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Em um estudo publicado no Journal of Heart and Lung Transplantation, pesquisadores descrevem os resultados de uma bomba cardíaca implantável (Jarvik 2015) que poderia ajudar crianças com insuficiência cardíaca1 que aguardam transplantes a renunciar aos dispositivos volumosos que exigem longas internações hospitalares. Em média, as crianças usaram o dispositivo durante 115 dias. Todas as sete sobreviveram e cinco receberam transplantes de coração2. Das outras duas, uma se recuperou espontaneamente enquanto a outra mudou para um dispositivo que também suporta a função do ventrículo direito após a falha do lado direito do coração2, sem relação com o Jarvik 2015.
1 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
2 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
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Ficar irritado – mesmo que por apenas alguns minutos – pode alterar o funcionamento dos vasos sanguíneos1, o que pode aumentar a probabilidade de ataques cardíacos e AVCs. A descoberta, publicada no Journal of the American Heart Association, poderia explicar por que algumas pessoas vivenciam esses eventos durante explosões emocionais. No estudo, as pessoas que foram convidadas a pensar e falar sobre uma experiência recente que as deixou com raiva2 tiveram uma queda na capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos1 que durou cerca de 40 minutos.
1 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
2 Raiva: 1. Doença infecciosa freqüentemente mortal, transmitida ao homem através da mordida de animais domésticos e selvagens infectados e que produz uma paralisia progressiva juntamente com um aumento de sensibilidade perante estímulos visuais ou sonoros mínimos. 2. Fúria, ódio.
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As fêmeas de mamíferos têm um risco maior de desenvolver doenças autoimunes1, como o lúpus2. Agora, um estudo em camundongos, publicado na revista Science Advances, sugere que o motivo disso pode ser uma falha na inativação de uma cópia do cromossomo3 X em fêmeas de mamíferos à medida que envelhecem, fazendo com que cópias extras de genes que deveriam estar permanentemente desligadas sejam reativadas.
1 Autoimunes: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
2 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
3 Cromossomo: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
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Cientistas sabem há muito tempo que o cérebro1 desempenha um papel no sistema imunológico2 – mas como isso acontece tem sido um mistério. Agora, pesquisadores identificaram células3 no tronco cerebral4 que detectam sinais5 imunológicos provenientes da periferia do corpo e atuam como reguladores mestres da resposta inflamatória do corpo. Em um artigo publicado na revista Nature, eles descrevem esse circuito corpo-cérebro1 que regula as respostas inflamatórias do corpo.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Tronco Cerebral: Parte do encéfalo que conecta os hemisférios cerebrais à medula espinhal. É formado por MESENCÉFALO, PONTE e MEDULA OBLONGA.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
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Uma vacina1 experimental contra a clamídia (CTH522) induziu anticorpos2 neutralizantes em todos os participantes que a receberam, e sem grandes preocupações de segurança, mostraram os resultados de um ensaio de fase I publicado no The Lancet Infectious Diseases. Ocorreu uma taxa de soroconversão de 100% com aumento de quatro vezes em todos os grupos que receberam CTH522, uma vacina1 recombinante contendo a principal membrana externa de Chlamydia trachomatis, sem soroconversão em receptores de placebo3.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
3 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
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Crianças e jovens com excesso de peso ou obesos correm um risco significativamente maior de deficiência de ferro, de acordo com um estudo realizado por cientistas nutricionais da Universidade de Leeds. Em contraste, as deficiências de zinco e vitamina1 A só foram observadas em crianças subnutridas, levando os pesquisadores a concluir que a deficiência de ferro em crianças com sobrepeso2 se deve provavelmente à inflamação3 que perturba os mecanismos que regulam a absorção de ferro. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista BMJ Global Health.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
3 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
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Acredita-se que o uso persistente de drogas como cocaína e morfina afete a forma como o cérebro1 prioriza as necessidades básicas do corpo – e agora pesquisadores estão chegando à raiz de como isso acontece. Em um novo estudo, publicado na revista Science, a cocaína e a morfina sequestraram as respostas neurais nos cérebros de camundongos, o que resultou nos animais consumindo menos comida e água.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
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Como o cérebro1 humano armazena informações temporariamente sem perdê-las? Neurocientistas descobriram que os neurônios2 dos lobos3 frontal e temporal trabalham juntos para reter informações na memória de trabalho4. Em um novo estudo, publicado na revista Nature, eles relatam como as células5 cerebrais responsáveis pela memória de trabalho4 coordenam o foco intencional e o armazenamento de informação a curto prazo, usando um processo chamado acoplamento fase-amplitude para garantir que os neurônios2 de categoria foquem e armazenem o conteúdo que adquiriram.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
3 Lobos: Lobo Frontal Lobo Parietal Lobo Temporal Lobo Occipital
4 Memória de trabalho: Atua no momento em que a informação está sendo adquirida, retendo a informação por alguns segundos e, então, a destinando a ser guardada por períodos mais longos ou a ser descartada. A memória de trabalho pode, ainda, armazenar dados por via inconsciente. Difere da memória de curto prazo pois esta trabalha com as informações por algumas horas até que sejam gravadas de forma definitiva.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
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Uma equipe de pesquisadores na França estudou as relações entre a ingestão alimentar de emulsificantes, avaliada durante um período de acompanhamento máximo de 14 anos, e o risco de desenvolver diabetes tipo 21 num grande estudo na população em geral, publicado no The Lancet Diabetes2 & Endocrinology. Após um acompanhamento médio de sete anos, os pesquisadores observaram que a exposição crônica – avaliada por dados repetidos – aos seguintes emulsificantes estava associada a um risco aumentado de diabetes tipo 21: carrageninas, fosfato tripotássico, ésteres de ácido monoacetil e diacetil tartárico de monoglicerídeos e diglicerídeos de ácidos graxos, citrato de sódio, goma guar, goma arábica e goma xantana.
1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
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Dois tipos de dieta parecem funcionar melhor do que tomar medicamentos no tratamento da síndrome1 do intestino irritável (SII), descobriu um estudo publicado no The Lancet Gastroenterology & Hepatology. Uma dieta foi concebida para ser pobre em “FODMAPs”, um grupo de açúcares e carboidratos semelhantes encontrados em lacticínios, trigo e certas frutas e vegetais. A segunda foi uma abordagem menos comum utilizada para a SII: uma dieta adaptada com baixo teor de carboidratos, rica em fibras, mas pobre em todos os outros tipos de carboidratos, nomeadamente açúcar2 e amido. Em um ensaio randomizado3, ambas as dietas levaram a maiores melhorias nos sintomas4 do que o tratamento padrão com medicamentos após quatro semanas.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
3 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
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