news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 20/04/20
A COVID-19 pode não desaparecer em climas mais quentes, como os resfriados, e períodos repetidos de distanciamento social podem ser necessários, de acordo com novo estudo publicado por pesquisadores de Harvard na revista Science.   [Mais...]
Medical Journal - 17/04/20
A velocidade e o volume de ensaios clínicos1 lançados para investigar possíveis terapias para a COVID-19 destacam a necessidade e capacidade de produzir evidências de alta qualidade, mesmo no meio de uma pandemia2.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/04/20
Em estudo publicado pela Nature Medicine, estimou-se que 44% dos casos secundários de COVID-19 foram infectados durante o estágio pré-sintomático1 dos casos primários.
1 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/04/20
Estudo usou análise de domínio conservado, modelagem de homologia e acoplamento molecular para comparar os papéis biológicos de certas proteínas1 do novo coronavírus.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/04/20
Pesquisadores desenvolveram um modelo preditivo que pode prever o crescimento infantil1 com base na presença de vários biomarcadores. As crianças com crescimento restrito apresentaram atraso na maturidade metabólica em relação aos seus pares mais saudáveis.
1 Crescimento Infantil: Aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células. Controla-se principalmente o peso corporal, a estatura e o perímetro cefálico, com o objetivo de saber o quanto a criança ganhou ou perdeu em determinados intervalos de tempo e tendo por base um acompanhamento a longo prazo, através de anotações em gráficos ou curvas de crescimento. O pediatra precisa conhecer e analisar vários fatores referentes à criança e a sua família, como o peso e a altura dos pais, o padrão de crescimento deles, os dados da gestação, o peso e a estatura ao nascimento e a alimentação do bebê para avaliar a situação do crescimento de determinada criança. Não é simplesmente consultar gráficos. Somente o médico da criança pode avaliar seu crescimento. Uma criança pode estar fora da “faixa mais comum de referência“ e, ainda assim, ter um crescimento normal.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/04/20
Os pesquisadores da Stanford Medicine usaram altas doses de estimulação magnética, entregues em um cronograma acelerado e direcionados a neurocircuitos individuais, para tratar pacientes com depressão grave.   [Mais...]
Medical Journal - 08/04/20
Uma metanálise de efeitos aleatórios de estudos observacionais prospectivos, publicada pelo jornal Cancer1, da ACS, demonstrou que o alto consumo total de fibras foi associado a um risco reduzido de câncer1 de mama2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/04/20
Em estudo publicado pelo JAMA, entre 6 mães com COVID-19 confirmada, o SARS-CoV-2 não foi detectado na coleta de amostra da garganta1 ou no soro2 por RT-PCR3 em nenhum de seus recém-nascidos. No entanto, anticorpos4 específicos para o vírus5 foram detectados em amostras de soro2 neonatal.
1 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
2 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
3 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
4 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
5 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/04/20
Em estudo publicado pelo periódico Antiviral Research, a Ivermectina mostrou ser um inibidor do vírus1 causador da COVID-19 (SARS-CoV-2) in vitro e, portanto, exige uma investigação mais aprofundada para possíveis benefícios em humanos.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/04/20
Em estudo publicado pela Nature, cientistas de Stanford determinaram que, em camundongos, a azlocilina, um antibiótico aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos, eliminava as bactérias causadoras da doença de Lyme.   [Mais...]
» 03/04/2020 - Nature: as bactérias no intestino da mãe podem proteger os bebês contra alergias alimentares
» 02/04/2020 - Exame de sangue se mostra promissor para detectar cânceres de alta mortalidade mais cedo
» 30/03/2020 - Tratamento de cinco pacientes gravemente enfermos com COVID-19 com plasma convalescente
» 27/03/2020 - Lesão cardíaca está associada à mortalidade em pacientes hospitalizados com COVID-19 em trabalho com pacientes de Wuhan, China
» 24/03/2020 - The Lancet: o risco de tuberculose em crianças após exposição próxima
» 18/03/2020 - Polipose gastrointestinal pode estar associada à terapia para câncer na infância e em adultos jovens, publicado pelo Cancer Prevention and Research
» 17/03/2020 - NEJM: aspirina em baixa dose pode proteger contra o carcinoma hepatocelular e mortalidade relacionada ao fígado
» 13/03/2020 - Alcoólicos Anônimos e outros programas de 12 etapas para transtorno por uso de álcool
» 12/03/2020 - Retinopatia diabética pode indicar maior risco de derrame em diabéticos
» 10/03/2020 - Preditores e consequências do declínio da insulinoterapia em diabéticos tipo 2


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar