news.med.br
-
Pharma News
Pesquisadores e ativistas nas trincheiras da longa luta contra o HIV1 receberam uma rara notícia emocionante recentemente: os resultados de um grande ensaio clínico na África mostraram que uma injeção2 semestral de um novo medicamento antiviral deu às mulheres jovens proteção total contra o vírus3. A injeção2 pode anunciar um avanço na proteção da população que tem as maiores taxas de infecção4. No ensaio que avaliou a injeção2 semestral de lenacapavir, produzida pela Gilead, nenhuma das 2.134 mulheres no braço do ensaio que recebeu lenacapavir contraiu HIV1.
[Mais...]
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou a primeira vacina1 de RNA mensageiro (RNAm) para o vírus2 sincicial respiratório (VSR), a mRNA-1345 (mRESVIA), para pessoas com 60 anos ou mais para proteção contra doenças do trato respiratório inferior, anunciou a farmacêutica Moderna em um comunicado à imprensa. A aprovação é baseada nos resultados do ensaio de fase III ConquerRSV, publicados no The New England Journal of Medicine.
[Mais...]
Pesquisadores estão usando novas moléculas, células1 imunológicas projetadas e terapia genética para matar células1 senescentes2 e tratar doenças relacionadas à idade. Em um estudo recente, publicado na revista Nature Medicine, forneceu-se evidências de que uma carga elevada de células1 senescentes2 na retina3 desencadeia características fundamentais da patologia4 do edema macular5 diabético (EMD) e realizou-se um teste inicial de terapia senolítica em pacientes com EMD. Foi desenvolvido um medicamento, chamado foselutoclax, que se mostrou capaz de reduzir o vazamento vascular6 retiniano induzido por diabetes7 e preservar a função retiniana em camundongos.
[Mais...]
Uma vacina1 experimental contra a clamídia (CTH522) induziu anticorpos2 neutralizantes em todos os participantes que a receberam, e sem grandes preocupações de segurança, mostraram os resultados de um ensaio de fase I publicado no The Lancet Infectious Diseases. Ocorreu uma taxa de soroconversão de 100% com aumento de quatro vezes em todos os grupos que receberam CTH522, uma vacina1 recombinante contendo a principal membrana externa de Chlamydia trachomatis, sem soroconversão em receptores de placebo3.
[Mais...]
Uma pessoa recebeu pela primeira vez um tratamento experimental que, se for bem sucedido, irá levá-la a desenvolver um fígado em miniatura adicional, que crescerá em um linfonodo1 da própria pessoa. O procedimento, desenvolvido pela empresa de biotecnologia LyGenesis, marca o início de um ensaio clínico destinado a pessoas cujo fígado2 está falhando, mas que não receberam um transplante de órgão. Em um comunicado, a empresa anunciou que um voluntário inicial com insuficiência hepática3 recebeu uma injeção4 de células5 de doadores para transformar um de seus gânglios linfáticos6 em um segundo fígado2, mas levará meses até sabermos se o fígado2 em miniatura substitui totalmente a função hepática7.
[Mais...]
Um regime de vacina1 de três doses preveniu infecções2 pelo vírus3 da hepatite4 E (HEV) com alta eficácia em adultos ao longo de 10 anos, concluiu um ensaio de fase III da China, com resultados publicados no The Lancet. A vacina1 HEV239, vendida sob o nome Hecolin, teve uma taxa de eficácia de 83,1% na análise de intenção de tratar modificada do estudo e 86,6% em uma análise por protocolo durante esse período.
[Mais...]
Um menino de 11 anos foi a primeira pessoa nos EUA a receber uma terapia genética experimental conhecida como AK-OTOF para surdez congênita1. O tratamento foi um sucesso, segundo comunicado da empresa Akouos, subsidiária da Eli Lilly. O tratamento genético tem como alvo um tipo específico de surdez congênita1 e em breve será testado em crianças mais novas. O objetivo da terapia genética é substituir o gene mutante da otoferlina nos ouvidos dos pacientes por um gene funcional. A terapia genética desenvolvida consiste em um vírus2 inofensivo que transporta novos genes de otoferlina em duas gotas de líquido que são delicadamente injetadas ao longo da cóclea, entregando os genes a cada célula3 ciliada. Segundo o comunicado de imprensa, a restauração auditiva foi observada dentro de 30 dias após uma única administração de AK-OTOF.
[Mais...]
A FDA dos Estados Unidos aprovou o gel tópico1 de triterpenos de bétula (Filsuvez) para o tratamento da epidermólise bolhosa (EB), anunciou a Chiesi Global Rare Diseases. A aprovação estipula o uso para feridas de espessura parcial em pacientes adultos e pediátricos com pelo menos 6 meses de idade com EB distrófica e EB juncional. O apoio para a aprovação veio do ensaio internacional randomizado2 de fase III EASE, que comparou o gel de triterpenos de bétula com um gel de controle em 223 pacientes com EB, incluindo 156 pacientes pediátricos. O estudo atingiu o objetivo primário, mostrando que 41,3% dos pacientes tratados com o gel ativo alcançaram o primeiro fechamento completo da ferida alvo em 45 dias, em comparação com 28,9% do grupo controle.
[Mais...]
As empresas farmacêuticas Alnylam e Roche anunciaram que seu medicamento experimental de RNA de interferência (RNAi) que tem como alvo o angiotensinogênio reduziu a pressão arterial sistólica1 média dos pacientes. Os pacientes nos braços do zilebesiran do estudo KARDIA-1 observaram reduções na pressão arterial sistólica1 de mais de 15 mmHg 3 meses após a administração e continuaram a mostrar uma redução sustentada até 6 meses após a administração subcutânea2 do medicamento, atingindo o desfecho primário do ensaio de fase 2.
[Mais...]
Um tratamento contra o câncer1 que salva vidas pode, por si só, causar câncer1, informou a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos em um comunicado. O tratamento, denominado CAR-T, foi aprovado pela primeira vez em novembro de 2017 para cânceres do sangue2 potencialmente fatais. Mas a FDA afirmou que recebeu 19 relatos de novos tipos de câncer1 no sangue2 em pacientes que receberam o tratamento. Dessa forma, a agência lançou uma investigação sobre o que chamou de risco sério de malignidades de células3 T em pacientes tratados com terapias de células3 T com receptor de antígeno4 quimérico autólogo (CAR) visando o antígeno4 de maturação de células3 B (BCMA) ou CD19.
[Mais...]
|