Dieta cetogênica de longo prazo pode acelerar o envelhecimento dos órgãos
Uma dieta cetogênica faz com que células1 danificadas se acumulem nos órgãos de camundongos. Seu acúmulo sugere que a dieta cetogênica pode acelerar o envelhecimento dos órgãos, aumentando o risco de condições como doenças cardíacas e câncer2.
Os dados são de uma nova pesquisa, publicada na revista Science Advances, que descobriu que uma dieta cetogênica contínua e de longo prazo pode induzir células1 senescentes3, ou envelhecidas, em tecidos normais, com implicações específicas para a função cardíaca e renal4. Mas interrupções planejadas na dieta podem ajudar na prevenção.
Embora muitas pessoas tenham adotado dietas com baixo teor de carboidratos, como a dieta cetogênica, para perda de peso e controle do açúcar5 no sangue6, as pesquisas sobre seus efeitos na saúde7 são confusas, com alguns estudos descobrindo que elas aumentam o risco de ataques cardíacos.
Saiba mais sobre "Dieta cetogênica", "Cetose: o que é" e "Macronutrientes8 - quais são eles".
Para saber mais, David Gius, do Centro de Ciências da Saúde7 da Universidade do Texas, em San Antonio, e seus colegas alimentaram seis camundongos com dieta cetogênica durante três semanas. Mais de 90% de suas calorias9 provinham de gordura10 e menos de 1% de carboidratos. Um grupo de controle seguiu uma dieta padrão em que 17% das calorias9 provinham de gordura10 e 58% provinham de carboidratos.
Os pesquisadores então analisaram amostras de tecido11 do coração12, rim13, fígado14 e cérebro15 dos camundongos, em busca de células1 senescentes3. A senescência ocorre quando as células1 ficam danificadas demais para funcionar, mas em vez de morrer, elas entram em um estado semelhante a um zumbi. Essas células1 permanecem nos tecidos, expelindo toxinas16 que alimentam a inflamação17.
Os animais na dieta cetogênica tinham significativamente mais células1 senescentes3 em seus órgãos em comparação com aqueles na dieta padrão. Por exemplo, os seus rins18 continham, em média, quatro vezes mais quantidade de um marcador de senescência celular do que os dos animais alimentados com uma dieta regular.
As células1 senescentes3 aumentam com a idade. Portanto, essas descobertas sugerem que a dieta cetônica pode acelerar o envelhecimento dos órgãos, o que aumentaria o risco de condições como doenças cardíacas, câncer2 e diabetes tipo 219. No entanto, mudar os camundongos de volta para uma dieta padrão diminuiu as células1 senescentes3.
“Embora a dieta cetogênica seja provavelmente uma coisa boa, ela não é para todos. E o mais importante, você precisa fazer uma pausa”, diz Gius. “Acho que nosso artigo realmente diz que precisamos estudar isso com mais rigor.”
Não está claro como essas descobertas experimentais podem ser traduzidas para as pessoas, diz Russell Jones, do Instituto Van Andel, em Michigan. “Eles estão seguindo uma dieta com 90% de gordura10, e isso seria virtualmente impossível de ser seguido por um ser humano”, diz ele.
No artigo publicado, os pesquisadores descrevem como a dieta cetogênica induz senescência celular dependente de p53 em múltiplos órgãos.
Eles relatam que uma dieta cetogênica (DC) é uma dieta rica em gordura10 e pobre em carboidratos que leva à geração de cetonas. Embora as DCs melhorem certas condições de saúde7 e sejam populares para perda de peso, também foram relatados efeitos prejudiciais.
Neste estudo, mostrou-se que camundongos em duas DCs diferentes e, em idades diferentes, induzem a senescência celular em múltiplos órgãos, incluindo o coração12 e os rins18. Este efeito é mediado pela proteína quinase ativada por adenosina monofosfato (AMPK) e inativação do gene duplo minuto 2 murino (MDM2) pela caspase-2, levando ao acúmulo de p53 e à indução de p21. Isto foi estabelecido usando camundongos silenciados para p53 e caspase-2 e inibidores de AMPK, p21 e caspase-2.
Além disso, os biomarcadores do fenótipo20 secretor associado à senescência foram elevados no soro21 de camundongos em uma DC e em amostras de plasma22 de pacientes em um ensaio clínico de DC.
A senescência celular foi eliminada por um senolítico e prevenida por uma DC intermitente23.
Estes resultados têm implicações clínicas importantes, sugerindo que os efeitos de uma DC são contextuais e provavelmente requerem otimização individual.
Leia sobre "O processo de envelhecimento", "Envelhecimento precoce" e "Dieta 'Low Carb'".
Fontes:
Science Advances, Vol. 10, Nº 20, em 17 de maio de 2024.
New Scientist, notícia publicada em 17 de maio de 2024.