news.med.br  -  Medical Journal
Em um estudo publicado no Blood Cancer1 Journal, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) relatam a descoberta de um possível novo tratamento para leucemias agudas. A molécula sintética denominada THZ-P1-2 é um inibidor das proteínas2 PIP4K2s e foi capaz de eliminar mais de 80% dos tumores em ensaios ex vivo, feitos com células3 retiradas de pacientes.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

O cabelo1 fica grisalho quando as células-tronco2 produtoras de melanina3 param de funcionar adequadamente. Um novo estudo em camundongos, mas com implicações para as pessoas e publicado na revista Nature, fornece uma imagem mais clara das falhas celulares que deixam os cabelos brancos. Os resultados identificam um novo modelo em que a desdiferenciação é parte integrante da manutenção homeostática das células-tronco2 e sugerem que a modulação da mobilidade de células-tronco2 de melanócitos4 pode representar uma nova abordagem para a prevenção do envelhecimento do cabelo1.
1 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
2 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
3 Melanina: Cada uma das diversas proteínas de cor marrom ou preta, encontrada como pigmento em vegetais e animais.
4 Melanócitos: Células da pele que produzem o pigmento melanina.
   [Mais...]

Pesquisadores relataram a criação de um coquetel de diferentes moléculas semelhante a um medicamento que regenerou com sucesso as células1 ciliadas em um modelo de camundongo a partir da reprogramação de uma série de vias genéticas dentro do ouvido interno2. Os pesquisadores esperam que suas novas descobertas, publicadas na revista PNAS, possam um dia abrir caminho para ensaios clínicos3 de uma terapia genética que pode ser administrada a pessoas com perda auditiva.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Ouvido interno: Atualmente denominado orelha interna está localizado na porção petrosa do osso temporal, recebe terminações nervosas do nervo coclear e vestibular, sendo parte essencial dos órgãos da audição e equilíbrio. É constituído de três estruturas: labirinto membranoso (endolinfático), labirinto ósseo (perilinfático) e cápsula ótica.
3 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Usando várias grandes coortes de neuroimagem clínica e de base populacional, pesquisadores identificaram uma base neural compartilhada para vários transtornos mentais, a saber, o fator neuropsicopatológico. Esse fator geneticamente determinado pode representar um atraso no desenvolvimento dos circuitos neurais cerebrais na região pré-frontal, levando a uma função executiva1 deficiente. As descobertas foram publicadas na revista Nature Medicine.
1 Função executiva: Também conhecida como controle cognitivo ou sistema supervisor atencional é um conceito neuropsicológico que se aplica ao processo cognitivo responsável pelo planejamento e execução de atividades, que podem incluir, por exemplo, a iniciação de tarefas, memória de trabalho, atenção sustentada e inibição de impulsos.
   [Mais...]

O possível impacto terapêutico das mudanças na dieta em doenças mentais existentes é amplamente desconhecido. Usando um projeto de ensaio controlado randomizado1, o objetivo deste estudo, publicado no BMC Medicine, foi investigar a eficácia de um programa de melhoria dietética para o tratamento de episódios depressivos maiores. Os resultados indicam que a melhora na dieta pode fornecer uma estratégia de tratamento eficaz e acessível para o manejo desse transtorno mental altamente prevalente, cujos benefícios podem se estender ao manejo de comorbidades2 comuns.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
   [Mais...]

A revisão, publicada na revista Frontiers in Nutrition, aponta que, no contexto das mudanças atuais, urbanização, globalização, incluindo a indústria alimentar, e mudanças nos estilos de vida e hábitos alimentares das pessoas, as correlações entre estes fenômenos e o seu impacto no estado mental tornam-se importantes. O maior potencial terapêutico é visto na dieta racional, atividade física, uso de psicobióticos e consumo de antioxidantes. A pesquisa também mostra que existem intervenções nutricionais com potencial psicoprotetor.   [Mais...]
Estudo publicado na revista Scientific Reports teve como objetivo determinar se a N-acetilcisteína1 poderia atenuar in vivo a oxidação de LDL2 e inibir a aterosclerose3. O estudo demonstrou que a N-acetilcisteína1 atenuou a oxidação in vivo de LDL2 nativa e a formação de espécies reativas do oxigênio a partir de LDL2 oxidada, associadas à diminuição da formação de placas4 ateroscleróticas na hiperlipidemia5.
1 Acetilcisteína: Derivado N-acetil da cisteína. É usado como um agente mucolítico para reduzir a viscosidade das secreções mucosas.
2 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada “mau colesterol“.
3 Aterosclerose: Tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de ateroma sobre a parede das artérias.
4 Placas: 1. Lesões achatadas, semelhantes à pápula, mas com diâmetro superior a um centímetro. 2. Folha de material resistente (metal, vidro, plástico etc.), mais ou menos espessa. 3. Objeto com formato de tabuleta, geralmente de bronze, mármore ou granito, com inscrição comemorativa ou indicativa. 4. Chapa que serve de suporte a um aparelho de iluminação que se fixa em uma superfície vertical ou sobre uma peça de mobiliário, etc. 5. Placa de metal que, colocada na dianteira e na traseira de um veículo automotor, registra o número de licenciamento do veículo. 6. Chapa que, emitida pela administração pública, representa sinal oficial de concessão de certas licenças e autorizações. 7. Lâmina metálica, polida, usualmente como forma em processos de gravura. 8. Área ou zona que difere do resto de uma superfície, ordinariamente pela cor. 9. Mancha mais ou menos espessa na pele, como resultado de doença, escoriação, etc. 10. Em anatomia geral, estrutura ou órgão chato e em forma de placa, como uma escama ou lamela. 11. Em informática, suporte plano, retangular, de fibra de vidro, em que se gravam chips e outros componentes eletrônicos do computador. 12. Em odontologia, camada aderente de bactérias que se forma nos dentes.
5 Hiperlipidemia: Condição em que os níveis de gorduras e colesterol estão mais altos que o normal.
   [Mais...]

Acreditava-se que um tipo de DNA circular não encontrado nos cromossomos1, chamado DNA extracromossômico, fosse encontrado exclusivamente no câncer2. Agora, sua descoberta em tecido3 não canceroso sugere que ele pode ter um papel ativo precoce na transformação maligna. No novo estudo, publicado na revista Nature, pesquisadores relatam a descoberta de DNA extracromossômico em tecido3 esofágico não canceroso que está predisposto ao desenvolvimento de câncer2 e fornecem evidências de que esse DNA pode ajudar a tornar o tecido3 não canceroso em canceroso.
1 Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
   [Mais...]

O envelhecimento parece afetar os processos celulares da mesma forma em cinco tipos de vida muito diferentes – humanos, moscas-das-frutas, ratos, camundongos e vermes – de acordo com um estudo publicado na revista Nature. Os pesquisadores relatam que alterações associadas ao envelhecimento no alongamento transcricional influenciam a longevidade. As descobertas podem ajudar a explicar o que impulsiona o envelhecimento e oferecer sugestões de como revertê-lo.   [Mais...]
Testes cuidadosos mostraram às pessoas quais medicamentos para baixar a pressão arterial1 (PA) funcionaram melhor para elas, um passo inicial para tornar o tratamento personalizado para hipertensão2 uma realidade potencial. No estudo randomizado3 PHYSIC, com resultados publicados no JAMA, pacientes hipertensos tomando um de quatro medicamentos em ordem aleatória produziram diferentes respostas na PA sistólica diurna ambulatorial. Em média, a monoterapia personalizada mostrou o potencial de fornecer uma redução adicional de 4,4 mmHg da PA sistólica.
1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
3 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
   [Mais...]

» Certos analgésicos foram associados à insuficiência cardíaca no diabetes tipo 2
» Pesquisadores identificam fonte de exaustão de células imunes que diminui a eficácia das terapias com células T contra o câncer
» Novos antibióticos que mudam de forma podem combater infecções mortais
» Jogar videogames violentos não aumenta significativamente a agressividade dos jogadores ao longo do tempo
» Médicos realizaram uma cirurgia cerebral inédita em um feto no útero para reparar um vaso sanguíneo malformado
» Problemas de sono da infância até a adolescência estão ligados a pior saúde mental
» Problemas do sono, incluindo cochilos longos e apneia, aumentam o risco de AVC
» Circuitos cerebrais ligados ao hábito podem estar perturbados em pessoas com transtornos alimentares
» Cacau pode reduzir a resistência à insulina e o dano oxidativo
» O exercício pode ajudar a neutralizar os efeitos prejudiciais de um sono ruim


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos