news.med.br
Uma possível ligação entre um novo distúrbio do metabolismo1 do colesterol2 e a exposição pré-natal ao fentanil está sob investigação. A hipótese é que a exposição pré-natal ao fentanil possivelmente interfira no metabolismo1 do colesterol2, levando a achados semelhantes à síndrome3 de Smith-Lemli-Opitz (SLOS) em 10 bebês4. No entanto, os pesquisadores alertaram que a causalidade ainda não foi determinada no seu relatório, que foi publicado na revista Genetics in Medicine Open. Os bebês4 incluídos no relatório nasceram após uma gravidez5 complicada por múltiplas exposições a medicamentos, incluindo fentanil sem receita médica.
1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

A perda auditiva afeta aproximadamente 40 milhões de adultos americanos, mas apenas uma em cada 10 pessoas que precisam de aparelhos auditivos os utiliza, mostram pesquisas. Aqueles que não usam aparelhos auditivos, mas deveriam, podem querer repensar sobre o uso deles, de acordo com um novo estudo publicado no The Lancet Healthy Longevity. Os pesquisadores descobriram que adultos com perda auditiva que usavam aparelhos auditivos regularmente tinham um risco de mortalidade1 24% menor do que aqueles que nunca os usaram. Esses resultados são animadores porque sugerem que os aparelhos auditivos podem desempenhar um papel protetor na saúde2 das pessoas e prevenir a morte precoce.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Em um estudo publicado no JAMA Network Open, pesquisadores tiraram fotos das retinas de crianças e as examinaram usando um algoritmo de inteligência artificial (IA) de aprendizado profundo para diagnosticar o autismo com 100% de precisão. As descobertas apoiam a utilização da IA como uma ferramenta objetiva de rastreio para o diagnóstico1 precoce, especialmente quando o acesso a um psiquiatra infantil especializado é limitado.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Num estudo recente publicado na revista JAMA Network Open, pesquisadores investigaram a associação entre a posse de animais de estimação e o declínio cognitivo1 nos idosos. Análises de mais de 7.900 adultos com mais de 50 anos revelaram que a posse de animais de estimação, embora insignificante em adultos que vivem com outras pessoas, aliviou significativamente o declínio cognitivo1 verbal em adultos que vivem sozinhos.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Pessoas que tiveram sono fragmentado na faixa dos 30 e 40 anos tinham maior probabilidade de ter pior cognição1 uma década depois, mostraram dados longitudinais de uma pesquisa publicada no jornal científico Neurology. As descobertas indicam que a qualidade – e não a quantidade – do sono pode ser mais importante. Aqueles no tercil mais alto versus o mais baixo do índice de fragmentação do sono tinham duas vezes mais chances de ter um desempenho ruim em três tipos de testes cognitivos2 11 anos depois.
1 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
2 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

As infusões de aducanumabe (Aduhelm) combinadas com ultrassom focalizado levaram a níveis mais baixos de beta-amiloide cerebral na doença de Alzheimer1, mostrou um estudo de prova de conceito2 publicado no The New England Journal of Medicine. O tratamento experimental envolveu a criação de uma abertura na barreira hematoencefálica com ultrassom focalizado guiado por ressonância magnética3 para aumentar a entrega do medicamento. Em cada um dos três participantes que receberam infusões de aducanumabe, a redução de amiloide foi maior nas regiões do cérebro4 alvo do ultrassom focalizado do que nas regiões não expostas ao ultrassom focalizado.
1 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
2 Prova de conceito: Prova de conceito (PoC ou Proof of Concept) é um termo utilizado para denominar um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou artigo técnico. Ela pode ser considerada uma implementação, em geral resumida ou incompleta, de um método ou de uma ideia, realizada com o propósito de verificar se o conceito ou a teoria em questão é susceptível de ser explorado de maneira útil.
3 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
4 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Quatro novos fatores de risco para demência1 de início precoce foram identificados em um estudo prospectivo2 do UK Biobank, publicado no JAMA Neurology. Hipotensão3 ortostática, deficiência de vitamina4 D, níveis elevados de proteína C reativa (PCR5) e isolamento social surgiram como novos fatores de risco para demência1 antes dos 65 anos, se juntando a outros 8 fatores de risco já conhecidos. O estudo concluiu que vários fatores, principalmente modificáveis, foram associados a um maior risco de demência1 de início precoce, sugerindo que estes fatores de risco modificáveis devem ser incorporados em futuras iniciativas de prevenção da demência1 e levantar novas possibilidades terapêuticas para a demência1 de início precoce.
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
2 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
3 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
4 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
5 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
   [Mais...]

O anticorpo1 monoclonal nirsevimabe (Beyfortus) reduziu as hospitalizações entre crianças com infecção2 do trato respiratório inferior associada ao vírus3 sincicial respiratório (VSR), mostrou o estudo pragmático e randomizado4 HARMONIE, publicado no The New England Journal of Medicine. Em mais de 8.000 bebês5 incluídos no estudo, 0,3% que receberam nirsevimabe foram hospitalizados por infecção2 do trato respiratório inferior associada ao VSR, em comparação com 1,5% daqueles que receberam tratamento padrão, o que correspondeu a uma taxa de eficácia do nirsevimabe de 83,2%.
1 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
5 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

No estudo randomizado1 e controlado STOP, publicado na revista Pediatrics, pesquisadores relatam que cinco dias de tratamento com antibióticos orais para infecções2 do trato urinário3 (ITU) febris em crianças não foram inferiores ao curso padrão de 10 dias. A taxa de recorrência4 de todas as ITUs – febris e não febris – dentro de 30 dias de tratamento com amoxicilina/ácido clavulânico oral foi de 2,8% no grupo de curto prazo em comparação com 14,3% no grupo de longo prazo, para uma diferença de -11,51%.
1 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Trato Urinário:
4 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
   [Mais...]

Aparelhos auditivos autoajustáveis de venda livre produzem resultados clínicos e autorrelatados semelhantes aos de aparelhos auditivos ajustados por fonoaudiólogos para adultos com perda auditiva leve a moderada, de acordo com um estudo publicado no JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery. As descobertas sugerem que os aparelhos auditivos de venda livre autoajustáveis podem fornecer uma intervenção eficaz para perda auditiva leve a moderada.   [Mais...]
Mostrar: 10
<< - « Anteriores - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - Próximos » - >>
101 a 110 (Total: 3837)
  • Entrar
  • Receber conteúdos