news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 18/06/20
Em estudo do BMJ Open, observou-se que na prática clínica com adultos com diabetes mellitus1 tipo 1, em relação à injeção2 diária múltipla, a terapia com injeção subcutânea3 contínua de insulina4 está associada a menor variabilidade glicêmica de HbA1c5.
1 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Injeção subcutânea: Injetar fluido no tecido localizado abaixo da pele, o tecido celular subcutâneo, com uma agulha e seringa.
4 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
5 HbA1C: Hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada, glico-hemoglobina ou HbA1C e, mais recentemente, apenas como A1C é uma ferramenta de diagnóstico na avaliação do controle glicêmico em pacientes diabéticos. Atualmente, a manutenção do nível de A1C abaixo de 7% é considerada um dos principais objetivos do controle glicêmico de pacientes diabéticos. Algumas sociedades médicas adotam metas terapêuticas mais rígidas de 6,5% para os valores de A1C.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/06/20
Estudo mostrou que pacientes com COVID-19 com diabetes1 e/ou hiperglicemia2 não controlada tiveram um tempo de permanência mais longo no hospital e uma mortalidade3 notavelmente mais alta do que pacientes sem diabetes1 ou hiperglicemia2 não controlada.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/06/20
Resultados de estudo publicado pelo JNCI Cancer1 Spectrum sugerem que a ioga pode ser benéfica como componente do tratamento para fadiga2 e depressão em sobreviventes de câncer1.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/06/20
Em modelos animais, a imunidade1 às proteínas2 salivares dos mosquitos protege os animais contra doenças transmitidas por mosquitos. Esses achados fornecem uma justificativa para vacinar contra a saliva do mosquito, em vez do próprio patógeno. Nesse estudo avaliou-se a segurança e imunogenicidade em humanos da vacina3 de saliva de Anopheles gambiae.
1 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/06/20
Examinar a assimetria e a fraqueza da força de preensão manual (FPM) em conjunto pode estender a capacidade preditiva da FPM para capturar possíveis problemas de saúde1, como comprometimento cognitivo2.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/06/20
Em uma série de casos, publicada pelo JAMA, de crianças hospitalizadas que preencheram os critérios para síndrome1 multissistêmica inflamatória pediátrica associada temporalmente ao SARS-CoV-2, a comparação com pacientes com síndrome1 de choque2 da doença de Kawasaki e doença de Kawasaki fornece informações sobre essa síndrome1 e sugere que esse distúrbio difere de outras entidades inflamatórias pediátricas.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/06/20
Estudo publicado no Diabetologia concluiu que em pessoas com diabetes1 hospitalizadas por COVID-19, o IMC2, mas não o controle da glicose3 a longo prazo, foi positiva e independentemente associado à intubação traqueal e/ou morte em 7 dias.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/06/20
Em estudo publicado pelo periódico Current Biology, pesquisadores investigaram se os pulsos rítmicos de estimulação do nervo mediano poderiam sincronizar oscilações cerebrais ligadas à supressão do movimento e influenciar o início de tiques na síndrome1 de Tourette.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

Medical Journal - 05/06/20
Nesta revisão sistemática e meta-análise de rede publicada pelo JAMA, que incluiu pacientes com insuficiência respiratória1 hipoxêmica aguda, em comparação com a oxigenoterapia padrão, houve um risco estatisticamente menor de morte com ventilação2 não invasiva por capacete e ventilação2 não invasiva por máscara facial.
1 Insuficiência respiratória: Condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica. Como a definição está relacionada à incapacidade do sistema respiratório em manter níveis adequados de oxigenação e gás carbônico, foram estabelecidos, para sua caracterização, pontos de corte na gasometria arterial: PaO2 50 mmHg.
2 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
   [Mais...]

Medical Journal - 04/06/20
Estudo publicado no JAMA Neurology demonstrou que aproximadamente 25% do risco excessivo de AVC materno associado à enxaqueca1 foi mediado por distúrbios hipertensivos. Embora os AVCs sejam eventos raros, a morbidade2 e mortalidade3 associadas justificam a identificação de alvos de intervenção modificáveis.
1 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
2 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

» 04/06/2020 - Efeitos do distanciamento físico, máscaras faciais e proteção ocular para impedir a transmissão de SARS-CoV-2 e COVID-19 de pessoa a pessoa
» 03/06/2020 - Trombose venosa entre pacientes gravemente doentes com a doença do coronavírus 2019 (COVID-19)
» 02/06/2020 - Presença de células T reativas ao SARS-CoV-2 em pacientes com COVID-19 e doadores saudáveis
» 01/06/2020 - Estudo randomizado e controlado da liraglutida para adolescentes com obesidade
» 29/05/2020 - Variações entre homens e mulheres em fatores de risco, tratamentos, incidência de doenças cardiovasculares e morte em 27 países
» 29/05/2020 - Remdesivir para o tratamento de Covid-19 – Relatório Preliminar
» 28/05/2020 - Associação de padrões longitudinais de duração habitual do sono com o risco de eventos cardiovasculares e mortalidade por todas as causas
» 27/05/2020 - Nature Reviews: impacto da COVID-19 em ensaios clínicos oncológicos
» 27/05/2020 - Expressão gênica nasal da enzima conversora de angiotensina 2 em crianças e adultos e sua implicação na infecção pelo SARS-CoV-2
» 26/05/2020 - Efeito da intervenção intensiva no estilo de vida sobre o peso corporal e a glicemia no diabetes tipo 2 precoce


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar