Estudos sobre o envelhecimento em cinco animais sugerem como reverter o declínio
O envelhecimento parece afetar os processos celulares da mesma forma em cinco tipos de vida muito diferentes – humanos, moscas-das-frutas, ratos, camundongos e vermes – de acordo com um estudo publicado na revista Nature. Os pesquisadores relatam que a suavização dos “redutores de velocidade” em uma importante via celular parece estar implicada no envelhecimento.
As descobertas podem ajudar a explicar o que impulsiona o envelhecimento e oferecer sugestões de como revertê-lo.
Leia sobre "O processo de envelhecimento" e "Longevidade - o que é".
O artigo descreve como alterações associadas ao envelhecimento no alongamento transcricional influenciam a longevidade.
A homeostase fisiológica1 torna-se comprometida durante o envelhecimento, como resultado do comprometimento de processos celulares, incluindo transcrição e splicing2 de RNA. No entanto, os mecanismos moleculares que levam à perda da fidelidade transcricional são até agora indescritíveis, assim como as formas de preveni-la.
Neste estudo, pesquisadores traçaram o perfil e analisaram mudanças relacionadas ao envelhecimento em todo o genoma nos processos de transcrição em diferentes organismos: nematoides, moscas-das-frutas, camundongos, ratos e humanos.
A velocidade média de alongamento transcricional (velocidade da RNA polimerase II) aumentou com a idade em todas as cinco espécies. Juntamente com essas mudanças na velocidade de alongamento, observou-se mudanças no splicing2, incluindo uma redução de transcritos unspliced e a formação de RNAs mais circulares.
Duas intervenções que prolongam a expectativa de vida3, restrição alimentar e redução da sinalização de insulina4-IGF, reverteram a maioria dessas mudanças relacionadas ao envelhecimento.
Variantes genéticas na RNA polimerase II que reduziram sua velocidade em vermes e moscas aumentaram sua expectativa de vida3. Da mesma forma, a redução da velocidade da RNA polimerase II pela superexpressão dos componentes das histonas, para combater as alterações associadas à idade no posicionamento do nucleossomo, também estendeu a vida útil das moscas e o potencial de divisão das células5 humanas.
Essas descobertas revelam mecanismos moleculares fundamentais subjacentes ao envelhecimento animal e intervenções que prolongam a expectativa de vida3, e apontam para possíveis medidas preventivas.
Veja também sobre "Genética - alguns conceitos básicos".
Fonte: Nature, publicação em 12 de abril de 2023.