news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 18/08/20
Em um estudo publicado na Cell Metabolism, pesquisadores da Harvard Medical School identificaram um papel crítico da enzima1 prolil hidroxilase 3 (PHD3) em detectar a disponibilidade de nutrientes e regular a capacidade das células musculares2 de quebrar as gorduras.
1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Células Musculares: Células contráteis maduras, geralmente conhecidas como miócitos, que formam um dos três tipos de músculo. Os três tipos de músculo são esquelético (FIBRAS MUSCULARES), cardíaco (MIÓCITOS CARDÍACOS) e liso (MIÓCITOS DE MÚSCULO LISO). Provêm de células musculares embrionárias (precursoras) denominadas MIOBLASTOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/08/20
Resultados de estudo publicado pelo JAMA Oncology sugerem que os indivíduos com diabetes1 de início recente acompanhado de perda de peso têm um alto risco de desenvolver câncer2 de pâncreas3 e podem ser um grupo para o qual as estratégias de detecção precoce seriam vantajosas.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
   [Mais...]

Medical Journal - 14/08/20
Em estudo publicado pelo JAMA Dermatology, o consumo de produtos gordurosos e açucarados, bebidas açucaradas e leite foi associado à acne1 atual em adultos. Essa associação foi observada após o ajuste para variáveis sociodemográficas e fatores de confusão.
1 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/08/20
Estudos recentes publicados na Nature e na Science mostram que, em pacientes que desenvolvem COVID-19 grave, os corpos dos infectados se mostram incapazes de organizar as células1 e moléculas certas para lutar contra o invasor, e lançam todo um arsenal de armas – uma barreira equivocada que pode causar estragos em tecidos saudáveis.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/08/20
Pesquisa publicada pelo European Journal of Preventive Cardiology sugere que a síndrome1 do ovário2 policístico foi associada a um aumento de 19% no risco de doença cardiovascular em mulheres de uma coorte3 da Dinamarca.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
3 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
   [Mais...]

Medical Journal - 11/08/20
Estudo publicado na Nature Medicine fornece evidências para o novo surgimento de resistência à artemisinina mediada pelo P. falciparum K13m em Ruanda, potencialmente comprometendo o sucesso contínuo da quimioterapia1 antimalárica na África.
1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/08/20
Resultados de estudo da FDA, publicado pelo JAMA, mostram que, quando o filtro solar é aplicado à pele1, mesmo em uma única aplicação, todos os seis ingredientes ativos testados e todas as formulações resultam em níveis mensuráveis no sangue2 dos ingredientes ativos.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/08/20
A medição do status de metilação do DNA livre circulante no plasma1 possui um grande potencial para a detecção precoce e não invasiva do câncer2. Dois artigos publicados na Nature Medicine mostram a aplicação bem-sucedida da detecção de câncer2 baseada em metilação do cfDNA em dois cenários altamente desafiadores.
1 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 05/08/20
Estudo publicado pelo JAMA Neurology mostrou que placas1 de alto risco eram comuns em pacientes com estenose2 carotídea assintomática e a incidência3 anual associada de eventos isquêmicos ipsilaterais (4 eventos por 100 pessoas-ano) foi maior do que as estimativas atualmente aceitas.
1 Placas: 1. Lesões achatadas, semelhantes à pápula, mas com diâmetro superior a um centímetro. 2. Folha de material resistente (metal, vidro, plástico etc.), mais ou menos espessa. 3. Objeto com formato de tabuleta, geralmente de bronze, mármore ou granito, com inscrição comemorativa ou indicativa. 4. Chapa que serve de suporte a um aparelho de iluminação que se fixa em uma superfície vertical ou sobre uma peça de mobiliário, etc. 5. Placa de metal que, colocada na dianteira e na traseira de um veículo automotor, registra o número de licenciamento do veículo. 6. Chapa que, emitida pela administração pública, representa sinal oficial de concessão de certas licenças e autorizações. 7. Lâmina metálica, polida, usualmente como forma em processos de gravura. 8. Área ou zona que difere do resto de uma superfície, ordinariamente pela cor. 9. Mancha mais ou menos espessa na pele, como resultado de doença, escoriação, etc. 10. Em anatomia geral, estrutura ou órgão chato e em forma de placa, como uma escama ou lamela. 11. Em informática, suporte plano, retangular, de fibra de vidro, em que se gravam chips e outros componentes eletrônicos do computador. 12. Em odontologia, camada aderente de bactérias que se forma nos dentes.
2 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 05/08/20
Estudo publicado pelo JAMA Pediatrics indica que as diretrizes devem apoiar o uso da dieta cetogênica, dieta de Atkins modificada e dietoterapia com baixo índice glicêmico para o tratamento da epilepsia1 resistente a medicamentos; cada terapia dietética deve ser discutida com os cuidadores em termos do benefício na redução da carga convulsiva e do risco de eventos adversos.
1 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
   [Mais...]

» 04/08/2020 - Tratamentos medicamentosos para covid-19: revisão sistemática viva e metanálise de rede
» 31/07/2020 - A cirurgia de bypass gástrico em Y de Roux altera a expressão gênica no tecido adiposo subcutâneo em pacientes não diabéticos com obesidade, trazendo benefícios
» 29/07/2020 - A ligação entre doença renal e câncer: complicações e tratamento
» 29/07/2020 - COVID-19 e perda de olfato: as células de suporte olfativas, e não os neurônios, são vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus
» 28/07/2020 - Imunidade de células T específica para SARS-CoV-2 em casos de COVID-19, de SARS e de controles não infectados
» 27/07/2020 - Efeito da levotiroxina na fração de ejeção do ventrículo esquerdo em pacientes com hipotireoidismo subclínico e infarto agudo do miocárdio
» 24/07/2020 - Qual a importância da obesidade como fator de risco para insuficiência respiratória, internação em UTI e óbito em pacientes com COVID-19 hospitalizados?
» 24/07/2020 - COVID-19 em diabéticos: entendendo as razões para piores resultados
» 23/07/2020 - O câncer de próstata reativa programas epigenômicos do desenvolvimento durante a progressão metastática
» 23/07/2020 - Associação entre fatores de estilo de vida, suplementação de vitaminas e alho e resultados de câncer gástrico


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar