news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 30/04/21
A psilocibina pode ter propriedades antidepressivas, mas faltam comparações diretas entre essa substância e os tratamentos estabelecidos para a depressão. Agora, em um pequeno estudo em estágio inicial, publicado no The New England Journal of Medicine, a droga psicodélica psilocibina, encontrada em cogumelos alucinógenos, se mostrou tão boa na redução dos sintomas1 de depressão quanto o tratamento convencional com escitalopram. E, quando se trata de melhorar ativamente o bem-estar e a capacidade das pessoas de sentir prazer, a psilocibina pode ter tido um efeito mais poderoso.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/04/21
As características dos hematomas1 podem distinguir os ferimentos abusivos dos não abusivos em crianças pequenas? Neste estudo transversal de 2.161 crianças menores de 4,0 anos, publicado pelo JAMA Network Open, uma regra de decisão clínica para hematomas1 refinada e avaliada se mostrou 96% sensível e 87% específica para distinguir trauma abusivo de não abusivo em crianças pequenas com base nas características de seus hematomas1. De acordo com esses achados, crianças pequenas com achados afirmativos para qualquer um dos 3 componentes da regra correm maior risco de abuso e merecem avaliação adicional.
1 Hematomas: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/04/21
Aumentos relatados nos diagnósticos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são acompanhados por um crescente debate sobre os fatores subjacentes. O objetivo desse estudo, publicado no JAMA Network Open, foi identificar, avaliar e sintetizar sistematicamente as evidências sobre o sobrediagnóstico1 dessa doença em crianças e adolescentes. Foram encontradas evidências convincentes de que o TDAH é sobrediagnosticado nessa população. Para indivíduos com sintomas2 mais leves, em particular, os danos associados a um diagnóstico3 de TDAH podem muitas vezes superar os benefícios.
1 Sobrediagnóstico: Diagnóstico de uma doença que nunca provocará sintomas ou a morte de um(a) paciente.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Medical Journal - 27/04/21
Cientistas da Queen Mary University of London descobriram uma nova maneira de privar as células1 cancerosas do cérebro2 de energia para evitar um maior crescimento. O meduloblastoma é o tumor3 cerebral pediátrico maligno mais comum. A pesquisa, publicada na revista Nature Communications, analisa o hexafosfato de inositol (IP6), um composto de ocorrência natural presente em quase todas as plantas e animais, e mostrou como ele inibe o meduloblastoma e pode ser combinado com a quimioterapia4 para matar as células1 tumorais.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/04/21
Mais de 30 milhões de crianças em todo o mundo sofrem de desnutrição1 aguda moderada. Os tratamentos atuais têm eficácia limitada e muito permanece desconhecido sobre a patogênese2 dessa condição. Crianças com desnutrição1 aguda moderada têm desenvolvimento perturbado de sua microbiota3 intestinal. Neste estudo, publicado pelo The New England Journal of Medicine, as taxas de mudança nos escores Z de peso para comprimento e peso para idade foram consistentes com um benefício do protótipo de alimento complementar direcionado à microbiota3 para o crescimento.
1 Desnutrição: Estado carencial produzido por ingestão insuficiente de calorias, proteínas ou ambos. Manifesta-se por distúrbios do desenvolvimento (na infância), atrofia de tecidos músculo-esqueléticos e caquexia.
2 Patogênese: Modo de origem ou de evolução de qualquer processo mórbido; nosogenia, patogênese, patogenesia.
3 Microbiota: Em ecologia, chama-se microbiota ao conjunto dos microrganismos que habitam um ecossistema, principalmente bactérias, protozoários e outros microrganismos que têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes. Fazem parte da microbiota humana uma quantidade enorme de bactérias que vivem em harmonia no organismo e auxiliam a ação do sistema imunológico e a nutrição, por exemplo.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/04/21
O exercício pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo1 em pacientes de alto risco com doença de Parkinson2 inicial, sugere uma nova pesquisa publicada na revista Neurology. Os investigadores descobriram que os pacientes com Parkinson que eram portadores do alelo3 APOE ε4 tinham maior declínio cognitivo1 em comparação com os não portadores de APOE ε4, mas os resultados também revelaram que a atividade física mais elevada parecia retardar o declínio cognitivo1 neste grupo de maior risco. Assim, o estudo concluiu que o aumento da atividade física atenuou a vulnerabilidade relacionada ao APOE ε4 ao declínio cognitivo1 precoce em pacientes com doença de Parkinson2.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.
3 Alelo: 1. Que ocupa os mesmos loci (locais) nos cromossomos (diz-se de gene). 2. Em genética, é cada uma das formas que um gene pode apresentar e que determina características diferentes.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/04/21
Uma análise do registro CLARIFY, publicada no European Journal of Preventive Cardiology, está fornecendo aos médicos mais informações sobre o impacto do diabetes1 em pacientes com síndromes coronarianas crônicas. O estudo descobriu que pacientes com síndromes coronarianas crônicas eram 3 vezes mais propensos a ter diabetes1, e também revelou que esses pacientes tinham um risco muito maior de eventos cardiovasculares futuros, incluindo acidente vascular cerebral2, infarto do miocárdio3 e morte cardiovascular. Esses resultados foram observados em várias regiões geográficas e etnias, apesar das disparidades marcantes na prevalência4 de diabetes1.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
3 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
4 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/04/21
Grande estudo caso-controle publicado pelo Journal of the American College of Cardiology acompanhou pacientes com lúpus1 eritematoso2 sistêmico3 e controles pareados para examinar o risco a longo prazo e o prognóstico4 associados a desfechos cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca5. Descobriu-se que pacientes com lúpus1 tiveram um risco quase duas vezes maior de desenvolver insuficiência cardíaca5 em comparação com seus controles pareados. Além disso, eles tinham maior risco de desenvolver tromboembolismo6 venoso, fibrilação atrial, AVC isquêmico7 e um composto de colocação de cardioversor-desfibrilador implantável / parada cardíaca / arritmias8 ventriculares.
1 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
2 Eritematoso: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
3 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
4 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
5 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
6 Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.
7 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
8 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/04/21
Uma pesquisa recente, publicada pelo The British Medical Journal, teve como objetivo quantificar as taxas de disfunção orgânica específica em indivíduos com covid-19 após a alta hospitalar em comparação com um grupo de controle pareado da população em geral. Ao longo de um acompanhamento médio de 140 dias, quase um terço dos indivíduos que tiveram alta hospitalar após covid-19 aguda foram readmitidos e mais de 1 em 10 morreram após a alta, com esses eventos ocorrendo em taxas quatro e oito vezes maiores, respectivamente, do que no grupo de controle pareado.   [Mais...]
Medical Journal - 20/04/21
Resultados de estudo, publicado pelo The Lancet Psychiatry, demonstraram que, entre mais de 235 mil pacientes com diagnóstico1 de COVID-19, a incidência2 estimada de um diagnóstico1 neurológico ou psiquiátrico nos 6 meses seguintes foi de 33,62%, com 12,84% recebendo o primeiro diagnóstico1 deste tipo. Para pacientes3 que foram admitidos em uma UTI, a incidência2 estimada de um diagnóstico1 foi 46,42%, e para um primeiro diagnóstico1 foi 25,79%. Transtorno de ansiedade foi o diagnóstico1 individual mais comum, seguido de acidente vascular cerebral4 isquêmico5.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
5 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
   [Mais...]

» 19/04/2021 - Alguns padrões de mudança de peso materno desde a pré-gravidez até 18 meses após o parto podem aumentar risco subsequente de hipertensão e doença cardiovascular
» 16/04/2021 - Estudo mostra atrasos preocupantes no diagnóstico de tuberculose nos Estados Unidos, o que pode contribuir para maior probabilidade de transmissão da infecção
» 15/04/2021 - Em pacientes com câncer, a obesidade está associada ao aumento da mortalidade geral e específica por câncer
» 15/04/2021 - Consultas pós-operatórias virtuais para cirurgias de baixo risco se mostraram não inferiores às consultas presenciais
» 14/04/2021 - Citorredução secundária seguida de quimioterapia no câncer de ovário recidivante sensível à platina melhora a sobrevida livre de progressão da doença
» 13/04/2021 - Pacientes com psoríase podem ter até 50% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, com risco aumentado de acordo com a gravidade da condição na pele
» 13/04/2021 - Adicionar icosapent ethyl à terapia com estatinas reduz o risco de AVC em 36%, conclui estudo
» 12/04/2021 - Uso de corticosteroides tópicos potentes ou muito potentes foi associado a um risco aumentado de osteoporose e fratura osteoporótica maior
» 12/04/2021 - Uma breve intervenção de feedback por vídeo com os pais pode reduzir problemas de comportamento em crianças pequenas
» 09/04/2021 - Maioria das pessoas que tiveram COVID-19 pela infecção com a cepa original do SARS-CoV-2 está protegida de contraí-la novamente por pelo menos 6 meses


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos