news.med.br  -  Medical Journal
Um novo estudo, publicado no periódico Human Reproduction, sugere fatores ocupacionais associados a maiores concentrações de esperma1 e níveis séricos de testosterona. Segundo os pesquisadores, homens que levantam objetos pesados regularmente no trabalho têm contagens de esperma1 mais altas do que homens cujo trabalho é menos exigente fisicamente. Embora o estudo atual tenha encontrado uma relação entre atividade física e fertilidade em homens2 que procuram tratamento de fertilidade, serão necessárias mais pesquisas para confirmar se essas descobertas são verdadeiras para homens da população em geral.
1 Esperma: Esperma ou sêmen. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O esperma é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
2 Fertilidade em Homens: Habilidade de engravidar uma mulher. Para isso, o sistema reprodutivo do homem precisa produzir, armazenar e transportar os espermatozóides para fora do corpo, de modo que eles possam entrar no trato reprodutivo da mulher.
   [Mais...]

Uma nova forma de controle de natalidade para homens está mostrando resultados promissores em ratos de laboratório, tornando-os “temporariamente inférteis” por meio de uma única dose injetável, de acordo com um estudo publicado na revista médica Nature Communications. O contraceptivo masculino imobiliza o esperma1 por 2 horas e impediu a gravidez2 em camundongos, não resultando em efeitos colaterais3 adversos. O medicamento pode se tornar a primeira pílula anticoncepcional masculina sob demanda. Em camundongos, o anticoncepcional foi 100% eficaz na prevenção da gravidez2 por cerca de 2 horas, com retorno total da fertilidade 24 horas depois.
1 Esperma: Esperma ou sêmen. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O esperma é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
   [Mais...]

O exercício faz com que as células1 de gordura2 queimem energia, mas apenas em determinados momentos do dia, sugere um estudo realizado em camundongos. De acordo com o estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os ritmos circadianos influenciam a atividade das células adiposas3 em resposta ao exercício. Dessa forma, o tecido adiposo4 em camundongos queima gordura2 durante os treinos realizados cedo, em vez de tarde no dia.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
3 Células Adiposas: Células do corpo que geralmente armazenam GORDURAS na forma de TRIGLICERÍDEOS. Os ADIPÓCITOS BRANCOS são os tipos predominantes encontrados, na maioria das vezes, na cavidade abdominal e no tecido subcutâneo. Os ADIPÓCITOS MARRONS são células termogênicas que podem ser encontradas em recém-nascidos de algumas espécies e em mamíferos que hibernam.
4 Tecido Adiposo: Tecido conjuntivo especializado composto por células gordurosas (ADIPÓCITOS). É o local de armazenamento de GORDURAS, geralmente na forma de TRIGLICERÍDEOS. Em mamíferos, existem dois tipos de tecido adiposo, a GORDURA BRANCA e a GORDURA MARROM. Suas distribuições relativas variam em diferentes espécies sendo que a maioria do tecido adiposo compreende o do tipo branco.
   [Mais...]

Um novo estudo, publicado no JAMA Neurology, mostrou que o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é seguro para pessoas que tiveram um AVC ou outro evento cardíaco e pode melhorar o condicionamento físico mais rapidamente do que os programas convencionais de exercícios de reabilitação. O exercício de caminhada de alta intensidade ajudou os pacientes com AVC crônico1 a recuperar a capacidade de caminhar em comparação com o treinamento mais moderado. Os ganhos no teste de caminhada de 6 minutos após 12 semanas de treinamento foram de 71 m com intensidade vigorosa de treinamento versus 27 m com intensidade moderada de treinamento, uma diferença significativa.
1 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
   [Mais...]

Em um estudo publicado na revista Nature Medicine, pesquisadores relataram ligações entre o eritritol, popular substituto do açúcar1 sem calorias2, e um risco aumentado de eventos cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco e AVC. O adoçante, que costuma ser adicionado a muitos alimentos e bebidas de baixa ou zero caloria3, é apenas um dos muitos substitutos do açúcar1 que os pesquisadores questionaram em termos de seus riscos de segurança a longo prazo. Análises metabolômicas direcionadas mostraram um risco aproximadamente dobrado de eventos cardiovasculares adversos maiores entre pessoas com os níveis plasmáticos mais altos de eritritol em duas coortes de validação independentes, uma nos EUA e outra na Europa. O eritritol ainda parece induzir a coagulação4 no sangue5 e no plasma6 humanos.
1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
3 Caloria: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc. Carboidratos, proteínas, gorduras e álcool fornecem calorias na dieta. Carboidratos e proteínas têm 4 calorias em cada grama, gorduras têm 9 calorias por grama e álcool têm 7 calorias por grama.
4 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
   [Mais...]

Bactérias orais podem entrar no sangue1 e desencadear marcas de atividade imunológica envolvidas na artrite reumatoide2, de acordo com um novo estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, reforçando a ideia de que a doença gengival pode contribuir para a condição dolorosa das articulações3. Quando o número de bactérias bucais em cinco pessoas com artrite reumatoide2 atingiu o pico, também houve marcas de atividade de um tipo de célula4 imune chamada monócitos5, que são conhecidos por estarem envolvidos na resposta imune contra as articulações3 na artrite6.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Artrite reumatóide: Doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral, acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.
3 Articulações:
4 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
5 Monócitos: É um tipo de leucócito mononuclear fagocitário, que se forma na medula óssea e é posteriormente transportado para os tecidos, onde se desenvolve em macrófagos.
6 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
   [Mais...]

A dor contínua, como dor crônica nas costas1 ou no pescoço2, é difícil de tratar, então alguns médicos prescrevem antidepressivos. Agora, uma revisão das evidências, publicada no The British Medical Journal, diz que esses medicamentos geralmente não funcionam como tratamento. A única classe de antidepressivos que apresentou evidências de eficácia foi um tipo chamado inibidores seletivos da recaptação de serotonina e norepinefrina, ou ISRSNs. Mas mesmo esses reduziram a dor por um valor modesto: menos de 10 pontos em uma escala de 0 a 100.
1 Costas:
2 Pescoço:
   [Mais...]

A duração apropriada dos antibióticos pós-operatórios para apendicite1 complexa não é clara. A crescente ameaça global de resistência antimicrobiana justifica o uso restritivo de antibióticos, o que também pode reduzir os efeitos colaterais2, o tempo de internação e os custos. Neste estudo, publicado no The Lancet, foi demonstrado que 2 dias de antibióticos intravenosos pós-operatórios para apendicite1 complexa não é inferior a 5 dias em termos de complicações infecciosas e mortalidade3 em 90 dias, com base em uma margem de não inferioridade de 7,5%.
1 Apendicite: Inflamação do apêndice cecal. Manifesta-se por abdome agudo, e requer tratamento cirúrgico. Sua complicação mais freqüente é a peritonite aguda.
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

A inibição da via PCSK9, mais conhecida por suas ligações com dislipidemia, teve uma associação significativa com um risco reduzido de psoríase1, independentemente dos níveis lipídicos, de acordo com um estudo focado em variantes genéticas publicado no JAMA Dermatology. Essas descobertas abrem caminho para estudos futuros que podem permitir a seleção personalizada de medicamentos hipolipemiantes para pessoas com risco de psoríase1.
1 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
   [Mais...]

Dispositivos vestíveis, ou wearables, estão transformando o eletrocardiograma1 (ECG) em um teste médico onipresente. Este estudo, publicado no European Heart Journal Digital Health, avaliou a associação entre contrações ventriculares e atriais prematuras (CVPs e CAPs) detectadas em ECGs de formato vestível e desfechos cardiovasculares em indivíduos sem doença cardiovascular. As associações mais fortes foram encontradas entre CVPs e insuficiência cardíaca2 e entre CAPs e fibrilação atrial, com prematuridade mais curta aumentando ainda mais o risco.
1 Eletrocardiograma: Registro da atividade elétrica produzida pelo coração através da captação e amplificação dos pequenos potenciais gerados por este durante o ciclo cardíaco.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
   [Mais...]

» A síndrome inflamatória VEXAS é mais comum do que os médicos pensavam
» Canela pode ser útil para prevenir e reduzir o comprometimento da função cognitiva
» Exposição a vírus foi associada à demência subsequente e a outras doenças neurodegenerativas
» Baxdrostat, um inibidor seletivo da aldosterona sintase, reduziu a pressão arterial na hipertensão resistente ao tratamento
» Eventos cardiovasculares aumentam o risco de insuficiência renal com terapia renal substitutiva
» O risco de insuficiência cardíaca persiste muito tempo após a quimioterapia, independentemente da dose
» Quimioterapia antes da cirurgia pode melhorar as taxas de sobrevivência em pacientes com câncer de pâncreas
» Um medicamento para uma doença de pele também reduz o consumo excessivo de álcool
» O uso de álcool no ensino médio pode intensificar rapidamente
» Adesivo fixado na pele consegue fazer imagens de ultrassom do coração enquanto a pessoa se movimenta


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos