news.med.br  -  Medical Journal
Um homem com doença de Parkinson1 que caía até seis vezes por dia agora pode caminhar vários quilômetros sem cair graças a um dispositivo que estimula eletricamente a medula espinhal2, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Medicine. O homem experimentou uma melhoria substancial na sua capacidade de andar. Os resultados, embora baseados na experiência de uma pessoa, sugerem que esta técnica pode ser amplamente utilizada para tratar déficits de movimento em pessoas com esta doença.
1 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.
2 Medula Espinhal:
   [Mais...]

Um estudo publicado na revista Science Immunology, realizado em ratos, sugere que os efeitos benéficos do exercício podem ser impulsionados, pelo menos parcialmente, pelo sistema imunológico1. Ele mostra que a inflamação2 muscular causada pelo esforço mobiliza células3 T que combatem a inflamação2, ou Tregs, que aumentam a capacidade dos músculos4 de usar a energia como combustível e melhoram a resistência geral ao exercício.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

Um novo estudo publicado na revista Nature Medicine revela como o processo da doença de Huntington começa muito antes do aparecimento dos sintomas1 – e mostra que em ratos, o processo pode ser bloqueado para prevenir problemas cognitivos2 relacionados com a doença de Huntington. A equipe descobriu em amostras de tecidos de pacientes e em modelos de camundongos que dois intervenientes no sistema imunológico3proteínas4 do sistema complemento e micróglia – são ativados muito cedo na doença de Huntington, levando à perda de sinapses no cérebro5 antes do surgimento dos sintomas1 cognitivos2 e motores. Os pesquisadores revelaram como e onde as sinapses são perdidas. As descobertas corroboram um tratamento potencial que está atualmente em testes clínicos para a doença.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
3 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

As infecções1 intestinais por Clostridioides difficile (C. diff) podem causar diarreia2 grave e debilitante em pacientes hospitalizados ou que estão em terapias imunossupressoras. As infecções1 podem ser muito difíceis de erradicar, reaparecendo quando os pacientes tentam reduzir gradualmente os antibióticos. Uma nova abordagem potencial, descrita na revista Nature, concentra-se em conter a inflamação3 intestinal em vez de combater diretamente as bactérias. Em vez de antibióticos, a abordagem poderia empregar medicamentos já utilizados para náuseas4 e enxaquecas5.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
3 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
4 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
5 Enxaquecas: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
   [Mais...]

Sabemos que as enxaquecas1, que são dores de cabeça2 recorrentes, por vezes debilitantes e difíceis de tratar, têm alguma base genética, mas a ligação com o nosso DNA não é totalmente clara. Variantes genéticas recentemente identificadas podem ajudar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para a doença. Em um estudo publicado na revista Nature Genetics, a análise do genoma de 1,3 milhão de pessoas revelou dezenas de variações associadas às enxaquecas1. Os pesquisadores encontraram 44 variantes genéticas associadas à doença, 12 das quais nunca foram descritas antes.
1 Enxaquecas: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
2 Cabeça:
   [Mais...]

O domínio da quimioterapia1 ao longo de uma geração no câncer2 urotelial avançado de primeira linha terminou com uma vitória retumbante do conjugado anticorpo3-droga enfortumabe vedotina (Padcev) mais pembrolizumabe (Keytruda), em um ensaio randomizado4 internacional. A sobrevida5 global e a sobrevida5 livre de progressão duplicaram com enfortumabe-pembrolizumabe (EV-P): 31,5 e 12,5 meses, versus 16,1 e 6,3 meses com quimioterapia1 contendo platina. As descobertas foram relatadas no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) e o resumo do estudo foi publicado no Annals of Oncology.
1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
4 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
5 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
   [Mais...]

A cirurgia foi mais eficaz do que o tratamento médico para pacientes1 com obstrução nasal associada ao desvio de septo, descobriu o estudo multicêntrico NAIROS publicado no The BMJ. As pontuações do Sino-Nasal Outcome Test-22 (SNOT-22) relatadas pelos pacientes aos 6 meses foram melhores em pacientes submetidos à septoplastia versus aqueles tratados com spray nasal esteroide e salino (19,9 vs 39,5).
1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
   [Mais...]

Um teste de rastreamento para câncer1 de intestino que procura RNA nas fezes pode ser feito em casa e é quase tão bom na detecção da doença quanto as colonoscopias padrão-ouro, de acordo com dados de um estudo publicado no JAMA. O novo teste (mt-sRNA; Colosense) tem uma precisão de 94% quando comparado com colonoscopias e foi submetido à Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para aprovação.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Um novo estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, sugere que fazer pequenas mudanças na dieta está associado a um menor risco de diabetes tipo 21. Os achados apontam que pessoas que comem carne vermelha regularmente podem ter um risco maior de diabetes tipo 21 mais tarde na vida. E quem costuma consumir carnes processadas, como bacon, cachorro-quente e embutidos, corre um risco ainda maior. No estudo, participantes que comiam a maior quantidade – cerca de duas porções completas, ou cerca de 180 gramas, de carne bovina, suína ou de cordeiro todos os dias – tinham um risco 62% maior de diabetes tipo 21 em comparação com as pessoas que comiam menos, que era cerca de duas porções por semana.
1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Pacientes com oclusões arteriais retinianas (OAR) tiveram riscos aumentados subsequentes de morte, acidente vascular cerebral1 e infarto do miocárdio2 em curto e longo prazo, em comparação com controles pareados com catarata3, mostrou um estudo de coorte4 retrospectivo5 publicado no JAMA Ophthalmology. Esses achados sugerem uma potencial necessidade de avaliação multidisciplinar e acompanhamento sistêmico6 em longo prazo de pacientes pós-OAR.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
3 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).
4 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
5 Retrospectivo: Relativo a fatos passados, que se volta para o passado.
6 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
   [Mais...]

» Estudo aponta associação entre hipertensão recente e não tratada e o desenvolvimento de miomas na meia-idade
» Ganho excessivo de peso durante a gravidez foi associado à morte precoce
» Tratamento bioeletrônico não invasivo da dor pós-cesariana diminui em até 47% o uso de opioides
» Suprimir pensamentos preocupantes pode melhorar a saúde mental
» Atividade física em crianças foi associada ao aumento do volume cerebral
» Estudo aponta que exercício é tão bom quanto Viagra para disfunção erétil
» Inibidores da Janus Quinase foram associados a uma probabilidade quase 4 vezes maior de acne
» Efeitos colaterais dos medicamentos anti-obesidade: estudos avaliam os riscos associados a medicamentos como Wegovy e Mounjaro
» Certos fatores predizem a recuperação do peso após grande emagrecimento
» Cientistas oferecem uma nova explicação para a Covid Longa, envolvendo a serotonina


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos