news.med.br  -  Medical Journal
Mais de 20 anos depois que os cientistas divulgaram pela primeira vez um rascunho da sequência do genoma humano, o livro da vida recebeu uma reescrita há muito esperada. Uma edição mais precisa e inclusiva do nosso código genético foi publicada na revista Nature, marcando um passo importante em direção a uma compreensão mais profunda da biologia humana e da medicina personalizada para pessoas de uma ampla variedade de origens raciais e étnicas. O novo “pangenoma” incorpora sequências genéticas quase completas de 47 homens e mulheres de diversas origens.   [Mais...]
Uma vacina1 de mRNA personalizada, usada em combinação com um inibidor de checkpoint imunológico e quimioterapia2 após a cirurgia, induziu uma resposta imune em metade dos pacientes com adenocarcinoma3 ductal pancreático (ACDP) tratados, mostrou um pequeno estudo de fase I publicado na revista Nature. Em um acompanhamento médio de 18 meses após a cirurgia, oito pacientes que tiveram respostas imunes ao cevumeran autógeno tiveram uma sobrevida4 livre de recorrência5 (não alcançada) significativamente mais longa em comparação com uma média de 13,4 meses nos oito pacientes que não tiveram resposta.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
3 Adenocarcinoma: É um câncer (neoplasia maligna) que se origina em tecido glandular. O termo adenocarcinoma é derivado de “adeno”, que significa “pertencente a uma glândula” e “carcinoma”, que descreve um câncer que se desenvolveu em células epiteliais.
4 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
5 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
   [Mais...]

Um novo antibiótico não só é mais eficaz do que os tratamentos de primeira linha para infecções1 por Clostridium difficile, como também reduz significativamente o risco de reinfecção, de acordo com estudos em camundongos cujos resultados foram publicados na revista PNAS. Os pesquisadores investigaram o composto oxadiazol 1, que protegeu camundongos infectados por C. difficile da morte cerca de 30% melhor do que a vancomicina. Camundongos tratados com oxadiazol 1 também não apresentaram esporos2 quantificáveis e não tiveram reinfecções durante o período do estudo.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Esporos: Estruturas unicelulares e uninucleares, resistentes ao calor e à dessecação, capazes de germinar em determinadas condições e reproduzirem assexuadamente o indivíduo que as originou.
   [Mais...]

A adição de cloridrato de esmolol tópico1 ao tratamento padrão (TP) melhorou significativamente a cicatrização de úlceras2 de pé diabético, mostrou um estudo randomizado3 de fase III da Índia, publicado no JAMA Network Open. Durante uma fase de tratamento de 12 semanas, 60,3% dos pacientes alcançaram o fechamento alvo da úlcera4 com esmolol mais TP em comparação com 41,7% daqueles tratados apenas com TP.
1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
3 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
   [Mais...]

Pesquisadores desenvolveram células-tronco1 que não provocam uma resposta imune destrutiva e as usaram para produzir células2 do pâncreas3 para tratar camundongos com uma forma de diabetes tipo 14. As descobertas foram publicadas na revista Nature Biotechnology. A equipe desenvolveu uma técnica para alterar geneticamente as células2 para que se tornem invisíveis ao sistema imunológico5. O resultado é mais um passo no caminho para o tratamento de uma série de condições médicas com tecidos ou órgãos que podem ser usados “direto da prateleira”, em vez de terem que ser feitos do zero para cada pessoa.
1 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
4 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
5 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
   [Mais...]

De acordo com um estudo publicado na revista BMC Medicine, o sono não REM parece ser um fator protetor de reserva cognitiva1, moderando o efeito da alta carga amiloide na função de memória em pessoas com doença de Alzheimer2. Ao contrário de muitos outros fatores de reserva cognitiva1 (por exemplo, anos de educação, complexidade do trabalho anterior), o sono é um fator modificável. Como tal, representa uma possibilidade de intervenção que pode auxiliar na preservação da função cognitiva1 face3 à patologia4 da doença de Alzheimer2, tanto no momento presente como longitudinalmente.
1 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
3 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
4 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
   [Mais...]

Foi relatado na revista Nature Medicine o segundo caso mundial de resistência extrema comprovada à doença de Alzheimer1 autossômica2 dominante, sugerindo uma nova maneira de retardar a progressão da doença. Pesquisadores identificaram duas pessoas da mesma comunidade colombiana com genes que tanto promovem quanto previnem a doença de Alzheimer1 de início precoce – uma descoberta que pode levar a novos tratamentos. A experiência dessas pessoas sugere que a proteína tau pode ser tão crucial, senão mais, do que a principal suspeita atual, a proteína beta amiloide.
1 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
2 Autossômica: 1. Referente a autossomo, ou seja, ao cromossomo que não participa da determinação do sexo; eucromossomo. 2. Cujo gene está localizado em um dos autossomos (diz-se da herança de características). As doenças gênicas podem ser classificadas segundo o seu padrão de herança genética em: autossômica dominante (só basta um alelo afetado para que se manifeste a afecção), autossômica recessiva (são necessários dois alelos com mutação para que se manifeste a afecção), ligada ao cromossomo sexual X e as de herança mitocondrial (necessariamente herdadas da mãe).
   [Mais...]

Em um novo estudo, publicado no JAMA Cardiology, os indivíduos com cardiomiopatia hipertrófica que se exercitam vigorosamente não tiveram uma maior mortalidade1 ou uma maior incidência2 de arritmias3 ventriculares associadas. Esses dados, portanto, não suportam a restrição universal de exercícios vigorosos para indivíduos com essa condição cardíaca.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
   [Mais...]

A escoliose1 foi associada à alteração da função cardíaca e ao aumento de eventos cardíacos entre adultos no UK Biobank, de acordo com um estudo publicado no jornal científico Open Heart. Em comparação com colegas sem escoliose1, aqueles com tal curvatura lateral da coluna exibiram um maior risco vitalício de eventos cardiovasculares adversos maiores, causados por insuficiência cardíaca2 e fibrilação atrial. As pessoas com escoliose1 também tiveram um risco maior ao longo da vida de esforço diastólico alterado.
1 Escoliose: Deformidade no alinhamento da coluna vertebral, que produz uma curvatura da mesma para um dos lados. Pode ser devido a distúrbios ósteo-articulares e a problemas posturais.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
   [Mais...]

Neste estudo, publicado na revista Nature, pesquisadores mostram que os gliomas malignos podem crescer modificando os circuitos cerebrais, tirando assim a função cognitiva1 de seu hospedeiro e, por fim, levando à morte. Essas descobertas podem levar a abordagens fundamentalmente novas para o tratamento de glioma e fornecer um meio de limitar o declínio cognitivo2 em indivíduos afetados.
1 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

» Dispositivo de ultrassom é capaz de abrir a barreira hematoencefálica para que medicamentos cheguem a tumores agressivos
» Depressão grave foi associada a um maior risco de doença física
» Conferir as redes sociais constantemente pode afetar o desenvolvimento do cérebro em adolescentes
» Pesquisadores identificam possível novo risco para câncer de mama
» Homem com paralisia pode andar ativando implantes de coluna com sua mente
» Estudo aponta para nova classe de medicamentos para leucemia aguda, capaz de eliminar 80% dos tumores
» Um mau funcionamento em células-tronco adultas pode ser a causa do cabelo ficar grisalho
» Cientistas regeneram células ciliadas que permitem a audição, se aproximando de uma terapia genética para perda auditiva
» A falta de "poda" dos neurônios pode estar por trás de muitas condições relacionadas ao cérebro
» A melhoria na dieta se mostrou uma estratégia eficaz no manejo da depressão


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos