news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 17/03/20
Estudo sueco publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM) avalia que o uso de aspirina em baixas doses pode ajudar a proteger pacientes com hepatites1 B ou C crônicas contra o carcinoma2 hepatocelular e mortalidade3 relacionada ao fígado4.
1 Hepatites: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
2 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/03/20
O alcoolismo é um problema de saúde1 individual e pública em todo o mundo. Estudo publicado pelo Cochrane mostrou que programas de 12 etapas que facilitam o envolvimento no Alcoólicos Anônimos geralmente levam a melhores resultados em termos de produção de taxas mais altas de abstinência contínua.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/03/20
Trabalho apresentado oralmente na Conferência Internacional do AVC, da American Stroke Association, mostra que os danos causados aos pequenos vasos sanguíneos1 do olho2 podem ser um marcador de risco aumentado de derrame3 em pessoas com diabetes4, e que podem também indicar lesões5 em outros vasos sanguíneos1 resultando em acidente vascular cerebral6 ou demência7 vascular8.
1 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
2 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
3 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
5 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
6 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
7 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
8 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/03/20
A insulina1 oferece a maneira mais robusta de controlar a glicose2 no sangue3 em pacientes com diabetes tipo 24, mas essa terapia geralmente é adiada, às vezes por vários anos. Um novo estudo publicado pelo Diabetic Medicine descobriu que mais de 40% dos pacientes recusam a recomendação de um médico para terapia com insulina1.
1 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/03/20
Em estudo publicado pela revista Nature Cancer1, um número inesperadamente grande de drogas não oncológicas inibiu seletivamente subconjuntos de linhas de células2 de câncer1 de uma maneira previsível a partir das características moleculares das linhas de células2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Medical Journal - 05/03/20
Em estudo publicado pelo periódico Diabetologia, a presença de doença periodontal1 e o número de dentes perdidos foram associados positivamente à ocorrência de diabetes2 de início recente, enquanto escovação dentária frequente associou-se negativamente à ocorrência de diabetes2 de início recente.
1 Periodontal: Relativo ao ou próprio do tecido em torno dos dentes, o periodonto. O periodonto é o tecido conjuntivo que fixa o dente no alvéolo.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Medical Journal - 04/03/20
Estudo publicado pelo Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que 12 semanas de treinamento físico reduziram o desejo de ingerir alimentos com alto teor de gordura1 em indivíduos com sobrepeso2/obesidade3, em comparação com os controles que não se exercitaram.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/02/20
Uma revisão sistemática e metanálise de rede, publicada pelo JAMA Network, mostrou que os efeitos relatados de diferentes classes de medicamentos anti-hipertensivos foram bastante semelhantes, com apenas diferenças sutis em relação à prevenção de eventos cardiovasculares.   [Mais...]
Medical Journal - 27/02/20
Uma metanálise publicada pelo periódico JAMA mostra que um declínio na memória e na marcha foi associado a um risco 6,28 vezes maior de desenvolver demência1 do que nenhum declínio. Idosos sem demência1, com declínios paralelos na memória e na marcha, estão associados ao alto risco de desenvolver demência1 e podem ser um grupo alvo de prevenção.
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/02/20
Estudo publicado pelo periódico Cell Reports investigou os efeitos do palmitato, um ácido graxo saturado presente em grandes quantidades em dietas ricas em gordura1, no cérebro2. O palmitato do LCR se correlaciona inversamente com o desempenho cognitivo3 em humanos com sobrepeso4.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Desempenho cognitivo: Desempenho dos processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento através da percepção.
4 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
   [Mais...]

» 20/02/2020 - Obesidade entre adolescentes e risco de câncer na meia-idade: estudo de 2,3 milhões de adolescentes em Israel
» 18/02/2020 - Efeito da substituição de sal na incidência de hipertensão arterial: estudo publicado pela Nature Medicine
» 17/02/2020 - Exposição à dengue pode proteger contra a microcefalia causada pelo zika vírus
» 14/02/2020 - Hipoglicemia neonatal: limiar de tratamento inferior ao tradicional é estudado em trabalho publicado pelo NEJM
» 11/02/2020 - Células imunes hiperativas em bebês podem levar à asma infantil - publicação do Science Translational Medicine
» 07/02/2020 - Análise Pan-Câncer de genomas completos: uma coleção de pesquisas sobre sequenciamento de genomas completos e análise integrativa do câncer
» 31/01/2020 - Proporção estimada de problemas de saúde em adultos atribuíveis a experiências adversas na infância e implicações para a prevenção
» 30/01/2020 - Triagem neonatal para deficiência de vitamina B12 - estratégias, resultados e implicações na saúde pública
» 28/01/2020 - Paridade e aleitamento materno associados a menor risco de menopausa natural precoce
» 23/01/2020 - PSA está associado ao diagnóstico a longo prazo de câncer de próstata clinicamente significativo em pacientes com idades entre 55 e 60 anos


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar