news.med.br
Medical Journal - 24/08/20
Estudo publicado pela Nature Scientific Reports relatou uma associação forte e independente entre a deficiência de vitamina1 D e o risco de Síndrome2 do Ovário3 Policístico, no Paquistão, que não foi modificada pela variação genética na via da vitamina1 D.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
   [Mais...]

Medical Journal - 21/08/20
Um estudo caso-controle realizado na Dinamarca e publicado pelo The British Medical Journal (BMJ) teve como objetivo identificar os fatores de risco para o aparecimento de asma1 e sibilância persistente em crianças. Um dos fatores identificados foi a exposição a níveis mais elevados de PM2.5.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/08/20
Resultados de estudo publicado no JAMA Network Open destacam a importância de melhorar o treinamento e os ambientes de trabalho para possivelmente prevenir o burnout entre os médicos em treinamento e sugerem que a implementação de intervenções multicomponentes para atacar os principais fatores estressores1 descobertos neste estudo pode ser promissora.
1 Estressores: Que ou o que provoca ou conduz ao estresse.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/08/20
Ensaio clínico publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM) mostrou que, entre pacientes com edema1 crônico2 da perna e celulite3, a terapia de compressão resultou numa menor incidência4 de recorrência5 da celulite3 do que o tratamento conservador.
1 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
2 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
3 Celulite: Inflamação aguda das estruturas cutâneas, incluindo o tecido adiposo subjacente, geralmente produzida por um agente infeccioso e manifestada por dor, rubor, aumento da temperatura local, febre e mal estar geral.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
5 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/08/20
Os resultados de um recente ensaio clínico, publicado pelo Journal of the National Cancer1 Institute, indicam que, para idosos com câncer1 avançado, o início da terapia com aspirina pode aumentar o risco de progressão da doença e morte precoce.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 18/08/20
Em um estudo publicado na Cell Metabolism, pesquisadores da Harvard Medical School identificaram um papel crítico da enzima1 prolil hidroxilase 3 (PHD3) em detectar a disponibilidade de nutrientes e regular a capacidade das células musculares2 de quebrar as gorduras.
1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Células Musculares: Células contráteis maduras, geralmente conhecidas como miócitos, que formam um dos três tipos de músculo. Os três tipos de músculo são esquelético (FIBRAS MUSCULARES), cardíaco (MIÓCITOS CARDÍACOS) e liso (MIÓCITOS DE MÚSCULO LISO). Provêm de células musculares embrionárias (precursoras) denominadas MIOBLASTOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/08/20
Resultados de estudo publicado pelo JAMA Oncology sugerem que os indivíduos com diabetes1 de início recente acompanhado de perda de peso têm um alto risco de desenvolver câncer2 de pâncreas3 e podem ser um grupo para o qual as estratégias de detecção precoce seriam vantajosas.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
   [Mais...]

Medical Journal - 14/08/20
Em estudo publicado pelo JAMA Dermatology, o consumo de produtos gordurosos e açucarados, bebidas açucaradas e leite foi associado à acne1 atual em adultos. Essa associação foi observada após o ajuste para variáveis sociodemográficas e fatores de confusão.
1 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/08/20
Estudos recentes publicados na Nature e na Science mostram que, em pacientes que desenvolvem COVID-19 grave, os corpos dos infectados se mostram incapazes de organizar as células1 e moléculas certas para lutar contra o invasor, e lançam todo um arsenal de armas – uma barreira equivocada que pode causar estragos em tecidos saudáveis.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Saúde - 12/08/20
Embora permaneçam lacunas nas evidências sobre a melhor forma de usar as máscaras faciais, as evidências de que os super transmissores, que podem ter poucos ou nenhum sintoma1, são responsáveis por grandes surtos fornece mais evidências para justificar as recomendações que promovem o uso universal de máscara facial em público.
1 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - < - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - > - >>
51 a 60 (Total: 2511)
  • Entrar
  • Assinar