news.med.br
Medical Journal - 05/10/18
Mais de 70% dos estudantes do ensino médio dormem menos de 8 horas por noite, ficando aquém das 8 a 10 horas que os adolescentes precisam para uma saúde1 ideal. O sono insuficiente afeta negativamente a aprendizagem e o desenvolvimento e altera profundamente o julgamento, especialmente entre os jovens. Pesquisadores americanos estimaram as associações entre duração do sono e comportamentos de risco em estudantes do ensino médio nos EUA.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Saúde - 04/10/18
Um estudo de modelagem, financiado pelo Conselho Nacional de Saúde1 e Pesquisa Médica (Austrália) e publicado pelo periódico The Lancet, estabeleceu um prazo até 2028 para a eliminação do câncer2 de colo3 de útero4 na Austrália. O país foi um dos pioneiros na vacinação contra o HPV.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
4 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
   [Mais...]

Saúde - 03/10/18
O Prêmio Nobel de Medicina 2018 foi concedido na segunda-feira a James P. Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão, por seus trabalhos no desencadeamento do sistema imunológico1 do corpo para atacar o câncer2.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 27/09/18
Ensaio clínico randomizado1 que avaliou o tratamento antibiótico para apendicite2 não complicada, sem cirurgia, ao longo de cinco anos, foi publicado pelo periódico The Journal of the American Medical Association (JAMA).
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Apendicite: Inflamação do apêndice cecal. Manifesta-se por abdome agudo, e requer tratamento cirúrgico. Sua complicação mais freqüente é a peritonite aguda.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/09/18
Estudos abordando a amamentação1 e a obesidade2 raramente documentam o método de aleitamento materno3, o tipo de suplementação4 ou a alimentação dada em hospital. Com dados da coorte5 canadense Canadian CHILD Study, foram investigadas essas práticas e sua relação com o ganho de peso infantil.
1 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
5 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
   [Mais...]

Saúde - 25/09/18
A última versão do GLOBOCAN (setembro de 2018) inclui estimativas da incidência1, mortalidade2 e prevalência3 de 36 tipos de câncer4 e de todos os cânceres combinados em 185 países do mundo. As estimativas são apresentadas para 2018, separadamente para cada sexo e para os 18 grupos etários tradicionais. Os resultados estão disponíveis no site da International Association of Cancer4 Registries (IACR), IARC Global Cancer4 Observatory, com uma ferramenta online que permite a produção de tabelas e descrições visuais da carga atual de câncer4 por país ou região e permite projeções relativas à carga futura de câncer4 nos próximos 20 anos.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Saúde - 24/09/18
O Royal Marsden NHS Foundation Trust e o Institute of Cancer1 Research, de Londres, fizeram o primeiro tratamento no Reino Unido usando uma nova máquina de radioterapia2 conhecida como Magnetic Resonance Linear Accelerator (MR Linac).
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/09/18
A lorcaserina, um agonista1 seletivo do receptor 2C da serotonina, que modula o apetite, tem eficácia comprovada no controle do peso em pacientes com sobrepeso2 ou obesidade3. Um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM) mostrou que a lorcaserina facilitou a perda de peso sustentada sem uma taxa alta de eventos cardiovasculares maiores do que aquela com o placebo4.
1 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
2 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/09/18
O tratamento com ácido graxo poli-insaturado ômega-3 está associado à melhora dos sintomas1 de ansiedade? Nesta revisão sistemática e metanálise de 19 ensaios clínicos2, com participantes de 11 países, a melhora dos sintomas1 de ansiedade foi associada ao tratamento com ômega-3. Os efeitos ansiolíticos foram maiores em participantes com condições clínicas específicas.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/09/18
Um estudo com publicação online pelo American Journal of Psychiatry diz que níveis elevados de um metabólito1 do diclorodifeniltricloroetano (DDT) no soro2 de grávidas fornecem a primeira evidência com biomarcadores de que um inseticida pode estar envolvido na etiologia3 do autismo em crianças.
1 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
2 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
3 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - < - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - > - >>
41 a 50 (Total: 2097)
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.