news.med.br  -  Saúde
Saúde - 26/06/20
Novos dados do Estudo de Resultados do Programa de Prevenção de Diabetes1 (DPPOS) mostram que em mais de 2.000 pacientes acompanhados por uma média de 22 anos, os programas de estilo de vida e o tratamento com metformina2 continuam a impedir o desenvolvimento de diabetes tipo 23 em populações de risco.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Saúde - 08/05/20
Um estudo pré-publicado pelo jornal Hospital Pediatrics descreveu o caso de uma criança de 6 meses admitida e diagnosticada com doença de Kawasaki clássica, que também apresentou resultado positivo para COVID-19. Outras quinze crianças com idades entre dois e 15 anos foram tratadas para sintomas1 inflamatórios do tipo Kawasaki nos hospitais de Nova York.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Saúde - 07/05/20
Um novo estudo no periódico Cell identifica os tipos de células1 prováveis que o SARS-CoV-2 infecta. O estudo também mostrou inesperadamente que uma das principais defesas do corpo contra infecções2 virais pode na verdade ajudar o coronavírus a infectar essas mesmas células1.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

Saúde - 30/04/20
Em publicação feita no jornal Obesity, pesquisadores argumentam que, além de aumentar o tempo fora da escola, a pandemia1 da COVID-19 exacerba todos os fatores de risco para ganho de peso associados ao recesso do verão.
1 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
   [Mais...]

Saúde - 28/04/20
A Organização Mundial da Saúde1 anunciou que estão sendo avaliadas 83 possíveis vacinas candidatas contra a covid-19 (em 23 de abril), incluindo sete que já foram aprovadas para testes em humanos por meio de ensaios clínicos2. O BMJ observa o que sabemos até agora.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Saúde - 22/04/20
Pesquisa descobriu que países sem políticas universais de vacinação BCG1 (Itália, Holanda, EUA) foram mais severamente afetados pela COVID-19 em comparação com países com políticas universais e antigas de BCG1.
1 BCG: Vacina utilizada para prevenir a tuberculose. Esta é composta por bacilos vivos e atenuados, que não produzem doença em pessoas com imunidade normal.
   [Mais...]

Saúde - 14/04/20
Greenhalgh e colegas argumentam que, dada a gravidade da pandemia1, as evidências indiretas de benefícios combinadas com o baixo risco de danos devem superar a ausência de evidências diretas que apoiem o uso de máscaras pelo público em geral.
1 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
   [Mais...]

Saúde - 13/04/20
A ampla disponibilidade de testes para anticorpos1 seria uma virada no jogo. À medida que o teste de anticorpos1 se torna mais amplamente disponível em toda a comunidade, deve surgir uma imagem mais clara da proporção de infecções2 assintomáticas e da verdadeira morbidade3 da COVID-19.
1 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
   [Mais...]

Saúde - 01/04/20
Dispositivo desenvolvido em 10 dias por médicos e engenheiros ajudará a evitar a necessidade de ventilação1 completa. O dispositivo fornece um fluxo constante de oxigênio e ar para pacientes2 que estão com dificuldades para respirar e pode ser usado em enfermarias padrão.
1 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
   [Mais...]

Saúde - 31/03/20
A empresa Johnson & Johnson disse que pode obter aprovação, sob autorização de uso emergencial, para tornar a vacina1 contra o vírus2 SARS-CoV-2, transmissor da COVID-19, amplamente disponível no início do próximo ano.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

» 19/03/2020 - Como deve ser o manuseio da asma na vigência de coronavírus? Posicionamento da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
» 19/03/2020 - Artigos sobre Covid-19 estão liberados para acesso gratuito no The New England Journal of Medicine
» 16/03/2020 - The Lancet - Os pacientes com hipertensão e diabetes mellitus estão em maior risco de infecção por COVID-19?
» 11/03/2020 - OMS declara pandemia de COVID-19 e The Lancet publica fatores de risco para mortalidade de adultos internados com o novo coronavírus
» 06/03/2020 - Medicamentos fitoterápicos não mostram eficácia para perda de peso: revisão sistemática e metanálise publicada pelo jornal Diabetes, Obesity and Metabolism
» 26/02/2020 - Primeiro caso de infecção por COVID-19 no Brasil é confirmado pelo Ministério da Saúde
» 19/02/2020 - Coronavírus: COVID-19 matou mais pessoas do que SARS e MERS combinados, apesar da menor taxa de mortalidade
» 13/02/2020 - Reflexão: a vergonha e a deficiência auditiva
» 12/02/2020 - Pesquisadores de Sydney fazem importante descoberta sobre o coronavírus SARS-CoV-2
» 27/01/2020 - Sociedade Brasileira de Infectologia: há risco de epidemia mundial de coronavírus, mas não há motivo para pânico no momento


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar