news.med.br  -  Medical Journal
Em um caso pioneiro na área médica, pesquisadores relatam ter implantado células1 pancreáticas editadas por CRISPR em uma pessoa com diabetes tipo 12. As células1 liberaram insulina3 por meses, e sem a necessidade de o receptor tomar medicamentos imunossupressores, graças às edições genéticas que fazem com que as células1, coletadas de um doador falecido, não desencadeiem uma resposta imunológica no receptor. O caso foi relatado no The New England Journal of Medicine.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
   [Mais...]

Um medicamento prescrito para pessoas com diabetes tipo 21 pode fazer mais do que reduzir o açúcar2 no sangue3: ele também ajuda a retardar o envelhecimento celular, de acordo com um ensaio clínico publicado na revista Cell Reports Medicine. Os resultados apontam que o tratamento com henagliflozina está associado ao aumento do comprimento dos telômeros, estruturas nas pontas dos cromossomos4 que funcionam como capas protetoras e encurtam com o tempo.
1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
   [Mais...]

Um agonista1 do receptor GLP-1 oral, de pequena molécula e não peptídico, em fase experimental, reduziu significativamente o peso em adultos com obesidade2 no estudo randomizado3 ATTAIN-1, cujos resultados foram publicados no The New England Journal of Medicine. Na semana 72, o orforglipron em múltiplas doses provou ser superior ao placebo4 quando adicionado a um regime de dieta e exercícios. A variação média no peso corporal da linha de base até a semana 72 foi a seguinte: -7,5% na dose de 6 mg de orforglipron; -8,4% na dose de 12 mg; -11,2% na dose de 36 mg; e -2,1% com placebo4.
1 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Uma parte do cérebro1 que tem aproximadamente o tamanho de uma semente de girassol nas pessoas pode desempenhar um papel importante no nosso consumo de alimentos, de acordo com um estudo publicado na revista Cell. Em camundongos, essa área parece funcionar como um botão no cérebro1 que liga ou desliga o consumo de alimentos. A área de controle central integra informações sobre fome, sabor do alimento e muito mais, e pode até mesmo controlar a ingestão de bolinhas de plástico.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

A insônia crônica em idosos aumentou o risco de comprometimento cognitivo1 e acelerou o envelhecimento cerebral, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology. A insônia foi associada a um declínio cognitivo1 mais rápido e a uma maior carga amiloide e de hiperintensidades da substância branca. Uma relação bidirecional provavelmente está subjacente à associação entre insônia e declínio cognitivo1.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Cientistas mapearam a atividade que ocorre em todo o cérebro1 de um camundongo enquanto ele decide como realizar uma tarefa, e os resultados podem explicar a origem de nossos instintos. O mapa resultante revela que a atividade associada à tomada de decisão não se limita a uma única região, mas sim é distribuída por todo o cérebro1. Dois artigos publicados na revista Nature relatam as descobertas.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Metanálises anteriores que examinaram a associação entre histerectomia1 e/ou ooforectomia2 bilateral e risco de AVC apresentaram resultados mistos. Uma nova metanálise, publicada no jornal científico Menopause, mostrou que a histerectomia1 e/ou ooforectomia2 bilateral estavam associadas a um risco aumentado de AVC. Os autores sugeriram que mulheres submetidas a essas cirurgias devem ser monitoradas de perto para detectar sinais3 precoces de AVC.
1 Histerectomia: Cirurgia através da qual se extrai o útero. Pode ser realizada mediante a presença de tumores ou hemorragias incontroláveis por outras formas. Quando se acrescenta à retirada dos ovários e trompas de Falópio (tubas uterinas) a esta cirurgia, denomina-se anexo-histerectomia.
2 Ooforectomia: Ablação ou retirada de um ou dos dois ovários.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
   [Mais...]

Em um grande estudo realizado nos Estados Unidos, publicado no JAMA Neurology, o uso de acetato de medroxiprogesterona de depósito (DMPA) foi associado a um maior risco de meningioma. Outros anticoncepcionais, incluindo DIUs e pílulas orais combinadas, não mostraram aumento no risco de meningioma. O meningioma é o único tumor1 intracraniano com clara predominância em mulheres.
1 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
   [Mais...]

Um tratamento de curta duração com um tipo de psicoterapia foi quase três vezes mais eficaz no alívio da dor lombar crônica do que os tratamentos convencionais, mesmo anos depois. A terapia cognitivo1-funcional (TCF) oferece programas personalizados que ensinam a compreender e a controlar a dor por meio de movimentos e mudanças no estilo de vida. Em 2023, pesquisadores descobriram que ela aliviou a dor lombar crônica por pelo menos um ano após apenas oito sessões. Agora, em um estudo publicado no The Lancet Rheumatology, os pesquisadores descobriram que essas sessões continuaram a trazer alívio três anos depois.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Em um estudo publicado no JAMA, transplantes cardíacos parciais para cardiopatia congênita1 utilizando válvulas semilunares de doadores demonstraram crescimento valvar compatível com o desenvolvimento do paciente em bebês2. As válvulas transplantadas funcionaram bem ao longo do tempo, sem complicações graves decorrentes da imunossupressão3 relatadas. Embora promissora, essa abordagem requer mais estudos sobre desfechos em longo prazo e acesso equitativo às válvulas.
1 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
3 Imunossupressão: Supressão das reações imunitárias do organismo, induzida por medicamentos (corticosteroides, ciclosporina A, etc.) ou agentes imunoterápicos (anticorpos monoclonais, por exemplo); que é utilizada em alergias, doenças autoimunes, etc. A imunossupressão é impropriamente tomada por alguns como sinônimo de imunodepressão.
   [Mais...]

» Descoberto o mecanismo pelo qual a mutação genética causadora da doença de Huntington leva ao desenvolvimento dessa condição neurodegenerativa
» Adoçantes de baixa ou nenhuma caloria foram associados ao declínio da cognição global na meia-idade
» Um sistema voltado para o controle de diabetes que utiliza IA ajudou pacientes a reduzir a HbA1c
» Crianças com epilepsia e apneia do sono apresentam maiores riscos cardíacos
» Exame de sangue sugere risco de pré-eclâmpsia com precisão usando RNA
» Vacina contra gripe durante a gravidez está associada a menos infecções em bebês
» Casos de encefalopatia necrosante aguda, uma grave complicação neurológica relacionada à gripe, ocorreram principalmente em crianças saudáveis
» Estudo aponta que a perda de lítio desencadeia Alzheimer, mas composto de lítio pode reverter doença em camundongos
» Ferramenta de risco poligênico pode detectar cânceres de próstata clinicamente significativos
» Medicamentos de RNAm podem proteger contra quase qualquer tipo de infecção viral


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos