news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 18/03/19
A terapia diária com aspirina está associada ao risco de carcinoma1 hepatocelular em pacientes com hepatite2 B crônica? Neste estudo de Taiwan, houve uma redução estatisticamente significativa de 29% no risco de carcinoma1 hepatocelular em pacientes que receberam diariamente aspirina. Isto significa que podemos estar diante de uma quimioprevenção útil para o carcinoma1 hepatocelular relacionado ao vírus3 da hepatite2 B.
1 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
2 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/03/19
Os resultados do estudo, publicado pelo periódico Pediatrics, mostram que estes dados suportam a necessidade de cessação do tabagismo antes da gravidez1. Se nenhuma mulher fumar na gravidez1, as taxas de síndrome2 da morte súbita infantil (SMSI) nos Estados Unidos poderiam ser reduzidas substancialmente.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

Medical Journal - 27/02/19
Análise de dados publicada pelo The Lancet Neurology mostra que os resultados no período pós-procedimento após stent na artéria1 carótida (CAS) e endarterectomia carotídea (CEA) para estenose2 carotídea sintomática3 foram semelhantes, sugerindo durabilidade clínica robusta para ambos os tratamentos. Embora os resultados a longo prazo continuem a favorecer a CEA.
1 Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.
2 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
3 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/02/19
Em um estudo de coorte1 com adolescentes, publicado pelo JAMA Internal Medicine, observou-se que a hipertensão arterial2 bem estabelecida durante a adolescência parece dobrar o risco de doença renal3 em estágio terminal futuro, independentemente da condição de excesso de peso ou da gravidade da hipertensão4.
1 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
2 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/02/19
Pesquisadores de diferentes departamentos da Yale School of Medicine, New Haven, estudaram os efeitos do uso da medicina alternativa na sobrevivência1 de pacientes com câncer2 que optam por atrasar ou não receber tratamento convencional.
1 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 21/02/19
Estudo publicado pelo Journal of the National Cancer1 Institute mostra que anticorpos2 anteriores / atuais contra Chlamydia trachomatis foram associados a uma duplicação do risco de câncer1 ovariano, dando suporte a uma associação entre doença inflamatória pélvica3 (DIP) e câncer1 de ovário4.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
3 Doença inflamatória pélvica: Infecção aguda que compromete o trato genital feminino (ovários, trompas de Falópio, útero). Manifesta-se por dor, febre e descarga purulenta pela vagina.
4 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
   [Mais...]

Medical Journal - 20/02/19
Os resultados de uma pesquisa publicada pelo periódico The New England Journal of Medicine (NEJM) mostram que, entre os pacientes com câncer1 de mama2 precoce HER2-positivo que apresentavam doença residual invasiva após o término da terapia neoadjuvante, o risco de recorrência3 de câncer1 de mama2 invasivo ou morte foi 50% menor com adjuvante T-DM1 do que com trastuzumabe isolado.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/02/19
Estudo publicado pelo JAMA Internal Medicine examinou se o tratamento anti-hipertensivo em pacientes de baixo risco com hipertensão1 leve está associado a um baixo risco de mortalidade2 e doença cardiovascular. Não foram encontradas evidências para apoiar o início do tratamento medicamentoso nesses pacientes, com evidência de um aumento do risco de eventos adversos.
1 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/02/19
Estudo prospectivo1 francês diz que o uso de medicamentos antivirais de ação direta reduz o risco de mortalidade2 por todas as causas e de carcinoma3 hepatocelular em pacientes com infecção4 crônica pelo vírus5 da hepatite6 C (HCV).
1 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
6 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/02/19
Pesquisadores identificaram fatores imunológicos que interagem para iniciar a inflamação1 crônica que promove o câncer2. O bloqueio desses fatores impediu o desenvolvimento de câncer2 de pele3 e de cólon4 em camundongos com inflamação1 crônica. Amir Ameri, do MGH Center for Cancer2 Immunology e do Cutaneous Biology Research Center (CBRC), é o principal autor do artigo publicado pela Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Cólon:
   [Mais...]

» 12/02/2019 - Aumento de 10% no consumo de alimentos ultraprocessados foi associado a um risco 14% maior de mortalidade por todas as causas, publicado pelo JAMA
» 08/02/2019 - É possível acompanhar com ultrassonografias massas ovarianas com morfologia benigna, segundo estudo publicado pelo The Lancet Oncology
» 06/02/2019 - Estatinas mostram menos evidências diretas de benefício entre pacientes com mais de 75 anos: metanálise publicada pelo The Lancet
» 05/02/2019 - Medicamento para Chikungunya: sofosbuvir é eficaz para inibir a replicação do vírus, publicado pela American Society for Microbiology
» 31/01/2019 - Consumo de frituras pode estar associado a maior risco de morte na pós-menopausa: publicado pelo BMJ
» 24/01/2019 - Infecção prévia por vírus da dengue pode proteger crianças contra infecção sintomática por Zika vírus: estudo publicado na PLOS Medicine
» 23/01/2019 - Nature Medicine: neurofilamentos séricos podem predizer a neurodegeneração e a progressão clínica na doença de Alzheimer pré-sintomática
» 22/01/2019 - Avaliação de imagens do colo do útero pelo modelo de "aprendizagem profunda" pode permitir triagem cervical efetiva na detecção de lesões pré-cancerosas e cancerosas
» 21/01/2019 - JAMA: aumento do consumo diário de água reduz infecções recorrentes do trato urinário em mulheres na pré-menopausa
» 17/01/2019 - Infecção pelo vírus Influenza em pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca pode aumentar a morbimortalidade, em artigo do JACC: Heart Failure


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar