news.med.br  -  Medical Journal
Um robô controlado remotamente, do tamanho de um grão de areia, pode nadar pelos vasos sanguíneos1 para administrar medicamentos antes de se dissolver no corpo. A minúscula esfera contendo um medicamento é guiada por ímãs até locais específicos do corpo, como demonstrou um teste em animais, publicado na revista Science, o que ajudaria a evitar os efeitos colaterais2 tóxicos de terapias sistêmicas.
1 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
   [Mais...]

Quanto mais você rola a tela, pior fica sua atenção. Um amplo estudo de 2025, publicado na revista científica Psychological Bulletin, da American Psychological Association, analisou 71 estudos com quase 100.000 pessoas para verificar como vídeos de formato curto, como TikTok, Reels e Shorts, afetam o cérebro1, especificamente a cognição2 e a saúde3 mental. Esta é a maior síntese de evidências até o momento.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Em um passo rumo ao uso mais amplo da edição genética, um tratamento que utiliza a tecnologia CRISPR reduziu com sucesso os níveis elevados de colesterol1 em um pequeno número de pessoas. Em um ensaio clínico conduzido pela empresa suíça de biotecnologia CRISPR Therapeutics, 15 participantes receberam uma infusão única destinada a desativar um gene no fígado2 chamado ANGPTL3. A dose mais alta testada no ensaio reduziu o colesterol1 LDL3 e os triglicerídeos em uma média de 50% em duas semanas após o tratamento. Os efeitos duraram pelo menos 60 dias, a duração do ensaio. Os resultados foram publicados no The New England Journal of Medicine.
1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
3 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada ”mau colesterol”.
   [Mais...]

A apneia obstrutiva do sono1 (AOS) moderada a grave correlacionou-se independentemente com o desenvolvimento de microhemorragias cerebrais observadas em ressonância magnética2 cerebral, de acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open. As microhemorragias cerebrais são consideradas um marcador precoce de vasculopatia cerebral e estão associadas a um risco aumentado de desenvolver acidente vascular cerebral3 (AVC) sintomático4 e demência5. A AOS moderada a grave deve ser um alvo potencial para diagnóstico6 e tratamento precoces, visando prevenir futuros AVCs e demência5 em populações idosas, embora o estudo não tenha avaliado esses desfechos.
1 Apnéia obstrutiva do sono: Pausas na respiração durante o sono.
2 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
5 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

O esmalte1 dos dentes não se regenera naturalmente, e seu desgaste pode levar a cáries2 dolorosas, mas um gel que aproveita algumas das propriedades da saliva pode restaurar essa camada dura e brilhante dos dentes, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications.
1 Esmalte: Camada rígida, delgada e translúcida, de substância calcificada que reveste e protege a dentina da coroa do dente. É a substância mais dura do corpo e é quase que completamente composta de sais de cálcio. Ao microscópio, é composta de bastões delgados (prismas do esmalte) mantidos conectados por uma substância cimentante, e apresenta-se revestido por uma bainha de esmalte. (Tradução livre do original
2 Cáries: Destruição do esmalte dental produzida pela proliferação de bactérias na cavidade oral.
   [Mais...]

A exposição à infecção1 por SARS-CoV-2 durante a gravidez2 foi associada a um risco 29% maior de diagnóstico3 de transtorno do neurodesenvolvimento aos 3 anos de idade, de acordo com um estudo publicado na revista Obstetrics & Gynecology. Os maiores efeitos foram observados em exposições no terceiro trimestre, tanto no geral quanto entre os filhos do sexo masculino. Parto prematuro, plano de saúde4 público materno e etnia hispânica foram todos associados a um risco significativamente maior de diagnóstico3 de transtorno do neurodesenvolvimento.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O uso de qualquer contraceptivo hormonal, mesmo que prévio, foi associado a um risco aumentado de câncer1 de mama2 em um amplo estudo de coorte3 na Suécia, publicado no JAMA Oncology. O risco variou de acordo com o conteúdo de progestina, sendo o desogestrel associado a um risco maior de câncer1 de mama2. Segundo os pesquisadores, o fato de o desogestrel poder aumentar o risco de câncer1 de mama2 mais do que outras progestinas é uma descoberta inédita, não relatada anteriormente.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
   [Mais...]

Em 2 artigos publicados na revista Nature, pesquisadores revelam que as interações entre neurônios1 e células2 cancerosas promovem o crescimento do câncer3 de pulmão4 de pequenas células2 (CPPC), um tipo de tumor5 pulmonar altamente agressivo, que frequentemente se dissemina para o cérebro6 e conta com opções de tratamento bastante limitadas. Essas interações podem constituir um alvo terapêutico.
1 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
5 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
6 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Células1 imunológicas geneticamente modificadas para matar células1 cancerígenas, conhecidas como células1 CAR-T, transformaram o tratamento de cânceres sanguíneos, como a leucemia2, mas se mostraram amplamente ineficazes contra tumores sólidos. Agora, porém, células1 CAR-T “armadas” erradicaram grandes tumores sólidos de próstata3 em camundongos, aumentando as esperanças de que essa abordagem funcione contra todos os tipos de câncer4 em humanos. As descobertas foram publicadas na revista Nature Biomedical Engineering.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
3 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

As vacinas de RNA mensageiro (RNAm) são rápidas e fáceis de produzir, enquanto as vacinas de nanopartículas semelhantes a vírus1 geram uma resposta imunológica mais forte. Agora, as duas abordagens estão sendo combinadas para nos dar o melhor dos dois mundos, de acordo com um estudo publicado na revista Science Translational Medicine.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

» Novas evidências relacionam o risco de demência ao sistema glinfático, que elimina resíduos do cérebro
» Estudo mostra que adolescentes que usam redes sociais têm notas mais baixas em testes de leitura e memória
» A voz da mãe parece impulsionar o desenvolvimento da linguagem em bebês prematuros
» Antidepressivos variam muito em seus efeitos colaterais físicos
» Pesquisa aponta gene específico que pode estar relacionado à alta incidência de cardiopatias congênitas na síndrome de Down
» Estudo propõe mudança de paradigma no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio
» Ruído de aeronaves representa uma ameaça à saúde do coração
» Proteínas projetadas por IA resolvem um problema centenário: a produção de soro antiofídico
» Descoberta do sistema de grupo sanguíneo MAL esclarece mistério de mais de 50 anos
» Terapia genética restaura a audição em casos raros de surdez congênita


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos