Gostou do artigo? Compartilhe!

Circuitos cerebrais ligados ao hábito podem estar perturbados em pessoas com transtornos alimentares

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Novo estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, aponta que partes do cérebro1 associadas à formação de hábitos parecem extraordinariamente ativas em pessoas com distúrbios alimentares.

Varreduras cerebrais de pessoas com transtorno de compulsão alimentar ou bulimia2 mostram atividade alterada nessas áreas ligadas à formação de hábitos e sugerem novas possibilidades para tratamentos de transtornos alimentares.

Alterações nos circuitos do hábito na compulsão alimentar

Foi proposto que os circuitos neurais do hábito podem contribuir para o comportamento alimentar desordenado, embora essa hipótese permaneça difícil de testar. Wang et al. agora relatam que a conectividade de uma sub-região do cérebro1 estriado envolvida no circuito do hábito é alterada em indivíduos com compulsão alimentar recorrente.

Esses indivíduos também mostraram redução do potencial de ligação do receptor D2/3 da dopamina3 na região estriatal e microestrutura alterada da substância cinzenta do putâmen, sugerindo ainda alteração na regulação do hábito neural.

Um envolvimento do circuito neural relacionado ao hábito no comportamento de compulsão alimentar poderia potencialmente ter ramificações diagnósticas e terapêuticas para pacientes4 com esse distúrbio.

Leia sobre "Principais transtornos mentais", "Visão5 geral de alguns transtornos alimentares" e "O comer compulsivo".

Resumo

Mecanismos baseados em circuitos que medeiam o desenvolvimento e a execução de comportamentos habituais envolvem interações corticais-estriatais complexas que foram investigadas em modelos animais e, mais recentemente, em humanos.

No entanto, como os circuitos cerebrais humanos envolvidos na formação de hábitos podem ser perturbados em transtornos psiquiátricos ainda não está claro.

Primeiro, identificou-se as localizações do putâmen sensório-motor e do núcleo caudado6 associativo no cérebro1 humano usando tratografia probabilística a partir de dados do Human Connectome Project.

Descobriu-se que a conectividade multivariada do putâmen sensório-motor foi alterada em humanos com transtorno da compulsão alimentar periódica e bulimia2 nervosa, e que o grau de alteração se correlacionou com a gravidade do comportamento alimentar desordenado.

Além disso, a extensão dessa aberração do circuito correlacionou-se com a difusividade média no putâmen sensório-motor e diminuiu o potencial de ligação do receptor D2/3 da dopamina3 basal no estriado, consistente com alterações microestruturais relatadas anteriormente e sinalização de dopamina3 mediando o aprendizado do hábito em modelos animais.

Essas descobertas sugerem um circuito neural que liga o aprendizado de hábitos e o comportamento de compulsão alimentar em humanos, o que poderia, em parte, explicar o comportamento resistente ao tratamento comum a transtornos alimentares e outras condições psiquiátricas.

 

Fontes:
Science Translational Medicine, Vol. 15, Nº 689, em 29 de março de 2023.
Nature, notícia publicada em 04 de abril de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Circuitos cerebrais ligados ao hábito podem estar perturbados em pessoas com transtornos alimentares. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1436745/circuitos-cerebrais-ligados-ao-habito-podem-estar-perturbados-em-pessoas-com-transtornos-alimentares.htm>. Acesso em: 28 mar. 2024.

Complementos

1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Bulimia: Ingestão compulsiva de alimentos, em geral seguida de indução do vômito ou uso abusivo de laxantes. Trata-se de uma doença psiquiátrica, que faz parte dos chamados Transtornos Alimentares, juntamente com a Anorexia Nervosa, à qual pode estar associada.
3 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
4 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
6 Núcleo Caudado: Massa cinzenta, alongada, do neoestriado que se localiza adjacentemente ao ventrículo lateral do cérebro.
Gostou do artigo? Compartilhe!