news.med.br
-
Medical Journal
Em um estudo liderado por pesquisadores do Mass General Brigham, gestantes que interromperam o uso de medicamentos populares para perda de peso à base de GLP-1 antes ou no início da gravidez1 tenderam a ganhar mais peso e a apresentar maiores riscos de diabetes2 e distúrbios hipertensivos durante a gestação, além de terem maior probabilidade de parto prematuro do que mulheres que nunca haviam utilizado esses medicamentos. Os resultados foram publicados no JAMA.
[Mais...]
Psiquiatras têm se baseado, por muito tempo, em manuais de diagnóstico1 que consideram a maioria das condições de saúde2 mental como distintas umas das outras. A depressão, por exemplo, é listada como um transtorno separado da ansiedade. Mas uma análise genética de mais de um milhão de pessoas sugere que uma série de condições psiquiátricas têm raízes biológicas comuns. Segundo a análise, publicada na revista Nature, 14 transtornos de saúde2 mental, tipicamente considerados distintos, na verdade se enquadram em cinco grupos, cada um deles ligado a um conjunto específico de variantes genéticas.
[Mais...]
Uma política hospitalar para aumentar o uso de ácido tranexâmico (TXA) no período perioperatório reduziu as transfusões de sangue1 durante cirurgias não cardíacas de grande porte, sem impacto aparente em eventos de coagulação2, segundo um ensaio clínico randomizado3 por agrupamentos apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Hematologia e publicado no periódico Blood. Entre mais de 8.000 pacientes submetidos a cirurgias de alto risco, o uso rotineiro de TXA reduziu a probabilidade de transfusões em 31% em comparação com o placebo4.
[Mais...]
O horário do dia em que os medicamentos contra o câncer1 são administrados pode fazer uma grande diferença nos resultados para o paciente e seria uma intervenção relativamente simples de implementar. As descobertas são de um estudo publicado no jornal científico Cancer1 e reforçam a evidência de que nossos relógios biológicos influenciam a eficácia dos tratamentos contra o câncer1.
[Mais...]
Uma dose da vacina1 bivalente ou nonavalente contra o HPV mostrou-se não inferior a duas doses, segundo o estudo randomizado2 ESCUDDO, cujos resultados foram publicados no The New England Journal of Medicine. A eficácia da vacina1 foi de pelo menos 97% contra a infecção3 por HPV 16 ou 18, independentemente de a participante ter recebido uma ou duas doses da vacina1 bivalente ou nonavalente. Esses resultados corroboram a recomendação da OMS de vacinação contra o HPV em dose única, visando aumentar a cobertura vacinal e, ao mesmo tempo, manter a eficácia.
[Mais...]
Um estudo da Stanford Medicine, publicado no jornal científico The Journal of Clinical Investigation, mostrou que uma reconfiguração do sistema imunológico curou o diabetes1 autoimune2, ou tipo 1, em camundongos. A abordagem pode ser útil para outras doenças autoimunes3, bem como para transplantes de órgãos.
[Mais...]
A solução de clascoterona a 5% oferece um novo mecanismo de ação para a alopecia1 androgenética (AAG), atuando localmente nos receptores de andrógenos2 com mínima absorção sistêmica. Ensaios clínicos3 de fase 3, com resultados divulgados pela empresa Cosmo Pharmaceuticals, demonstraram melhorias significativas no crescimento capilar4 e resultados positivos relatados pelos pacientes, reforçando a relevância clínica. O perfil de segurança da clascoterona é favorável, com eventos adversos emergentes do tratamento semelhantes aos dos grupos placebo5 e exposição sistêmica mínima. Se aprovada, a clascoterona poderá ampliar as opções de tratamento para AAG, principalmente para pacientes6 que evitam terapias orais ou que não respondem aos tratamentos atuais.
[Mais...]
Nosso microbioma1 intestinal tem uma enorme influência em nossa saúde2 geral, mas ainda não tínhamos clareza sobre quais bactérias específicas tinham efeitos benéficos e quais tinham efeitos negativos. Agora, um estudo com mais de 34.000 pessoas, publicado na revista Nature, está esclarecendo do que realmente consiste um microbioma1 intestinal saudável.
[Mais...]
Uma toxina1 produzida por bactérias encontradas em água contaminada mata as células2 imunológicas no revestimento do cólon3, o que significa que pessoas cujos intestinos4 são colonizados por essas bactérias têm muito mais probabilidade de desenvolver uma condição conhecida como colite5 ulcerativa. Se confirmada, a descoberta, que foi publicada na revista Science, pode levar a novos tratamentos para essa forma de doença inflamatória intestinal (DII).
[Mais...]
Em casos graves de asma1, comprimidos diários de corticosteroides são frequentemente necessários, mas aumentam o risco de diversas complicações sérias, como diabetes2, infecções3 e problemas ósseos. Agora, em um estudo publicado no The Lancet Respiratory Medicine, cientistas demonstraram que uma injeção4 mensal de anticorpos5 pode eliminar a necessidade desses comprimidos, se mostrando uma alternativa mais segura.
[Mais...]
|