news.med.br  -  Saúde
Saúde - 22/11/18
Estudo publicado online pelo Centers for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, mostra que aproximadamente um em cada três adultos com pré-diabetes1 tem artrite2. E que, entre aqueles com ambas as condições, pelo menos metade são adultos fisicamente inativos e/ou têm obesidade3, o que aumenta ainda mais o risco de diabetes tipo 24.
1 Pré-diabetes: Condição em que um teste de glicose, feito após 8 a 12 horas de jejum, mostra um nível de glicose mais alto que o normal mas não tão alto para um diagnóstico de diabetes. A medida está entre 100 mg/dL e 125 mg/dL. A maioria das pessoas com pré-diabetes têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2.
2 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Saúde - 12/11/18
O US Department of Health and Human Services (HHS) liberou a segunda edição do "The Physical Activity Guidelines (PAG) for Americans", o qual inclui recomendações de atividades físicas para crianças a partir dos 3 anos de idade.   [Mais...]
Saúde - 08/11/18
O CFM publicou nova versão do Código de Ética Médica, que entra em vigor a partir de abril de 2019. A necessidade da atualização é adaptar o Código às recentes resoluções do CFM e à legislação vigente no país.   [Mais...]
Saúde - 01/11/18
Uma equipe chefiada por Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, estudou a hipótese de que os primatas do novo mundo (do inglês New World Primates>/i> ou NHPs) podem desempenhar um papel importante na dinâmica urbana/periurbana do vírus1 da Zika.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Saúde - 04/10/18
Um estudo de modelagem, financiado pelo Conselho Nacional de Saúde1 e Pesquisa Médica (Austrália) e publicado pelo periódico The Lancet, estabeleceu um prazo até 2028 para a eliminação do câncer2 de colo3 de útero4 na Austrália. O país foi um dos pioneiros na vacinação contra o HPV.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
4 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
   [Mais...]

Saúde - 03/10/18
O Prêmio Nobel de Medicina 2018 foi concedido na segunda-feira a James P. Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão, por seus trabalhos no desencadeamento do sistema imunológico1 do corpo para atacar o câncer2.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Saúde - 25/09/18
A última versão do GLOBOCAN (setembro de 2018) inclui estimativas da incidência1, mortalidade2 e prevalência3 de 36 tipos de câncer4 e de todos os cânceres combinados em 185 países do mundo. As estimativas são apresentadas para 2018, separadamente para cada sexo e para os 18 grupos etários tradicionais. Os resultados estão disponíveis no site da International Association of Cancer4 Registries (IACR), IARC Global Cancer4 Observatory, com uma ferramenta online que permite a produção de tabelas e descrições visuais da carga atual de câncer4 por país ou região e permite projeções relativas à carga futura de câncer4 nos próximos 20 anos.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Saúde - 24/09/18
O Royal Marsden NHS Foundation Trust e o Institute of Cancer1 Research, de Londres, fizeram o primeiro tratamento no Reino Unido usando uma nova máquina de radioterapia2 conhecida como Magnetic Resonance Linear Accelerator (MR Linac).
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
   [Mais...]

Saúde - 14/09/18
O Colorado está vivendo um surto de enterovírus1 (EV) A71 que causa doenças neurológicas em crianças. O vírus2 é uma causa comum da síndrome3 mão4-pé-boca5. De maio a agosto, 34 crianças com doença neurológica tiveram resultado positivo para EV-A71.
1 Enterovírus: Grupo de picornavírus, geralmente presentes no intestino, que podem causar doenças respiratórias ou do tecido nervoso como, por exemplo, no homem, a poliomielite e, nos animais, a febre aftosa.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
5 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
   [Mais...]

Saúde - 13/09/18
Níveis sanguíneos elevados de uma partícula gordurosa chamada lipoproteína (a) podem explicar alguns ataques cardíacos prematuros e inesperados, mesmo em pessoas com níveis normais de LDL colesterol1, conhecido como colesterol2 ruim. A informação está na página da Harvard Health Publishing (Harvard Medical School).
1 LDL colesterol: Do inglês low-density lipoprotein cholesterol, colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
   [Mais...]

» 05/09/2018 - Infarto do miocárdio e lesão miocárdica têm definições distintas publicadas pelo documento Fourth Universal Definition of Myocardial Infarction (2018)
» 03/09/2018 - HDL colesterol, conhecido como "bom colesterol", pode aumentar risco de morte, sugere estudo
» 24/08/2018 - Gerenciamento do trabalho de parto de mulheres portadoras do vírus da imunodeficiência humana
» 03/07/2018 - OMS lança plano de ação global sobre atividade física e saúde
» 20/06/2018 - "Desordem de jogos" ou "vício em jogar" é classificado como transtorno de saúde mental pela OMS na CID-11
» 08/06/2018 - Pediatria em números: onde os esforços realmente valem ser colocados?
» 05/06/2018 - American Cancer Society reduz idade de rastreamento do câncer colorretal para 45 anos, antes a idade de início era aos 50 anos
» 30/05/2018 - Quantas crianças realmente têm pressão alta? O que mudou com as novas tabelas de referência para classificação da pressão arterial infantil?
» 25/05/2018 - Crescimento de 58% na incidência de câncer até 2035. Saiba como evitar a doença, de acordo com o relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF)
» 23/05/2018 - Falhas evitáveis em hospitais matam quase três brasileiros a cada cinco minutos


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.