-19, publicada pelo periódico JAMA Neurology, os sintomas1 neurológicos foram observados em 36,4% dos pacientes, sendo mais comuns em pacientes com infecção2 grave (45,5%), de acordo com seu estado respiratório, e incluíram eventos cerebrovasculares agudos, comprometimento da consciência e lesão3 muscular.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/04/20
Resultados de estudo publicado no Gastroenterology se somam ao crescente corpo de literatura que observa uma proporção significativa de manifestações gastrointestinais simultâneas relacionadas ao SARS-CoV-2. A elevação nos níveis de AST foi a única variável correlacionada.   [Mais...]
Medical Journal - 20/04/20
A COVID-19 pode não desaparecer em climas mais quentes, como os resfriados, e períodos repetidos de distanciamento social podem ser necessários, de acordo com novo estudo publicado por pesquisadores de Harvard na revista Science.   [Mais...]
Medical Journal - 17/04/20
A velocidade e o volume de ensaios clínicos1 lançados para investigar possíveis terapias para a COVID-19 destacam a necessidade e capacidade de produzir evidências de alta qualidade, mesmo no meio de uma pandemia2.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/04/20
Em estudo publicado pela Nature Medicine, estimou-se que 44% dos casos secundários de COVID-19 foram infectados durante o estágio pré-sintomático1 dos casos primários.
1 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/04/20
Estudo usou análise de domínio conservado, modelagem de homologia e acoplamento molecular para comparar os papéis biológicos de certas proteínas1 do novo coronavírus.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/04/20
Pesquisadores desenvolveram um modelo preditivo que pode prever o crescimento infantil1 com base na presença de vários biomarcadores. As crianças com crescimento restrito apresentaram atraso na maturidade metabólica em relação aos seus pares mais saudáveis.
1 Crescimento Infantil: Aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células. Controla-se principalmente o peso corporal, a estatura e o perímetro cefálico, com o objetivo de saber o quanto a criança ganhou ou perdeu em determinados intervalos de tempo e tendo por base um acompanhamento a longo prazo, através de anotações em gráficos ou curvas de crescimento. O pediatra precisa conhecer e analisar vários fatores referentes à criança e a sua família, como o peso e a altura dos pais, o padrão de crescimento deles, os dados da gestação, o peso e a estatura ao nascimento e a alimentação do bebê para avaliar a situação do crescimento de determinada criança. Não é simplesmente consultar gráficos. Somente o médico da criança pode avaliar seu crescimento. Uma criança pode estar fora da “faixa mais comum de referência“ e, ainda assim, ter um crescimento normal.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/04/20
Os pesquisadores da Stanford Medicine usaram altas doses de estimulação magnética, entregues em um cronograma acelerado e direcionados a neurocircuitos individuais, para tratar pacientes com depressão grave.   [Mais...]
Medical Journal - 08/04/20
Uma metanálise de efeitos aleatórios de estudos observacionais prospectivos, publicada pelo jornal Cancer1, da ACS, demonstrou que o alto consumo total de fibras foi associado a um risco reduzido de câncer1 de mama2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

» 07/04/2020 - Anticorpos em bebês nascidos de mães com pneumonia por COVID-19
» 07/04/2020 - A droga Ivermectina, comumente utilizada para combater piolhos, inibe a replicação do SARS-CoV-2 in vitro
» 06/04/2020 - Tratamento potencial para a doença de Lyme mata bactérias que podem causar sintomas persistentes, diz estudo publicado na Nature
» 03/04/2020 - Nature: as bactérias no intestino da mãe podem proteger os bebês contra alergias alimentares
» 02/04/2020 - Exame de sangue se mostra promissor para detectar cânceres de alta mortalidade mais cedo
» 30/03/2020 - Tratamento de cinco pacientes gravemente enfermos com COVID-19 com plasma convalescente
» 27/03/2020 - Lesão cardíaca está associada à mortalidade em pacientes hospitalizados com COVID-19 em trabalho com pacientes de Wuhan, China
» 24/03/2020 - The Lancet: o risco de tuberculose em crianças após exposição próxima
» 18/03/2020 - Polipose gastrointestinal pode estar associada à terapia para câncer na infância e em adultos jovens, publicado pelo Cancer Prevention and Research
» 17/03/2020 - NEJM: aspirina em baixa dose pode proteger contra o carcinoma hepatocelular e mortalidade relacionada ao fígado


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar