news.med.br
Depois de perceberem que alguns problemas cardíacos desaparecem durante a gravidez1, pesquisadores demonstraram que as células2 da placenta podem se transformar em células2 cardíacas funcionais em laboratório. As descobertas foram publicadas na revista PNAS. Esse tipo de célula3 descoberta em placentas humanas poderia ser potencialmente injetada na corrente sanguínea de pessoas que tiveram ataques cardíacos para ajudar a reparar os danos. No estudo, os pesquisadores demonstram que células-tronco4 que expressam o fator de transcrição homeobox 2 do tipo caudal (CDX2) isoladas de placentas de camundongos e administradas a camundongos com infarto do miocárdio5 podem se direcionar seletivamente ao coração6 e se diferenciar em cardiomiócitos e células2 vasculares7 para melhorar a função cardíaca.
[Mais...]
A proposta dos óculos com filtro de luz azul é atraente: uma maneira fácil de neutralizar aquela sensação de olhos1 embaçados que surge depois de horas navegando no celular ou olhando para um computador. As evidências para eles, porém, têm faltado em grande parte. E uma nova revisão de 17 estudos, publicada na Cochrane Database of Systematic Reviews, contribui para um consenso crescente de que eles provavelmente não previnem ou aliviam o cansaço visual. Os dados apontam que parece não haver benefício no uso de óculos com filtro de luz azul, em comparação com lentes padrão, para reduzir o cansaço visual. Os ensaios incluídos na revisão foram relativamente pequenos o maior teve 156 participantes.
[Mais...]
Pessoas com doença de Parkinson1 apresentaram alterações na retina2 que podiam ser observadas com a tomografia de coerência óptica (TCO) anos antes do diagnóstico3, sugeriram dados transversais de um estudo publicado na revista Neurology. Os dados da TCO podem um dia contribuir para o rastreio do Parkinson. Tanto a doença de Parkinson1 incidente4 quanto a prevalente foram associadas à redução das espessuras da camada plexiforme interna das células5 ganglionares e da camada nuclear interna.
[Mais...]
O abuso de álcool poderá um dia ser tratado por uma terapia genética única aplicada no cérebro1 das pessoas, depois de um pequeno ensaio em macacos ter descoberto que isto reduziu a ingestão de álcool. No estudo publicado na revista Nature Medicine, macacos rhesus que beberam o equivalente a várias unidades de álcool por dia quando lhes foi oferecido reduziram o seu consumo em mais de 90% após a terapia genética. A terapia genética aumentou a produção da substância química sinalizadora dopamina2, que se acredita estar envolvida no vício.
[Mais...]
Crianças de um ano expostas a mais tempo de tela por dia seja televisão, videogames ou telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos experimentaram atrasos no desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de problemas aos 2 e 4 anos, de acordo com um estudo publicado no JAMA Pediatrics. A pesquisa também descobriu que crianças de 1 ano de idade que foram expostas a mais tempo de tela do que seus pares apresentaram atrasos aos 2 anos no desenvolvimento de habilidades motoras finas e pessoais e sociais. Mas esses atrasos pareceram se dissipar aos 4 anos.
[Mais...]
Estudo publicado no The Lancet Diabetes1 & Endocrinology buscou avaliar a contribuição das concentrações de lipoproteína(a) para o espessamento da parede arterial (medido pela espessura da camada íntima-média da carótida) em crianças com hipercolesterolemia2 familiar que foram acompanhadas até a idade adulta. Os achados sugerem que as concentrações de lipoproteína(a) contribuem significativamente para o espessamento da parede arterial nesta população, sugerindo que a lipoproteína(a) é um fator de risco3 independente e adicional para aterosclerose4 precoce naqueles já com risco aumentado. A medição da lipoproteína(a) em pacientes jovens com hipercolesterolemia2 familiar é crucial para identificar aqueles com risco potencialmente mais elevado de doença cardiovascular.
[Mais...]
Um único exame de sangue1 pode ajudar os médicos a determinar se a febre2 de uma criança precisa de tratamento urgente, descobriu um estudo de prova de princípio publicado na revista científica Med. Segundo os pesquisadores, a análise da atividade genética em uma amostra de sangue1 pode ajudar a determinar se a febre2 é causada por uma infecção3 bacteriana, um vírus4 ou uma doença inflamatória. Transcrições de RNA podem discriminar entre 18 categorias de doenças, incluindo bactérias e vírus4 comuns, bem como condições raras e potencialmente fatais.
[Mais...]
Os resultados de um aguardado ensaio clínico sobre a Intervenção de Dieta Mediterrânea1-DASH para Atraso Neurodegenerativo ou dieta MIND uma dieta projetada especificamente para estimular o cérebro2 são menos estelares do que o previsto. Na verdade, de acordo com o estudo publicado no The New England Journal of Medicine, a dieta MIND melhorou o cérebro2 daqueles que a seguiram durante três anos. No final do estudo, as imagens de ressonância magnética3 mostraram menos hiperintensidades da substância branca e um volume maior tanto da substância cinzenta (o centro cognitivo4 do cérebro2) como da substância branca (a via de comunicação do cérebro2). Mas o problema é: os cérebros do grupo de controle que não estavam seguindo a dieta MIND também melhoraram em um grau semelhante.
[Mais...]
Os exercícios isométricos, que envolvem a contração dos músculos1 para manter o corpo na posição sem se mover, são os melhores para reduzir a pressão arterial2 em repouso, de acordo com os resultados de 270 ensaios clínicos3 randomizados envolvendo 15.827 participantes. A metanálise foi publicada no British Journal of Sports Medicine. Depois dos exercícios isométricos, que incluem atividades como agachamentos na parede, o treinamento combinado tende a reduzir mais a pressão arterial2, seguido pelo treinamento de resistência dinâmica, exercícios aeróbicos e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).
[Mais...]
Apesar do progresso significativo na ciência da prevenção ao longo dos últimos 30 anos em desenvolver intervenções e políticas baseadas em evidências, não houve igual sucesso em atrair o apoio dos decisores políticos e em ganhar a aceitação pelas comunidades. Reconhecendo esta lacuna, os editores da revista científica Prevention Science lançaram um apelo aos cientistas para ajudarem a esclarecer e definir o conceito de uma cultura de prevenção. Tal cultura influenciaria a criação de uma infraestrutura para implementar e sustentar as estratégias mais eficazes informadas por pesquisas. Embora uma definição final aguarde mais investigação, o comentário resume elementos importantes que podem constituir essa definição em evolução e preparar o caminho para a implementação de programas de prevenção mais eficazes.
[Mais...]
Mostrar: 10 81 a 90 (Total: 3700)
|