news.med.br
Um estudo publicado na revista Diabetologia avaliou o impacto da remissão do diabetes tipo 21 nos resultados de saúde2 a longo prazo. Segundo os achados, pessoas com qualquer evidência de remissão do diabetes tipo 21 com mudanças na dieta e no estilo de vida tiveram uma taxa 40% menor de doenças cardiovasculares3 (DCV) e uma taxa 33% menor de doença renal4 crônica (DRC) em comparação com aquelas sem remissão.
[Mais...]
A inflamação1 tem sido implicada na patogênese2 do diabetes3. Este estudo, publicado no The Lancet Diabetes3 & Endocrinology, investigou o efeito do tratamento randomizado4 de aspirina em baixas doses no diabetes tipo 25 incidente6 e nas concentrações de glicose7 plasmática em jejum (GPJ) entre idosos. Em comparação com o placebo8, o grupo da aspirina teve uma redução de 15% no risco de diabetes3 incidente6 e uma taxa mais lenta de aumento da concentração de GPJ no ano 5.
[Mais...]
Apesar das preocupações recentes em contrário, a semaglutida (Wegovy, Ozempic) apresentou um risco menor de ideação suicida em pacientes com obesidade1 ou diabetes tipo 22, de acordo com análises retrospectivas das duas populações de pacientes, com publicação na Nature Medicine. Uma análise de 240.618 pacientes com sobrepeso3 ou obesidade1 mostrou que aqueles que tomavam semaglutida tinham um risco significativamente menor de ideação suicida em comparação com aqueles que tomavam medicamentos anti-obesidade1 não GLP-1 (0,11% vs 0,43%). Da mesma forma, uma análise de 1.572.885 pacientes com diabetes tipo 22 revelou que aqueles que tomavam semaglutida tinham um risco significativamente menor de ideação suicida em comparação com pacientes que tomavam outros medicamentos antidiabéticos (0,13% vs 0,36%).
[Mais...]
O diabetes tipo 11 (DM1) materno emergiu como o maior contribuinte para o risco de cardiopatia congênita2 (CC) da criança quando se considera o diabetes3 materno e o peso da mãe em conjunto, descobriu um estudo de coorte4 de base populacional finlandês, publicado no JAMA Network Open. As chances de ter um filho nascido com qualquer CC foram várias vezes maiores para mulheres com DM1 em comparação com mulheres sem diabetes3. Em grau mais fraco, o diabetes tipo 25 e o diabetes gestacional6 também foram associados a algum excesso de CC em recém-nascidos.
[Mais...]
Nesta análise pré-especificada, publicada no The Lancet Diabetes1 & Endocrinology, foi demonstrado que a eficácia e o perfil de segurança cardiometabólica do ácido bempedoico o tornam uma opção clínica para pessoas com e sem diabetes1. Entre os pacientes com diabetes1, o ácido bempedoico reduz o colesterol2 LDL3 e a proteína C reativa de alta sensibilidade e o risco de eventos cardiovasculares. Os pacientes sem diabetes1 não tiveram aumento de diabetes1 de início recente ou agravamento da HbA1c4 com ácido bempedoico.
[Mais...]
Sabe-se que o diabetes1 é um forte fator de risco2 para infecções3 respiratórias virais, incluindo gripe4 e COVID-19, que podem ser particularmente perigosas para pessoas com a doença. Um novo estudo, publicado na revista Nature, buscou compreender o que torna as pessoas com diabetes1 mais suscetíveis a infecções3 pulmonares graves. A nova descoberta de que o metabolismo5 das células dendríticas6 pulmonares, sentinelas-chave do sistema imunológico7, é perturbado por níveis elevados de açúcar8 no sangue9 pode fornecer um caminho para reverter esta suscetibilidade.
[Mais...]
A maioria dos pacientes com diabetes tipo 21 acabará precisando adicionar um medicamento de segunda linha após a metformina2 o principal medicamento para o controle da glicose3 para controlar os níveis de açúcar4 no sangue5. Mas a adesão a estes medicamentos de segunda linha pode ser um sucesso ou um fracasso, relata um novo estudo publicado no The American Journal of Managed Care. Entre os pacientes que receberam agonistas do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon6 (ARs GLP-1), metade (50%) interrompeu o tratamento.
[Mais...]
O uso de metformina1 foi associado a menores chances de desenvolvimento de degeneração macular2 relacionada à idade (DMRI) entre pacientes sem diagnóstico3 de diabetes4, oferecendo mais evidências de um possível papel desse medicamento barato na saúde5 ocular, de acordo com um estudo de caso-controle publicado no JAMA Ophthalmology. Após ajuste para fatores de risco para DMRI, o uso de metformina1 foi associado a chances 17% menores de desenvolvimento de qualquer DMRI, bem como chances reduzidas de desenvolvimento de DMRI seca.
[Mais...]
Os resultados metabólicos no diabetes tipo 11 permanecem abaixo do ideal. Este estudo, publicado no The Lancet Diabetes2 & Endocrinology, mostrou que, em participantes com diabetes tipo 11 de início recente, 6 meses após o tratamento, uma preservação 24,8% maior de peptídeo C3 foi associada a uma HbA1c4 0,55% menor, sendo as diferenças detectáveis já aos 3 meses. Os resultados apontam que as intervenções que preservam a função das células5 β são eficazes na melhoria dos resultados metabólicos no diabetes tipo 11 de início recente, confirmando o seu potencial como adjuvantes da insulina6.
[Mais...]
Uma análise publicada na revista BMC Medicine, com base em dados de 37 estudos, acrescenta evidências de que comer menos alimentos de origem animal especialmente carnes processadas e substituí-los por grãos integrais, legumes e nozes está ligado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares1 e diabetes tipo 22. O estudo é particularmente útil porque detalha quais mudanças na dieta estão mais fortemente ligadas a uma saúde3 melhor. Por exemplo, o estudo estimou que substituir uma porção diária de carnes processadas, como cachorros-quentes, salsichas, frios ou bacon, por uma porção de grãos integrais, nozes ou feijão estava associado a um risco 23 a 36 por cento menor de problemas cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral4, ataque cardíaco e doença coronariana5.
[Mais...]
Mostrar: 10 21 a 30 (Total: 372)
|