news.med.br  -  Saúde
Saúde - 03/10/18
O Prêmio Nobel de Medicina 2018 foi concedido na segunda-feira a James P. Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão, por seus trabalhos no desencadeamento do sistema imunológico1 do corpo para atacar o câncer2.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Saúde - 25/09/18
A última versão do GLOBOCAN (setembro de 2018) inclui estimativas da incidência1, mortalidade2 e prevalência3 de 36 tipos de câncer4 e de todos os cânceres combinados em 185 países do mundo. As estimativas são apresentadas para 2018, separadamente para cada sexo e para os 18 grupos etários tradicionais. Os resultados estão disponíveis no site da International Association of Cancer4 Registries (IACR), IARC Global Cancer4 Observatory, com uma ferramenta online que permite a produção de tabelas e descrições visuais da carga atual de câncer4 por país ou região e permite projeções relativas à carga futura de câncer4 nos próximos 20 anos.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Saúde - 24/09/18
O Royal Marsden NHS Foundation Trust e o Institute of Cancer1 Research, de Londres, fizeram o primeiro tratamento no Reino Unido usando uma nova máquina de radioterapia2 conhecida como Magnetic Resonance Linear Accelerator (MR Linac).
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
   [Mais...]

Saúde - 14/09/18
O Colorado está vivendo um surto de enterovírus1 (EV) A71 que causa doenças neurológicas em crianças. O vírus2 é uma causa comum da síndrome3 mão4-pé-boca5. De maio a agosto, 34 crianças com doença neurológica tiveram resultado positivo para EV-A71.
1 Enterovírus: Grupo de picornavírus, geralmente presentes no intestino, que podem causar doenças respiratórias ou do tecido nervoso como, por exemplo, no homem, a poliomielite e, nos animais, a febre aftosa.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
5 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
   [Mais...]

Saúde - 13/09/18
Níveis sanguíneos elevados de uma partícula gordurosa chamada lipoproteína (a) podem explicar alguns ataques cardíacos prematuros e inesperados, mesmo em pessoas com níveis normais de LDL colesterol1, conhecido como colesterol2 ruim. A informação está na página da Harvard Health Publishing (Harvard Medical School).
1 LDL colesterol: Do inglês low-density lipoprotein cholesterol, colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
   [Mais...]

Saúde - 05/09/18
O documento Fourth Universal Definition of Myocardial Infarction (2018) foi publicado simultaneamente pela European Society of Cardiology (ESC), American College of Cardiology (ACC), American Heart Association (AHA) e World Heart Federation (WHF), atualizando de forma importante a definição anterior, de 2012, de infarto do miocárdio1 e de lesão2 miocárdica.
1 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

Saúde - 03/09/18
O excesso do chamado "bom colesterol1" pode aumentar o risco de ataques cardíacos e morte, de acordo com um estudo apresentado na conferência da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Munique.
1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
   [Mais...]

Saúde - 24/08/18
O parecer do Comitê de Especialistas do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas está sendo revisado para fornecer orientações atualizadas sobre a gestão de gestantes durante a gravidez1 e o parto para prevenir a transmissão materno-infantil do vírus2 da imunodeficiência3 humana (HIV4). A prevenção da transmissão do HIV4 da mulher para o feto5 ou recém-nascido é um objetivo importante no atendimento de gestantes infectadas pelo HIV4.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
4 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
   [Mais...]

Saúde - 03/07/18
O diretor geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesuse, e o primeiro-ministro António Costa, de Portugal, lançam o novo "Plano de ação mundial da OMS sobre atividade física e saúde1 2018-2030: pessoas mais ativas para um mundo mais saudável".
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Saúde - 20/06/18
A dependência de jogos digitais e de videogames foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde1 (OMS) como um transtorno de saúde1 mental na CID-11 (11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças).
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

» 08/06/2018 - Pediatria em números: onde os esforços realmente valem ser colocados?
» 05/06/2018 - American Cancer Society reduz idade de rastreamento do câncer colorretal para 45 anos, antes a idade de início era aos 50 anos
» 30/05/2018 - Quantas crianças realmente têm pressão alta? O que mudou com as novas tabelas de referência para classificação da pressão arterial infantil?
» 25/05/2018 - Crescimento de 58% na incidência de câncer até 2035. Saiba como evitar a doença, de acordo com o relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF)
» 23/05/2018 - Falhas evitáveis em hospitais matam quase três brasileiros a cada cinco minutos
» 17/05/2018 - Vírus Ebola - informações da OMS sobre o surto da doença na República Democrática do Congo
» 15/05/2018 - OMS quer eliminar gorduras trans do suprimento global de alimentos até 2023
» 04/05/2018 - ACOG enfatiza importância do "quarto trimestre" para melhor atendimento pós-parto
» 02/05/2018 - Dieta rica em carboidrato pode estar associada à aceleração da idade da menopausa: publicado pelo Journal of Epidemiology & Community
» 25/04/2018 - A ingestão de frutas e vegetais crus está associada a uma melhor saúde mental


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar