news.med.br
-
Medical Journal
Uma análise global de informações dietéticas, publicada no The New England Journal of Medicine, sugere que dietas ricas em carboidratos de baixa qualidade estão associadas a um maior risco de ataque cardíaco, derrame1 e morte. O estudo PURE incluiu mais de 135.000 participantes de 20 países diferentes em 5 continentes, e seus dados sugerem que uma dieta com alto índice glicêmico foi associada a um aumento de 21% no risco de um evento cardiovascular maior ou morte entre aqueles sem histórico de doença cardiovascular, com esse risco tornando-se maior entre aqueles com doença cardiovascular preexistente.
[Mais...]
Quase um bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de comportamentos obsessivo-compulsivos. Esse novo estudo, publicado na revista Nature Medicine, demonstra que a estimulação elétrica de neurônios1 no cérebro2 pode lidar com impulsos obsessivo-compulsivos. Os pesquisadores visaram o córtex orbitofrontal com corrente alternada, demonstrando que a aplicação crônica do procedimento durante 5 dias atenua de forma robusta o comportamento obsessivo-compulsivo em uma população não clínica por 3 meses, com maiores benefícios para indivíduos com sintomas3 mais graves.
[Mais...]
Pesquisa realizada pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, e publicado na revista científica Laser Physics Letters, utilizou a terapia a laser de baixa intensidade na recuperação de dois pacientes com paralisia1 do nervo facial2 por trauma e paralisia1 de Bell, respectivamente. Aplicações de laser e vácuo reverteram a paralisia1 facial sem uso de medicamentos, resultando em recuperação completa e expressão facial normal em ambos os pacientes.
[Mais...]
A retinopatia diabética1 é a principal causa de cegueira em adultos que vivem em países desenvolvidos. Ela é uma complicação microvascular que ocorre em cerca de 35% dos indivíduos com diabetes2. Resultados de um estudo, publicado pela revista Scientific Reports, indicam que a variabilidade da glicose3 em longo prazo medida pela variabilidade real média da HbA1c4 pode ser um fator de risco5 independente para o desenvolvimento de retinopatia diabética1, além do nível médio de HbA1c4 em indivíduos com diabetes2.
[Mais...]
O estudo publicado pelo The British Medical Journal teve como objetivo estabelecer o efeito das estatinas nos sintomas1 musculares em pessoas que relataram anteriormente sintomas1 musculares ao tomar esta classe de medicação. Nenhum efeito geral da atorvastatina 20 mg sobre os sintomas1 musculares em comparação com o placebo2 foi encontrado. Após o estudo, 66% (74 pessoas) daqueles que participaram da discussão do final do ensaio (113) já haviam reiniciado o uso de estatinas ou pretendiam retomar o tratamento.
[Mais...]
Os fenótipos específicos em recém-nascidos prematuros estão associados a diferenças clínicas, de crescimento e de neurodesenvolvimento aos 2 anos de idade em comparação com recém-nascidos a termo? Neste estudo, publicado pelo JAMA Pediatrics, foram identificados 8 fenótipos de nascimento prematuro. Cada fenótipo1 foi associado a diferenças substanciais na morbidade2 neonatal e nos resultados infantis, apoiando o uso da classificação fenotípica3 para nascimentos prematuros.
[Mais...]
O risco de hospitalização por COVID-19 está fortemente relacionado à saúde1 cardiometabólica. Os resultados de um estudo de modelagem, publicado no Journal of the American Heart Association, indicam que 64% das hospitalizações por COVID-19 foram atribuíveis a obesidade2, hipertensão3, diabetes4 e insuficiência cardíaca5 com mais de 30% de todas as hospitalizações atribuíveis apenas à obesidade2. Esses resultados podem ajudar a informar as estratégias de prevenção de saúde1 pública para reduzir o fardo da COVID-19 sobre o sistema de saúde1.
[Mais...]
Novo estudo publicado pelo JAMA encontrou diferenças importantes nas duas principais formas pelas quais as crianças ficaram gravemente doentes com o coronavírus, descobertas que podem ajudar médicos e pais a reconhecer melhor as condições e entender mais sobre as crianças em risco para cada uma delas. A série de casos de pacientes com síndrome1 inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C) e com COVID-19 identificou que os pacientes com MIS-C eram mais prováveis do que aqueles com COVID-19 grave de ter entre 6 e 12 anos de idade, serem negros não hispânicos, e ter envolvimento cardiovascular ou mucocutâneo grave e um quadro mais extremo de inflamação2.
[Mais...]
Estimativas combinadas desta revisão sistemática e metanálise de 12 estudos e 1,85 milhão de participantes, publicadas no JAMA Psychiatry, encontraram um aumento no risco de transtorno psicótico associado a um diagnóstico1 de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) durante a infância, em comparação com não ter TDAH na infância. Esses achados sugerem que os pacientes precisam de acompanhamento mesmo após os 18 anos de idade.
[Mais...]
A exposição ao tabaco está associada à presença de pressão arterial1 elevada em crianças e adolescentes nos Estados Unidos? Neste estudo, publicado pelo JAMA Network Open, a exposição ao tabaco foi associada à pressão arterial1 elevada em crianças e adolescentes entre 8 e 19 anos, após ajuste para potenciais fatores de confusão. Este fator de risco2 modificável representa um alvo para pesquisas futuras.
[Mais...]
|