Anvisa aprova o Mounjaro (tirzepatida): medicamento para diabetes tipo 2 também promove perda de peso
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 25/09/2023 o medicamento Mounjaro (tirzepatida), fabricado pela farmacêutica Eli Lilly. O medicamento é indicado como adjuvante à dieta e exercícios para melhorar o controle glicêmico de adultos com diabetes mellitus1 tipo 2.
Em ensaios clínicos2, além de reduzir efetivamente a HbA1c3, o receptor de GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose4) e agonista5 do receptor GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon6) ajudou pessoas com sobrepeso7 ou obesidade8 a perder peso significativo.
A publicação da Anvisa informa que, com a redução da hemoglobina glicada9 promovida pelo medicamento, espera-se que seja observada uma redução do risco de doença microvascular10 a longo prazo, prevenindo cegueira, insuficiência renal11 com necessidade de diálise12 e amputação13 devido à neuropatia14. O diabetes tipo 215 é uma das principais causas dessas condições e essas complicações são as principais causas de óbito16 na maioria dos países.
O efeito de perda de peso corporal foi observado também em pessoas sem diabetes17 no ensaio clínico de fase III SURMOUNT-1 de 72 semanas: as pessoas que tomaram 15 mg do injetável uma vez por semana perderam em média 22,5% do peso corporal – representando uma perda média de 24 kg.
Mesmo em doses mais baixas do medicamento, as reduções médias de peso foram expressivas: 16% (16kg) com 5 mg e 21,4% (22kg) com 10 mg, em comparação com uma perda média de 2,4% (2kg) nos participantes que receberam placebo18.
Esses resultados representam um efeito superior ao Ozempic, medicamento também aprovado pela Anvisa e atualmente com alta procura para perda de peso. Ambos os medicamentos são aplicados por meio de injeções semanais.
Combinando imitações sintéticas de dois hormônios (GLP-1 e GIP) que nossos intestinos19 liberam naturalmente depois que comemos para nos fazer sentir satisfeitos e suprimir o apetite, o medicamento ativa receptores desses hormônios afetando uma série de processos no organismo.
A diferença de mecanismo para o Ozempic é que ele atua apenas sobre um dos hormônios, o GLP-1.
Vale destacar que, apesar desses efeitos, a tirzepatida está indicada apenas para tratar diabetes17, de acordo com a publicação da Anvisa.
Leia sobre "Diabetes tipo 215", "Tratamento da obesidade8" e "Como funciona o controle do apetite".
Fonte: Anvisa, publicação em 25 de setembro de 2023.