O maior estudo mundial sobre genética da paralisia1 cerebral (PC) descobriu que os defeitos genéticos são provavelmente responsáveis por mais de um quarto dos casos em crianças chinesas, em vez da falta de oxigênio no nascimento, como se pensava anteriormente.

O estudo, publicado na revista científica Nature Medicine, utilizou sequenciamento genômico2 moderno e descobriu que havia significativamente mais mutações em casos de PC com asfixia3 ao nascer, indicando que a falta de oxigênio poderia ser secundária ao defeito genético subjacente. Os resultados são consistentes com estudos menores em todo o mundo.

Mais de 1.500 crianças chinesas com PC estiveram envolvidas neste projeto de pesquisa, que foi um esforço colaborativo entre a Universidade de Adelaide, na Austrália, e as Universidades Fudan de Xangai e Zhengzhou, em Zhengzhou, e associados.

A equipe australiana foi liderada pelo obstetra e professor emérito da Universidade de Adelaide, Alastair MacLennan, e pelo geneticista humano, professor Jozef Gecz.

Leia sobre "Paralisia1 cerebral infantil", "Genética - conceitos básicos" e "Asfixia3".

“24,5 por cento das crianças chinesas no estudo tinham variações genéticas raras ligadas à paralisia1 cerebral. Esta revelação reflete nossas descobertas anteriores na nossa coorte4 australiana de paralisia1 cerebral, onde até um terço dos casos têm causas genéticas”, disse o professor Gecz, que é o Chefe de Neurogenética da Universidade de Adelaide na Adelaide Medical School e no Robinson Research Institute.

“Nossa pesquisa mostra que pelo menos alguns bebês5 que sofrem asfixia3 ao nascer e são diagnosticados com PC podem ter um desenvolvimento cerebral inadequado como resultado das variantes genéticas subjacentes, e não da falta de oxigênio.

“Crucialmente, tratamentos clinicamente acionáveis foram encontrados em 8,5 por cento dos casos com causa genética. É emocionante ver como as vias genéticas para a paralisia1 cerebral informam tratamentos personalizados para esses indivíduos”.

A paralisia1 cerebral afeta o movimento e a postura e é a deficiência motora mais comum em crianças. A doença é diagnosticada em até 2 em cada 1.000 crianças em todo o mundo e está por vezes associada à epilepsia6, autismo e dificuldades intelectuais. Os sintomas7 geralmente surgem durante a primeira infância e podem variar de leves a graves.

A equipe de pesquisa identificou 81 genes com mutações causais nas crianças com PC. Sabe-se que esses genes desempenham papéis importantes no desenvolvimento neural e embrionário e podem afetar as vias moleculares responsáveis pela respiração.

“A falta de oxigênio no nascimento é frequentemente considerada a causa da PC em litígios médicos após um diagnóstico8 e isso levou à presunção de que a condição é evitável com melhores trabalhos de obstetrícia ou de parteiras. Este simplesmente não é o caso”, disse o professor MacLennan, que passou os últimos 30 anos defendendo que há poucas evidências científicas para apoiar o mito de que a paralisia1 cerebral se deve a trauma ou falta de oxigênio no nascimento.

O professor MacLennan disse que litígios frequentes têm sido associados a um grande aumento no número de cesarianas “defensivas” e a altos valores de seguro para obstetras.

“Estes resultados destacam a necessidade de testes genéticos precoces em crianças com paralisia1 cerebral, especialmente aquelas com fatores de risco como asfixia3 ao nascer, para garantir que recebam cuidados médicos e tratamento adequados.

“Todas as crianças com paralisia1 cerebral merecem um rastreio genético moderno, pois intervenções precoces e personalizadas podem realmente fazer a diferença e melhorar os seus resultados a longo prazo”, disse ele.

A pesquisa genética em andamento também está investigando outros tipos de variação genética que contribuem para a causa da PC e, como resultado, os pesquisadores esperam que a taxa geral de diagnóstico8 genético provavelmente aumente.

No artigo publicado, os pesquisadores relatam que o sequenciamento do exoma9 revela heterogeneidade genética e achados clinicamente acionáveis em crianças com paralisia1 cerebral.

Eles contextualizam que a paralisia1 cerebral (PC) é a deficiência motora mais comum em crianças. Para determinar o papel das principais variantes genéticas na etiologia10 da PC, conduziu-se o sequenciamento do exoma9 em uma coorte4 em larga escala com manifestações clínicas da PC.

A coorte4 do estudo compreendeu 505 meninas e 1.073 meninos. Utilizando o atual padrão ouro em diagnóstico8 genético, 387 dessas 1.578 crianças (24,5%) receberam diagnóstico8 genético.

Identificou-se 412 variantes patogênicas e provavelmente patogênicas (P/PP) em 219 genes associados a distúrbios do neurodesenvolvimento e 59 variantes P/PP do número de cópias. A taxa de diagnóstico8 genético de crianças com PC marcada ao nascimento com asfixia3 perinatal foi maior do que a taxa em crianças sem asfixia3 (P = 0,0033).

Além disso, 33 crianças com manifestações de PC (8,5%, 33 de 387) apresentaram resultados clinicamente acionáveis.

Estes resultados destacam a necessidade de testes genéticos precoces em crianças com PC, especialmente aquelas com fatores de risco como asfixia3 perinatal, para permitir a tomada de decisões médicas baseadas em evidências.

Veja também sobre "Mutações genéticas", "Atrasos do desenvolvimento" e "Hipóxia11 cerebral".

Nature Medicine, publicação em 01 de maio de 2024.
Science Daily, notícia publicada em 07 de maio de 2024.

NEWS.MED.BR, 2024. A genética, e não a falta de oxigênio, causa paralisia cerebral em um quarto dos casos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1469647/a-genetica-e-nao-a-falta-de-oxigenio-causa-paralisia-cerebral-em-um-quarto-dos-casos.htm>. Acesso em: 2 jun. 2024.

1 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.
2 Sequenciamento genômico: O sequenciamento de um genoma é a determinação da cadeia de nucleotídeos que o compõe. Este processo envolve várias etapas, tais como preparação do material genético e métodos de sequenciamento.
3 Asfixia: 1. Dificuldade ou impossibilidade de respirar, que pode levar à anóxia. Ela pode ser causada por estrangulamento, afogamento, inalação de gases tóxicos, obstruções mecânicas ou infecciosas das vias aéreas superiores, etc. 2. No sentido figurado, significa sujeição à tirania; opressão e/ou cobrança de posições morais ou sociais que dão origem à privação de certas liberdades.
4 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
5 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
6 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
9 Exoma: Fração do genoma que codifica os genes.
10 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
11 Hipóxia: Estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos que pode ocorrer por diversos fatores, tais como mudança repentina para um ambiente com ar rarefeito (locais de grande altitude) ou por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde as vias respiratórias superiores até os tecidos orgânicos.