news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 19/04/18
Pacientes com transtornos mentais graves têm maior probabilidade de ter função tireoidiana alterada, o que pode estar relacionado, em parte, ao uso de agentes antipsicóticos comumente prescritos, sugere pesquisa da Universidade de Oslo.   [Mais...]
Medical Journal - 16/04/18
O uso de medicamentos que perturbam o microbioma1 na infância aumenta o risco subsequente de desenvolver doenças alérgicas? Foi o que avaliou uma pesquisa publicada pelo periódico JAMA Pediatrics.
1 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/04/18
A revista Nature Neuroscience publicou online um artigo que fala sobre inflamação1 materna na gravidez2 e o aumento da probabilidade de distúrbios no neurodesenvolvimento e transtornos psiquiátricos na prole.
1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/04/18
Um estudo randomizado1, duplo-cego, controlado por placebo2, publicado pelo periódico The Lancet Infectious Diseases mostra que a Ivermectina foi bem tolerada e reduziu a sobrevivência3 do mosquito transmissor da malária por pelo menos 28 dias após o tratamento.
1 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
3 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/03/18
Diabetes1 e alto índice de massa corporal2 (IMC3) estão associados ao aumento do risco de vários tipos de câncer4, e estão aumentando a sua prevalência5 na maioria dos países. Em artigo publicado pelo The Lancet Diabetes1 & Endocrinology, pesquisadores ingleses estimaram a incidência6 de câncer4 atribuível à diabetes1 e ao alto IMC3 como fatores de risco individuais e combinados, por país e sexo.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
5 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/03/18
O diabetes1 está atualmente classificado em duas formas principais, diabetes tipo 12 e tipo 2, mas o diabetes tipo 23 em particular é altamente heterogêneo. Uma classificação refinada pode ser uma ferramenta poderosa para individualizar o tratamento e identificar o risco de complicações. Este trabalho publicado pelo The Lancet Diabetes1 & Endocrinology mostra uma divisão do diabetes1 em cinco subgrupos com diferentes progressões da doença e complicações diabéticas.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/03/18
Pesquisadores do Department of Pediatrics, University of Wisconsin School of Medicine and Public Health e da University of Wisconsin-Madison avaliaram crianças com asma1 leve a moderada tratadas com glicocorticoides inalados, diante de sintomas2 de exacerbação das crises de asma1, para verificar a segurança e a eficácia desta estratégia na saúde3 desses pacientes.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/02/18
Com o objetivo de clarear os dados existentes na literatura científica sobre a eficácia e tolerabilidade dos diferentes antidepressivos disponíveis no mercado, foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de rede publicada pelo The Lancet.   [Mais...]
Medical Journal - 22/02/18
Estudo publicado no The Lancet mostra que, entre os pacientes que receberam 5 dias de profilaxia com rivaroxaban após artroplastia total do quadril ou do joelho, a profilaxia prolongada com aspirina não foi significativamente diferente da profilaxia prolongada com rivaroxaban na prevenção do tromboembolismo1 venoso sintomático2.
1 Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.
2 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/02/18
Um estudo dinamarquês, publicado no periódico Stroke, investigou se a altura e o crescimento na infância estão associados à ocorrência de AVC isquêmico1 (AVCi) e hemorragia2 intracerebral (HIC).
1 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
2 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

» 07/02/2018 - HbA1c, diabetes e declínio cognitivo: estudo longitudinal inglês sobre envelhecimento
» 24/01/2018 - Drogas antitireoidianas e malformações congênitas: um estudo coreano publicado no Annals of Internal Medicine
» 19/01/2018 - Estudo liga sacarose à hiperlipidemia e ao câncer de bexiga: uma análise histórica de documentos internos publicada pela PLOS Biology
» 16/01/2018 - Diabetes tipo 2 em adolescentes e adultos jovens é cada vez mais comum, em artigo publicado pelo The Lancet Diabetes e Endocrinology
» 27/12/2017 - Idade precoce da menarca pode levar à depressão e comportamento antissocial na vida adulta, segundo artigo do Pediatrics
» 07/12/2017 - NEJM: anticoncepção hormonal aumenta risco de câncer de mama
» 04/12/2017 - Falha no diagnóstico de diabetes tipo 1 nas seis primeiras décadas de vida pode resultar em consequências graves à saúde
» 27/11/2017 - Colecistectomia deve ser realizada antes e não durante cirurgia para perda de peso, publicado pelo British Journal of Surgery
» 24/11/2017 - Consumo de café: 3 ou 4 xícaras por dia parece ser a melhor medida para a saúde, publicado pelo BMJ
» 22/11/2017 - Associações de diabetes e hipertensão na gestação podem aumentar risco de doenças após a gravidez


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.