news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 07/07/20
Estudo publicado pelo The BMJ buscou medir as associações entre os cuidados paliativos1 recém-iniciados nos últimos seis meses de vida, o uso de assistência médica e o local da morte em adultos morrendo de doenças não cancerígenas. Os achados destacam os benefícios potenciais dos cuidados paliativos1 em algumas doenças não oncológicas.
1 Paliativos: 1. Que ou o que tem a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal (diz-se de medicamento ou tratamento); anódino. 2. Que serve para atenuar um mal ou protelar uma crise (diz-se de meio, iniciativa etc.).
   [Mais...]

Medical Journal - 06/07/20
Em publicação do Pediatrics, os achados apoiam a continuação da dose eficaz mais baixa de antidepressivos para tratar a depressão ou a ansiedade, o que beneficia a mãe, mas também destacam um risco aumentado de angústia respiratória do recém-nascido em todos os grupos e nascimento prematuro em doses moderadas a altas.   [Mais...]
Medical Journal - 03/07/20
Em estudo publicado pelo The BMJ, em todas as análises, a sensibilidade combinada foi menor para testes que utilizam o método LFIAs, o potencial método presente no ponto de atendimento. Atualmente, as evidências disponíveis não suportam o uso contínuo dos testes sorológicos existentes no local de atendimento.   [Mais...]
Medical Journal - 03/07/20
Em estudo publicado pelo JACC, o parto prematuro foi um forte fator de risco1 independente para cardiopatia isquêmica2. Essa associação diminuiu com o tempo, mas permaneceu substancialmente elevada até 40 anos depois.
1 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
2 Cardiopatia isquêmica: Doença ocasionada por um déficit na circulação nas artérias coronarianas e outros defeitos capazes de afetar o aporte sangüíneo para o músculo cardíaco.É evidenciada por dor no peito, arritmias, morte súbita ou insuficiência cardíaca.
   [Mais...]

Medical Journal - 01/07/20
As descobertas de um estudo de Stanford fornecem novas ideias sobre como a ansiedade e o estresse em crianças afetam a tomada de decisão e a sinalização da amígdala1-CPFDL durante a regulação da emoção, e revelam mecanismos comportamentais e neurocircuitos latentes de risco precoce para psicopatologia.
1 Amígdala: Designação comum a vários agregados de tecido linfoide, especialmente o que se situa à entrada da garganta; tonsila.
   [Mais...]

Medical Journal - 30/06/20
Estudo mostrou que as diferenças entre os sexos na farmacocinética preveem fortemente reações adversas a medicamentos específicas do sexo para mulheres, mas não para homens. Esta diferença de sexo não foi explicada pelas diferenças do sexo no peso corporal.   [Mais...]
Medical Journal - 29/06/20
Estudo publicado pelo The Lancet mostrou que a mortalidade1 por COVID-19 em pacientes com câncer2 parece ser motivada principalmente por idade, sexo e comorbidades3. Não houve evidências de que pacientes em quimioterapia4 citotóxica ou outro tratamento antineoplásico apresentem risco aumentado de mortalidade1 por COVID-19.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
4 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/06/20
Estudo publicado no The Lancet Psychiatry mostrou que, apesar da escassez de evidências de alta qualidade, a fluoxetina (isolada ou associada à terapia cognitivo1-comportamental) parece ser a melhor escolha para o tratamento agudo2 do transtorno depressivo moderado a grave em crianças e adolescentes.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
   [Mais...]

Medical Journal - 25/06/20
Estudo publicado pelo The Lancet Neurology mostra que o tratamento a longo prazo com dulaglutida pode reduzir o comprometimento cognitivo1 em pessoas com diabetes tipo 22. Estudos adicionais deste medicamento focados na saúde3 cerebral e na função cognitiva4 estão claramente indicados.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Medical Journal - 24/06/20
Em estudo publicado pelo NEJM, identificou-se um agrupamento de genes 3p21.31 como um locus de suscetibilidade genética em pacientes com Covid-19 com insuficiência respiratória1 e confirmou-se um envolvimento potencial do sistema de grupos sanguíneos ABO.
1 Insuficiência respiratória: Condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica. Como a definição está relacionada à incapacidade do sistema respiratório em manter níveis adequados de oxigenação e gás carbônico, foram estabelecidos, para sua caracterização, pontos de corte na gasometria arterial: PaO2 50 mmHg.
   [Mais...]

» 23/06/2020 - Características do paciente associadas à escolha de uma consulta por telemedicina versus consulta no consultório com os mesmos médicos de atenção primária
» 23/06/2020 - Efeitos metabólicos do jantar tardio em voluntários saudáveis
» 19/06/2020 - História natural da infecção assintomática por SARS-CoV-2
» 18/06/2020 - Estimativas globais, regionais e nacionais da população com risco aumentado de COVID-19 grave devido a condições de saúde subjacentes em 2020
» 18/06/2020 - Variabilidade da HbA1c em adultos com diabetes tipo 1 em terapia de infusão subcutânea contínua de insulina em comparação com o tratamento com injeção diária múltipla
» 16/06/2020 - Características glicêmicas e resultados clínicos de pacientes com COVID-19 hospitalizados nos Estados Unidos
» 16/06/2020 - O impacto da ioga na fadiga pós sobrevivência ao câncer
» 15/06/2020 - Segurança e imunogenicidade de uma vacina baseada na saliva de mosquito contra doenças transmitidas por esses vetores
» 12/06/2020 - A assimetria e a fraqueza da força de preensão manual estão associadas à menor função cognitiva
» 10/06/2020 - Características clínicas de 58 crianças com síndrome multissistêmica inflamatória pediátrica associada temporalmente ao SARS-CoV-2


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar