news.med.br  -  Saúde
Para muitos pacientes com câncer1, a queda de cabelo2 pode ser um dos efeitos colaterais3 mais angustiantes do tratamento. Cada vez mais, pacientes têm tomado suplementos orais de biotina, comercializados como potenciais aliados na retomada do crescimento capilar4 e no fortalecimento de unhas5 quebradiças. No entanto, há poucas evidências científicas de que os suplementos orais de biotina promovam o crescimento de cabelo2 e unhas5 em pessoas com câncer1 ou em recuperação da doença, e eles podem, inclusive, interferir nos resultados de exames laboratoriais, de acordo com um alerta publicado no JCO Oncology Practice.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
3 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
4 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
5 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
   [Mais...]

Nos últimos meses, a especialidade de endocrinologia e metabologia viveu um período de avanços acelerados, com grandes ensaios clínicos1 e atualizações de recomendações que reforçam uma visão2 mais ampla do cuidado cardiometabólico. Além da evolução da farmacoterapia para obesidade3 e diabetes4, com novas opções orais, combinações e evidências em desfechos cardiovasculares, ganham destaque o manejo da doença hepática5 metabólica, a incorporação de tecnologias para diabetes4, avanços na prevenção da progressão do diabetes tipo 16 e a atualização de diretrizes em temas clássicos, como o câncer7 diferenciado de tireoide8.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
7 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
8 Tireoide: Glândula endócrina altamente vascularizada, constituída por dois lobos (um em cada lado da TRAQUÉIA) unidos por um feixe de tecido delgado. Secreta os HORMÔNIOS TIREOIDIANOS (produzidos pelas células foliculares) e CALCITONINA (produzida pelas células para-foliculares), que regulam o metabolismo e o nível de CÁLCIO no sangue, respectivamente.
   [Mais...]

Estamos começando a entender o papel que a genética desempenha no início da síndrome1 da fadiga2 crônica, também conhecida como encefalomielite miálgica (EM/SFC). De acordo com o maior estudo desse tipo até o momento, por enquanto disponível apenas como preprint na plataforma medRxiv, 259 genes estão envolvidos. Isso é seis vezes mais do que o número identificado em um estudo anterior, no início de 2025. O estudo também amplia nosso conhecimento sobre como a EM/SFC difere da COVID longa, uma condição muito semelhante.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
   [Mais...]

Para enfrentar o crescente desafio global da obesidade1, que afeta mais de 1 bilhão de pessoas, a Organização Mundial da Saúde2 (OMS) publicou sua primeira diretriz sobre o uso de terapias com peptídeo 1 semelhante ao glucagon3 (GLP-1) para o tratamento da obesidade1 como uma doença crônica e recidivante4. As novas diretrizes da OMS contêm duas recomendações condicionais principais e será atualizada regularmente à medida que novas evidências surgirem.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Glucagon: Hormônio produzido pelas células-alfa do pâncreas. Ele aumenta a glicose sangüínea. Uma forma injetável de glucagon, disponível por prescrição médica, pode ser usada no tratamento da hipoglicemia severa.
4 Recidivante: Característica da doença que recidiva, que acontece de forma recorrente ou repetitiva.
   [Mais...]

Uma revisão de prontuários médicos de mais de 130.000 adultos com insônia, que usaram melatonina por pelo menos um ano, ao longo de cinco anos, constatou que eles apresentavam maior probabilidade de serem diagnosticados com insuficiência cardíaca1, necessitarem de hospitalização devido à condição ou morrerem por qualquer causa. O estudo foi apresentado na American Heart Association’s Scientific Sessions 2025, de forma que o resumo não foi revisado por pares e as conclusões são consideradas preliminares.
1 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
   [Mais...]

Os últimos meses, em especial o período de setembro a outubro de 2025, têm sido marcados por mudanças importantes na ginecologia, com novas diretrizes internacionais para hemorragia1 pós-parto, atualizações no rastreamento de câncer2 cervical, revisão de recomendações para diabetes gestacional3, além de dados recentes sobre prevenção de pré-eclâmpsia4 e redução da mortalidade5 materna em escala global. Diversas organizações de saúde6 publicaram documentos que tendem a impactar diretamente a prática clínica na saúde6 da mulher. Paralelamente, surgem novos tratamentos e tecnologias que ampliam as opções terapêuticas, reforçando um movimento em direção a cuidados cada vez mais baseados em evidências e centrados na paciente.
1 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Diabetes gestacional: Tipo de diabetes melito que se desenvolve durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco da mãe desenvolver diabetes no futuro. O diabetes gestacional é controlado com planejamento das refeições, atividade física e, em alguns casos, com o uso de insulina.
4 Pré-eclâmpsia: É caracterizada por hipertensão, edema (retenção de líquidos) e proteinúria (presença de proteína na urina). Manifesta-se na segunda metade da gravidez (após a 20a semana de gestação) e pode evoluir para convulsão e coma, mas essas condições melhoram com a saída do feto e da placenta. No meio médico, o termo usado é Moléstia Hipertensiva Específica da Gravidez. É a principal causa de morte materna no Brasil atualmente.
5 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O 2º semestre de 2025 vem consolidando avanços transformadores na oncologia, com destaque para estudos apresentados nas principais conferências internacionais e seus respectivos artigos publicados. Estes ensaios clínicos1 trazem novas perspectivas para o tratamento de diferentes tipos de câncer2, com ênfase em imunoterapia combinada, monitoramento por DNA tumoral circulante (ctDNA), terapias dirigidas por mutações e melhor qualidade de vida.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

O 2º semestre de 2025 tem sido marcado por diversas novidades e avanços na área da cardiologia, apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC Congress 2025) em Madrid, no Transcatheter Cardiovascular Therapeutics (TCT 2025) e publicados em importantes revistas científicas como The New England Journal of Medicine (NEJM), European Heart Journal, The Lancet e Nature. As publicações abordam desde novas terapias medicamentosas até estratégias de manejo pós-infarto do miocárdio1, nova declaração de consenso sobre doenças cardiovasculares2, abordagens para hipertensão3, entre outros temas. Confira os principais destaques!
1 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
2 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
3 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
   [Mais...]

Entre apresentações em congressos, novos dispositivos, aprovações de medicamentos e publicação de artigos científicos, no 2º semestre de 2025 diversas novidades têm sido divulgadas na área de otorrinolaringologia, abrangendo temas como cirurgia, perda auditiva, uso de IA, apneia1 do sono, câncer2 de cabeça3 e pescoço4, perda de olfato, rinossinusite crônica, entre outros. Confira os principais destaques!
1 Apnéia: É uma parada respiratória provocada pelo colabamento total das paredes da faringe que ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. No adulto, considera-se apnéia após 10 segundos de parada respiratória. Como a criança tem uma reserva menor, às vezes, depois de dois ou três segundos, o sangue já se empobrece de oxigênio.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Cabeça:
4 Pescoço:
   [Mais...]

Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia1 ou Medicina em 2025 por suas descobertas sobre a tolerância imune periférica, o sistema que explica como o sistema imunológico2 impede que células3 imunes autorreativas ataquem tecidos e órgãos. No centro da pesquisa dos cientistas estavam suas descobertas sobre as células3 T, os glóbulos brancos que combatem infecções4 no corpo. Eles identificaram uma classe de células3, as células3 T reguladoras, e os genes que as controlam. Segundo o comitê do prêmio, suas pesquisas contribuíram para avanços médicos em tratamentos contra o câncer5 e doenças autoimunes6, e podem auxiliar em transplantes de órgãos.
1 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
6 Autoimunes: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
   [Mais...]

» Nova diretriz médica brasileira traz recomendações para o tratamento da obesidade em relação à prevenção de doenças cardiovasculares
» Diretrizes atualizadas para doença renal crônica promovem a cistatina C, equações de risco e inibidores de SGLT2
» Publicada a primeira Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial na Diálise
» Nova diretriz conjunta recomenda a prescrição de tratamentos combinados para pessoas com asma recém-diagnosticada
» Álcool e risco de câncer: documento aponta aumento do risco com apenas 1 ou menos bebidas por dia e maior risco para mulheres
» Uma nova definição de obesidade pode ajudar a tratar milhões de pessoas
» Academia Americana de Pediatria divulga a primeira orientação sobre prescrição ambulatorial de opioides para jovens
» Estudo GBD 2021: obesidade, doenças crônicas e envelhecimento populacional em foco
» Pesquisadores identificam uma bactéria que desafia os livros didáticos ao escrever novos genes
» Cirurgiões transplantam rim de porco geneticamente modificado em um paciente humano, um novo marco na medicina


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos