news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 05/08/20
Estudo publicado pelo JAMA Pediatrics indica que as diretrizes devem apoiar o uso da dieta cetogênica, dieta de Atkins modificada e dietoterapia com baixo índice glicêmico para o tratamento da epilepsia1 resistente a medicamentos; cada terapia dietética deve ser discutida com os cuidadores em termos do benefício na redução da carga convulsiva e do risco de eventos adversos.
1 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
   [Mais...]

Medical Journal - 04/08/20
Estudo publicado pelo The BMJ concluiu que os glicocorticoides provavelmente reduzem a mortalidade1 e a ventilação2 mecânica em pacientes com covid-19 em comparação ao tratamento padrão. Porém, a eficácia da maioria das intervenções é incerta, devido a ensaios clínicos3 randomizados pequenos e com limitações.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
3 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Medical Journal - 31/07/20
Estudo publicado no periódico Diabetes1, conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, demonstrou que a perda de peso está associada à melhora da inflamação2 e estresse do retículo endoplasmático e maior proteção contra o estresse oxidativo no tecido adiposo3.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Tecido Adiposo: Tecido conjuntivo especializado composto por células gordurosas (ADIPÓCITOS). É o local de armazenamento de GORDURAS, geralmente na forma de TRIGLICERÍDEOS. Em mamíferos, existem dois tipos de tecido adiposo, a GORDURA BRANCA e a GORDURA MARROM. Suas distribuições relativas variam em diferentes espécies sendo que a maioria do tecido adiposo compreende o do tipo branco.
   [Mais...]

Medical Journal - 29/07/20
Revisão publicada no The Lancet teve como objetivo destacar a importância da colaboração multidisciplinar entre oncologistas e nefrologistas para prever e prevenir a nefrotoxicidade1 induzida por quimioterapia2.
1 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
2 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Medical Journal - 29/07/20
Estudo publicado no periódico Science Advances demonstrou expressão não neuronal dos genes de entrada do SARS-CoV-2 no sistema olfativo, o que sugere mecanismos subjacentes à anosmia associada à COVID-19.   [Mais...]
Medical Journal - 28/07/20
Neste estudo publicado pela Nature, mostrou-se presença de células1 T de memória reativas ao SARS-CoV-2 em pessoas que tiveram COVID-19, pessoas que tiveram SARS e também em pessoas que nunca foram infectadas por esses coronavírus.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Medical Journal - 27/07/20
Neste estudo preliminar publicado pelo JAMA envolvendo pacientes com hipotireoidismo1 subclínico e infarto2 agudo3 do miocárdio4, o tratamento com levotiroxina5, em comparação com o placebo6, não melhorou significativamente a fração de ejeção do ventrículo esquerdo após 52 semanas.
1 Hipotireoidismo: Distúrbio caracterizado por uma diminuição da atividade ou concentração dos hormônios tireoidianos. Manifesta-se por engrossamento da voz, aumento de peso, diminuição da atividade, depressão.
2 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
3 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
4 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
5 Levotiroxina: Levotiroxina sódica ou L-tiroxina (T4) é um hormônio sintético usado no tratamento de reposição hormonal quando há déficit de produção de tiroxina (T4) pela glândula tireoide.
6 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Medical Journal - 24/07/20
Estudo publicado no European Journal of Endocrinology mostrou que a obesidade1 é um forte fator de risco2 independente para insuficiência respiratória3, internação na UTI e óbito4 entre os pacientes com COVID19 e IMC5 ≥30 kg/m².
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
3 Insuficiência respiratória: Condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica. Como a definição está relacionada à incapacidade do sistema respiratório em manter níveis adequados de oxigenação e gás carbônico, foram estabelecidos, para sua caracterização, pontos de corte na gasometria arterial: PaO2 50 mmHg.
4 Óbito: Morte de pessoa; passamento, falecimento.
5 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
   [Mais...]

Medical Journal - 24/07/20
Diabéticos com COVID-19 correm maior risco de pior prognóstico1 e mortalidade2. Nesta revisão publicada pelo The Lancet Diabetes3 & Endocrinology, discute-se que o pior prognóstico1 das pessoas com diabetes3 é a provável consequência da natureza sindrômica da doença.
1 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/07/20
Em estudo publicado pela Nature Genetics, metástase1 do câncer2 de próstata3 foi associada ao renascimento do programa molecular adormecido ativado primeiro no desenvolvimento fetal, demonstrando um fenômeno universal compartilhado por tumores metastáticos da próstata3.
1 Metástase: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
   [Mais...]

» 23/07/2020 - Associação entre fatores de estilo de vida, suplementação de vitaminas e alho e resultados de câncer gástrico
» 22/07/2020 - Cetoacidose em crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 recentemente diagnosticada durante a pandemia de COVID-19
» 21/07/2020 - Coronavírus: vacina de Oxford desencadeia resposta imune contra a COVID-19
» 20/07/2020 - Gravidez após câncer de mama em pacientes com mutações germinativas nos genes BRCA
» 20/07/2020 - Efeitos do suporte por telefone e SMS nas práticas de alimentação infantil, "hora de ficar de bruços" e tempo de tela aos 6 e 12 meses de idade da criança
» 17/07/2020 - Reconhecimento facial requer lembrança ou recuperação de detalhes contextuais relevantes
» 17/07/2020 - Patógenos suprimem a resposta imune com uma molécula, um possível alvo para medicamentos, descobriram os pesquisadores de Stanford
» 16/07/2020 - Uma vacina de mRNA contra SARS-CoV-2 - Relatório Preliminar
» 15/07/2020 - Qual a associação entre ingestão de proteínas vegetais e animais e mortalidade geral e por causas específicas?
» 15/07/2020 - Transmissão transplacentária da infecção por SARS-CoV-2


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar