news.med.br
Medical Journal - 04/09/20
Estudo publicado no The New England Journal of Medicine avaliou a segurança e imunogenicidade da vacina1 de rSARS-CoV-2 (em doses de 5 μg e 25 μg, com ou sem adjuvante Matrix-M1 e com observadores sem saber das atribuições do grupo experimental) em 131 adultos saudáveis.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
   [Mais...]

Medical Journal - 03/09/20
Pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que os limiares de inteligibilidade da fala com vários falantes variam amplamente em adultos com audição normal, mas podem ser previstos desde o bloqueio de fase neural até as pistas de modulação de frequência medidos com registros de EEG no canal auditivo.   [Mais...]
Saúde - 02/09/20
Um revestimento sintético recém-desenvolvido que reveste o intestino delgado1 pode ter potencial para tratar doenças, que vão desde intolerância à lactose2 até diabetes3 e obesidade4, de acordo com pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital afiliado à Harvard e do Massachusetts Institute of Technology.
1 Intestino delgado: O intestino delgado é constituído por três partes: duodeno, jejuno e íleo. A partir do intestino delgado, o bolo alimentar é transformado em um líquido pastoso chamado quimo. Com os movimentos desta porção do intestino e com a ação dos sucos pancreático e intestinal, o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão. Depois do alimento estar transformado em quilo, os produtos úteis para o nosso organismo são absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os vasos sanguíneos.
2 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
4 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

Medical Journal - 01/09/20
Os casos de câncer1 de cólon2 e reto3 estão aumentando em adultos jovens – e a idade média dos pacientes diagnosticados está diminuindo. Os casos de câncer1 colorretal entre pessoas com menos de 50 anos têm aumentado desde a década de 1990, de acordo com um relatório de março da American Cancer1 Society.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Cólon:
3 Reto: Segmento distal do INTESTINO GROSSO, entre o COLO SIGMÓIDE e o CANAL ANAL.
   [Mais...]

Medical Journal - 31/08/20
Estudo publicado no Obstetrics & Gynecology descreve a técnica de Esike, que é eficaz no controle da hemorragia1 pós-parto com risco de vida e pode ser usada em ambientes de poucos recursos com suprimentos comumente disponíveis e realizada por médicos com um nível comum de treinamento.
1 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/08/20
Estudo publicado pelo The Journal of Pediatrics revela que as crianças podem ser uma fonte potencial de contágio1 na pandemia2 de SARS-CoV-2, apesar da doença mais branda ou da falta de sintomas3, e a desregulação imunológica está implicada na síndrome4 inflamatória multissistêmica pós-infecciosa grave.
1 Contágio: 1. Em infectologia, é a transmissão de doença de uma pessoa a outra, por contato direto ou indireto. 2. Na história da medicina, aplica-se a qualquer doença contagiosa. 3. No sentido figurado, é a transmissão de características negativas, de vícios, etc. ou então a reprodução involuntária de reação alheia.
2 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/08/20
Foi mostrado anteriormente que a maior ingestão de vegetais crucíferos está inversamente associada à espessura da camada íntima-média da artéria1 carótida. Agora novo estudo publicado pelo British Journal of Nutrition reforça a hipótese de que a maior ingestão de vegetais crucíferos pode proteger contra a calcificação2 vascular3.
1 Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.
2 Calcificação: 1. Ato, processo ou efeito de calcificar(-se). 2. Aplicação de materiais calcíferos básicos para diminuir o grau de acidez dos solos e favorecer seu aproveitamento na agricultura. 3. Depósito de cálcio nos tecidos, que pode ser normal ou patológico. 4. Acúmulo ou depósito de carbonato de cálcio ou de carbonato de magnésio em uma camada de profundidade próxima a do limite de percolação da água no solo, que resulta em certa mobilidade deste e alteração de suas propriedades químicas.
3 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 27/08/20
Estudo publicado no Lung Cancer1 pesquisou as taxas de segundo câncer1 de pulmão2 e a sobrevivência3 de segundo câncer1 de pulmão2 primário ressecado cirurgicamente em pacientes submetidos à ressecção de um câncer1 de pulmão2 primário inicial.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
3 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

Pharma News - 26/08/20
A U.S. Food and Drug Administration emitiu uma autorização de uso emergencial (EUA, do inglês Emergency Use Authorization) de plasma1 convalescente experimental para o tratamento da COVID-19 em pacientes hospitalizados, como parte dos esforços da agência para combater a COVID-19.
1 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
   [Mais...]

Tecnologia e Saúde - 25/08/20
Uma nova tecnologia wearable (vestível) que se encaixa diretamente no pulso pode fornecer leituras em tempo quase real do nível de paracetamol no corpo – e provavelmente muitos outros medicamentos também. A inovação foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles, com colaboradores da Stanford Medicine.   [Mais...]
Mostrar: 10
<< - < - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - > - >>
41 a 50 (Total: 2511)
  • Entrar
  • Assinar