news.med.br
Medical Journal - 28/08/18
Ensaio clínico controlado e randomizado1 de eficácia comparativa, publicado pelo BMJ, foi realizado para determinar a eficácia das intervenções do tai chi chuan em comparação com o exercício aeróbico, um tratamento padrão atual em pacientes com fibromialgia2, e testar se a eficácia do tai chi depende de sua dosagem ou duração.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Fibromialgia:
   [Mais...]

Medical Journal - 27/08/18
A eficiência do sono, a duração do sono e a vigília após o início do sono podem modificar o risco de enxaqueca1, segundo trabalho publicado pelo Neurology Reviews.
1 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
   [Mais...]

Saúde - 24/08/18
O parecer do Comitê de Especialistas do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas está sendo revisado para fornecer orientações atualizadas sobre a gestão de gestantes durante a gravidez1 e o parto para prevenir a transmissão materno-infantil do vírus2 da imunodeficiência3 humana (HIV4). A prevenção da transmissão do HIV4 da mulher para o feto5 ou recém-nascido é um objetivo importante no atendimento de gestantes infectadas pelo HIV4.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
4 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/08/18
O trabalho publicado pelo periódico Journal of Clinical Epidemiology mostra que a terapia nutricional médica realizada por nutricionistas registrados é eficaz para a dislipidemia e que múltiplas sessões individuais com nutricionista1 foram benéficas tanto clinicamente quanto em relação aos custos. A intervenção dietética levou à melhoria dos lipídios, glicose2, peso corporal e pressão arterial3, levando a reduções na necessidade de medicamentos hipolipemiantes.
1 Nutricionista: Especialista em nutricionismo, ou seja, especialista no estudo das necessidades alimentares dos seres humanos e animais, e dos problemas relativos à nutrição.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/08/18
O trabalho publicado pelo periódico Contraception teve o objetivo de investigar a eficácia contraceptiva do aplicativo móvel Natural Cycles, avaliando o índice de Pearl1 pelo uso típico e pelo uso perfeito. Este aplicativo foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA).
1 índice de Pearl: O Índice Pearl é definido como o número de falhas contraceptivas por 100 mulheres-anos de exposição e usa como denominador o total de meses ou ciclos de exposição desde o início do uso do produto até o final do estudo ou a descontinuação do produto. É uma fórmula matemática que avalia a eficácia de um método contraceptivo.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/08/18
Sara B Seidelmann, cardiologista1, nutricionista2 e geneticista da Divisão Cardiovascular do Departamento de Medicina do Brigham and Women's Hospital, em Boston, nos EUA, e demais colaboradores fizeram um estudo, publicado pelo The Lancet Public Health, com o objetivo de investigar a associação entre a ingestão de carboidratos e a mortalidade3.
1 Cardiologista: Médico especializado em tratar pessoas com problemas cardíacos.
2 Nutricionista: Especialista em nutricionismo, ou seja, especialista no estudo das necessidades alimentares dos seres humanos e animais, e dos problemas relativos à nutrição.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/08/18
A sobrevida1 da insuficiência cardíaca2 (IC) melhorou e, atualmente, muitos pacientes com IC morrem de causas não cardíacas, incluindo o câncer3. O objetivo do presente estudo, publicado pelo periódico Circulation, realizado por pesquisadores do Departamento de Cardiologia da University of Groningen, foi investigar se existe uma relação causal entre a IC e o desenvolvimento do câncer3.
1 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 15/08/18
Um ensaio clínico randomizado1, publicado pelo periódico The Journal of the American Medical Association (JAMA), avaliou o uso de medicamento anti-hipertensivo combinado em baixa dose versus cuidados habituais para o controle da pressão arterial2 em pacientes com hipertensão3 leve a moderada no Sri Lanka.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/08/18
Andrew Mente e colaboradores do Population Health Research Institute, Hamilton Health Sciences e da McMaster University, no Canadá, mostram em estudo publicado pelo The Lancet que o consumo de sódio foi associado com doença cardiovascular e acidente vascular cerebral1 apenas em comunidades onde a ingestão média foi superior a cinco gramas ao dia.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/08/18
Estudo norte americano e britânico, com publicação online pelo The Lancet Psychiatry, examinou a associação entre o exercício físico e a saúde1 mental em uma grande amostra para compreender melhor a sua influência em relação ao tipo de exercício, frequência, duração e intensidade.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - < - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - > - >>
61 a 70 (Total: 2097)
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.