news.med.br
Medical Journal - 10/01/20
O treinamento para uma maratona, mesmo com intensidade de exercício relativamente baixa, reduz a pressão arterial1 central e a rigidez aórtica de maneira equivalente a uma redução de cerca de 4 anos na idade vascular2. É o que mostra um estudo publicado pelo Journal of the American Medical College of Cardiology (JACC).
1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/01/20
Estudo publicado pela revista Nature avaliou a prevenção da tuberculose1 em macacos após imunização2 intravenosa com BCG3. Notavelmente, nove em cada dez macacos que receberam a vacina4 intravenosa de BCG3 foram altamente protegidos, com seis macacos não mostrando níveis detectáveis de infecção5.
1 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
2 Imunização: Processo mediante o qual se adquire, de forma natural ou artificial, a capacidade de defender-se perante uma determinada agressão bacteriana, viral ou parasitária. O exemplo mais comum de imunização é a vacinação contra diversas doenças (sarampo, coqueluche, gripe, etc.).
3 BCG: Vacina utilizada para prevenir a tuberculose. Esta é composta por bacilos vivos e atenuados, que não produzem doença em pessoas com imunidade normal.
4 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/01/20
Estudo publicado pelo JAMA Internal Medicine estimou a prevalência1 de exames pélvicos2 bimanuais e testes de Papanicolau3 potencialmente desnecessários entre jovens com idades entre 15 e 20 anos nos Estados Unidos. Tal realização desnecessária de exames pode expor essas mulheres a danos evitáveis.
1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Pélvicos: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
3 Papanicolau: Método de coloração para amostras de tecido, particularmente difundido por sua utilização na detecção precoce do câncer de colo uterino.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/01/20
“Pacientes que usavam qualquer antioxidante antes e durante a quimioterapia1 tinham um risco aumentado de recorrência2 do câncer3 de mama4 e, em menor grau, um risco aumentado de morte. O uso de vitamina5 B12, ferro e ácidos graxos ômega-3 também foi associado a resultados piores”, disse Christine B. Ambrosone, PhD, do Roswell Park Comprehensive Cancer3 Center e coordenadora do estudo.
1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/01/20
Estudo publicado pelo JAMA Oncology prevê que as abordagens de tratamento em evolução estejam associadas a uma expectativa de vida1 melhorada após o tratamento do câncer2 pediátrico, em particular entre os indivíduos que não receberam radioterapia3 durante o tratamento do câncer2 infantil.
1 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
   [Mais...]

Medical Journal - 02/01/20
Estudo publicado pelo European Heart Journal comparou a taxa de incidência1 de morte súbita cardíaca em pessoas de 1 a 49 anos com e sem diabetes mellitus2 (DM) na população dinamarquesa e destacou a necessidade de monitoramento e avaliação precoce do risco cardiovascular em jovens diabéticos.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
   [Mais...]

Medical Journal - 30/12/19
Com o objetivo de determinar os riscos longitudinais de transtornos psiquiátricos em adolescentes e jovens adultos com versus sem diabetes1, foi realizado um trabalho publicado pelo periódico Diabetes1 Care.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/12/19
Pacientes da atenção primária com doença semelhante à influenza1 tratados com oseltamivir se recuperaram um dia mais cedo, em média, do que aqueles tratados apenas com os cuidados habituais. Idosos e doentes com comorbidades2 se recuperaram 2 a 3 dias antes, segundo estudo publicado pelo The Lancet.
1 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
2 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/12/19
Estudo publicado pelo JAMA Network Open descobriu que nem a dose intermitente1 nem diária com doses padrão de vitamina2 D isoladamente foi associada a um risco reduzido de fratura3, mas a suplementação4 diária com vitamina2 D e cálcio foi uma estratégia mais promissora.
1 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Fratura: Solução de continuidade de um osso. Em geral é produzida por um traumatismo, mesmo que possa ser produzida na ausência do mesmo (fratura patológica). Produz como sintomas dor, mobilidade anormal e ruídos (crepitação) na região afetada.
4 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/12/19
Dormir mais de 9 horas por noite, tirar longos cochilos durante o dia e má qualidade do sono estão todos independentemente associados a um risco aumentado de acidente vascular cerebral1, particularmente eventos isquêmicos, sugere estudo publicado no periódico Neurology.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - < - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - > - >>
51 a 60 (Total: 2340)
  • Entrar
  • Assinar