news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 12/07/21
Uma revisão e metanálise aguardada do uso da ivermectina na COVID-19 foi publicada. A ivermectina é um medicamento antiparasitário que está sendo investigado para reaproveitamento contra o SARS-CoV-2. Esta metanálise, publicada no Open Forum Infectious Diseases, investigou a ivermectina em 24 ensaios clínicos1 randomizados, dos quais 8 eram artigos publicados, 9 estavam disponíveis como pré-impressão, 6 eram resultados não publicados compartilhados para esta análise e 1 relatou os resultados por meio de um site de registro de ensaios. Em 11 ensaios clínicos1 de infecção2 moderada / grave, houve uma redução de 56% na mortalidade3 com recuperação clínica favorável e hospitalização reduzida, mas os pesquisadores notaram que o número total de mortes foi pequeno e não houve diferença entre a ivermectina e os controles no subgrupo com doença grave. Os resultados precisam ser validados em estudos confirmatórios maiores.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/07/21
Novo estudo, publicado na revista Nature, descreve como o uso de um truque quântico com a luz permitiu a pesquisadores examinar as células1 vivas com detalhes sem precedentes sem destruí-las, uma técnica que pode melhorar os diagnósticos médicos e as pesquisas em microbiologia. Os pesquisadores usaram um tipo de microscópio com duas fontes de luz laser, mas enviaram um dos feixes através de um cristal especialmente projetado que “comprime” a luz. O sistema desenvolvido foi capaz de fazer medições 35% mais nítidas do que um dispositivo semelhante que não usava luz comprimida.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/07/21
Mosquitos Aedes aegypti infectados com a cepa1 wMel de Wolbachia pipientis são menos suscetíveis do que o A. aegypti de tipo selvagem à infecção2 pelo vírus3 da dengue4. Em publicação do The New England Journal of Medicine, pesquisadores descrevem um ensaio clínico envolvendo a liberação de mosquitos A. aegypti infectados com wMel para o controle da dengue4 em Yogyakarta, na Indonésia. Os resultados mostraram que a eficácia protetora da intervenção foi de 77,1% e foi semelhante contra os quatro sorotipos do vírus3 da dengue4. Assim, a introgressão5 de wMel nas populações de A. aegypti foi eficaz na redução da incidência6 de dengue4 sintomática7 e resultou em menos hospitalizações por dengue4 entre os participantes.
1 Cepa: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Dengue: Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
5 Introgressão: Em genética, é também conhecida como “hibridação introgressiva“, que quer dizer o movimento de um gene de uma espécie para o acervo genético de uma outra espécie através de repetidos retrocruzamentos entre um híbrido e sua original geração progenitora. Ou seja, envolve processo de alteração genética.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
7 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/07/21
Em estudo publicado no JAMA Dermatology, os resultados sugerem que a dermatite1 atópica está associada a problemas de aprendizagem. Foi demonstrado que, entre crianças com dermatite1 atópica confirmada por médico, aquelas com doença leve, moderada ou grave tinham uma probabilidade significativamente maior de relatar um diagnóstico2 de distúrbio de aprendizagem por um profissional de saúde3 em comparação com aquelas com pele4 livre ou quase livre. O agravamento da gravidade da dermatite1 foi associado a taxas mais elevadas de dificuldade de aprendizagem de uma forma dose-dependente, independentemente das características socioeconômicas, idade de início da dermatite1 atópica e outros transtornos relacionados.
1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/07/21
Os relatos de associações entre maior consumo de alimentos ultraprocessados e riscos elevados de obesidade1, doenças não transmissíveis e mortalidade2 em adultos estão aumentando. No entanto, associações de consumo de alimentos ultraprocessados com trajetórias de adiposidade de longo prazo nunca foram investigadas em crianças. Neste estudo, publicado no JAMA Pediatrics, as trajetórias de crescimento do índice de massa corporal3, índice de massa gorda4, peso e circunferência da cintura de 7 a 24 anos de idade foram maiores entre as crianças com o quintil5 mais alto (versus mais baixo) de consumo de alimentos ultraprocessados. Ações radicais e eficazes de saúde6 pública que reduzem a exposição das crianças e seu consumo de alimentos ultraprocessados e removem as barreiras ao acesso a alimentos minimamente processados são urgentemente necessárias para neutralizar o crescente fardo da obesidade1.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Massa gorda: É a porção de massa do organismo constituída de gordura armazenada (encontrada no tecido subcutâneo) e gordura essencial (encontrada nas vísceras, responsável pelo funcionamento fisiológico normal). A massa gorda é o resultado em quilos do percentual de gordura existente no organismo. Por exemplo, um indivíduo de 100 quilos e com percentual de gordura de 38%, pode ter o valor da massa gorda calculado em 38 quilos.
5 Quintil: 1. Em estatística, diz-se de ou qualquer separatriz que divide a área de uma distribuição de frequência em cinco domínios de áreas iguais. O termo quintil também é utilizado, por vezes, para designar uma das quintas partes da amostra ordenada. 2. Em astronomia, é o aspecto de dois planetas distantes 72° entre si (distância angular correspondente a um quinto do Zodíaco). 3. Em matemática, é o mesmo que quíntico. A palavra quintil deriva do latim quintus, que significa quinto.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/07/21
Até que ponto o uso de cannabis está associado ao desenvolvimento da espessura cortical cerebral medida por ressonância magnética1 durante a adolescência? Neste estudo de coorte2, publicado no JAMA Psychiatry, os resultados sugerem que o uso de cannabis durante a adolescência está associado ao neurodesenvolvimento alterado, com afinamento cortical relacionado à idade acelerado de 14 a 19 anos de idade em regiões predominantemente pré-frontais. O padrão espacial de afinamento cortical relacionado à cannabis foi significativamente associado a um mapa de disponibilidade do receptor de canabinoide 1.
1 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
2 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/07/21
A memória de trabalho1 é uma parte essencial da cognição2 executiva. As transições dinâmicas de estado do cérebro3 são críticas para a memória de trabalho1 flexível, mas os mecanismos de rede não são completamente compreendidos. Neste estudo, publicado na revista Nature Communications, pesquisadores mostram que o desempenho da memória de trabalho1 envolve a alternância de todo o cérebro3 entre os estados de atividade. Os resultados demonstram a relevância da sinalização da dopamina4 para a direção da dinâmica da rede cerebral ampla durante a memória de trabalho1 e vincula esses processos à fisiopatologia5 da esquizofrenia6.
1 Memória de trabalho: Atua no momento em que a informação está sendo adquirida, retendo a informação por alguns segundos e, então, a destinando a ser guardada por períodos mais longos ou a ser descartada. A memória de trabalho pode, ainda, armazenar dados por via inconsciente. Difere da memória de curto prazo pois esta trabalha com as informações por algumas horas até que sejam gravadas de forma definitiva.
2 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
5 Fisiopatologia: Estudo do conjunto de alterações fisiológicas que acontecem no organismo e estão associadas a uma doença.
6 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.
   [Mais...]

Medical Journal - 05/07/21
Estudo publicado pelo European Heart Journal buscou avaliar a associação entre o consumo de álcool (e suas alterações) após o diagnóstico1 de fibrilação atrial e o risco de acidente vascular cerebral2 isquêmico3. No acompanhamento de 5 anos, abstêmios e não bebedores foram associados a um risco menor de AVC do que os bebedores atuais. Assim, foi demonstrado que o consumo atual de álcool está associado a um risco aumentado de AVC isquêmico3 em pacientes com fibrilação atrial recém-diagnosticada, e a abstinência de álcool após o diagnóstico1 de fibrilação atrial pode reduzir o risco de AVC isquêmico3. A intervenção no estilo de vida, incluindo atenção ao consumo de álcool, deve ser incentivada como parte de uma abordagem abrangente para o manejo da fibrilação atrial.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
3 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
   [Mais...]

Medical Journal - 05/07/21
Já havia sido determinado que a dieta DASH tem efeitos benéficos sobre os biomarcadores cardíacos. Já os efeitos da redução do sódio nos biomarcadores cardíacos, isoladamente ou combinados com a dieta DASH, ainda eram desconhecidos. Agora, novos dados, provenientes de um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, mostram que a combinação da dieta DASH com restrição de sódio diminui a lesão1 miocárdica e a tensão cardíaca, que estão associadas a comprometimento cardíaco subclínico e risco cardiovascular em longo prazo. Assim, o estudo demonstrou que a combinação de um padrão dietético DASH com redução de sódio pode diminuir 2 mecanismos distintos de dano cardíaco subclínico: lesão1 e tensão, enquanto a DASH sozinha reduziu a inflamação2.
1 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
   [Mais...]

Medical Journal - 02/07/21
Um novo estudo, publicado na revista Nature Metabolism, sugere que os níveis de certas proteínas1 na corrente sanguínea podem prever se, e como, as pessoas responderão a vários regimes de exercícios. O consumo máximo de oxigênio (VO2max) é uma medida direta da aptidão cardiorrespiratória humana e está associado à saúde2. Os pesquisadores identificaram 147 proteínas1 e 102 proteínas1 cujos níveis plasmáticos estão associados ao VO2max basal e ao VO2max em resposta ao treinamento físico (ΔVO2max), respectivamente. Os resultados lançam luz sobre as vias biológicas relevantes para a aptidão cardiorrespiratória e destacam o valor aditivo potencial dos biomarcadores de proteína na identificação da capacidade de resposta ao exercício em humanos, de modo que ferramentas de perfil molecular poderiam ajudar a adaptar planos de exercícios.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

» 01/07/2021 - O aumento da glicemia está associado a um declínio significativo no colesterol HDL em mulheres com pré-diabetes
» 01/07/2021 - Sistema de administração de insulina automatizado, sem câmara, no corpo, se mostrou seguro e melhorou níveis de HbA1c em adultos e crianças com diabetes tipo 1
» 30/06/2021 - Pesquisa liga a COVID-19 à lesão microvascular do cérebro e neuroinflamação no comprometimento cognitivo semelhante à demência
» 30/06/2021 - Cientistas descobrem elementos metálicos biogênicos potencialmente perigosos no cérebro de pacientes com Alzheimer
» 29/06/2021 - Estudo descobre mecanismo por trás da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças (MIS-C) pós-COVID-19
» 29/06/2021 - Spray nasal de anticorpos ofereceu ampla proteção contra as variantes do SARS-CoV-2
» 28/06/2021 - Mais de 20% dos pacientes com doença arterial coronariana relatam episódios mensais de angina
» 28/06/2021 - Hipertensão em estágio 1 em mulheres durante a meia idade é um fator de risco forte para síndromes coronarianas agudas
» 25/06/2021 - Novo radiofármaco lutécio-177-PSMA-617 aumenta a sobrevida em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração
» 24/06/2021 - Descobertas preliminares não sinalizaram problemas de segurança da vacina de mRNA contra a Covid-19 em grávidas


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos