news.med.br  -  Saúde
Saúde - 01/09/17
Artigo publicado pelo periódico Therapeutics and Clinical Risk Management aborda a importância da adesão do paciente aos cuidados com a sua saúde1 e fala sobre alguns pontos-chave a serem considerados para maximizar a adesão ao tratamento e melhorar a relação médico-paciente.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Saúde - 25/08/17
Campanha da Sociedade Brasileira de Hepatologia e da Sociedade Brasileira de Infectologia contra o vírus1 da hepatite2 C sugere que os profissionais de saúde3 de todas as especialidades incluam o exame ANTI-HCV nos exames de rotina de seus pacientes, em especial daqueles maiores de 40 anos de idade.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Saúde - 30/06/17
Sulforafano reduz a produção de glicose1 hepática2 e melhora o controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 23, ajudando a reduzir a glicemia4 destes pacientes.
1 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
4 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
   [Mais...]

Saúde - 28/06/17
No futuro, os aplicativos de música em dispositivos móveis, bem como a tecnologia de reabilitação baseada em música usando realidade virtual ou sistemas de estimulação adaptados à reabilitação motora, irão desempenhar um papel cada vez maior na recuperação de pacientes com distúrbios neurológicos.   [Mais...]
Saúde - 26/06/17
Fidget spinners viraram mania da criançada em todas as idades. Supõe-se que eles reduzam a ansiedade e o estresse e ajudem crianças com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e autismo. Alok Patel, médico e professor de pediatria clínica na Columbia University College of Physicians and Surgeons deu sua opinião a respeito desse novo brinquedo.   [Mais...]
Saúde - 23/06/17
Pesquisadores do Centro de Neuro-Oncologia Dana-Farber estão atacando os glioblastomas por um novo ângulo - transformando o sistema imunológico1 do paciente contra as células2 cancerígenas. A quimioterapia3 direcionada usa medicamentos para desativar proteínas4 que as células2 cancerosas precisam para crescer, já a imunoterapia estimula o sistema imunológico1 a reconhecer e matar células2 cancerosas.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]

Saúde - 13/06/17
Um estudo da Unicamp, coordenado pela pesquisadora Isabela Mateus Martins, mostrou que cerca de 40% dos compostos fenólicos da uva são desprezados junto com o bagaço da fruta durante o processo de produção de vinho no Brasil. Estes compostos podem ser benéficos ao organismo humano, reduzindo processos inflamatórios.   [Mais...]
Saúde - 06/06/17
A atuais recomendações da Academia Americana de Pediatria sobre o consumo de sucos de frutas por bebês1, crianças e adolescentes traz novas orientações sobre o consumo de suco de frutas e de bebidas à base de frutas para estas faixas etárias. Confira as principais.
1 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Saúde - 29/05/17
Um estudo realizado com ratos pode ajudar a explicar porque a dieta pode ser uma maneira ineficiente para perder peso: células1-chave do cérebro2 agem como um gatilho para evitar queimar calorias3 quando o alimento é escasso, fazendo nosso corpo compensar a redução de calorias3.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
   [Mais...]

Saúde - 24/05/17
O medicamento Truvada, já usado no tratamento de pessoas infectadas pelo vírus1 HIV2 ou vírus1 da imunodeficiência3 adquirida (AIDS), foi incorporado ao Sistema Único de Saúde4 (SUS) agora para ser usado na Profilaxia Pré-exposição5 (PrEP) ao HIV2. O medicamento será ofertado a populações com maior risco de infecção6 pelo vírus1. No entanto, esta medida não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
3 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Profilaxia pré-exposição: É uma maneira de as pessoas que não têm o HIV, mas que estão em risco de adquiri-lo, evitarem de contrair o HIV tomando um único comprimido (geralmente uma combinação de dois antirretrovirais) todos os dias. Esta preparação, quando feita de forma consistente, tem demonstrado reduzir o risco de infecção por HIV em indivíduos que estão em risco elevado, mais alto que 92%. Esta forma de prevenção é muito menos eficaz se não for tomada de forma consistente.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

» 23/05/2017 - Apenas um copo de vinho ou de outra bebida alcoólica por dia aumenta o risco de câncer de mama na pré-menopausa em 5% e o risco de câncer de mama na pós-menopausa em 9%
» 17/05/2017 - Anvisa registra o primeiro teste de farmácia para HIV
» 16/05/2017 - Consumo de iogurte está relacionado ao controle do equilíbrio energético, do peso corporal e da glicemia, publicado pelo European Journal of Clinical Nutrition
» 12/04/2017 - A exposição a retardadores de chama comuns pode aumentar o risco de carcinoma papilífero da tireoide
» 07/04/2017 - Prevalência do tabagismo e das doenças a ele atribuídas em 195 países e territórios (1990-2015): análise sistemática do estudo Global Burden of Disease Study 2015
» 28/03/2017 - Lapatinib e Trastuzumab reduzem significativamente o câncer de mama HER2 positivo, apresentado na EBCC-10
» 24/03/2017 - Estudo PREADViSE: vitamina E e selênio podem prevenir a doença de Alzheimer?
» 16/03/2017 - Dieta sem glúten pode estar associada a um risco aumentado de diabetes do tipo 2, apresentado na Lifestyle Scientific Sessions 2017 da American Heart Association
» 13/03/2017 - Dieta que beneficia o coração, do American College of Cardiology Foundation
» 07/03/2017 - Harmina ou "arruda da Síria" pode ser esperança para o tratamento de milhões de diabéticos, segundo artigo publicado online pela Nature Medicine


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar