Cientistas identificam as células cerebrais que regulam a inflamação e descobrem como elas controlam a resposta imunológica
Cientistas sabem há muito tempo que o cérebro1 desempenha um papel no sistema imunológico2 – mas como isso acontece tem sido um mistério. Agora, pesquisadores identificaram células3 no tronco cerebral4 que detectam sinais5 imunológicos provenientes da periferia do corpo e atuam como reguladores mestres da resposta inflamatória do corpo.
Em um artigo publicado na revista Nature, eles descrevem esse circuito corpo-cérebro1 que regula as respostas inflamatórias do corpo.
O eixo corpo-cérebro1 está emergindo como o principal condutor da fisiologia6 do organismo. Ele detecta e controla a função dos órgãos, o metabolismo7 e o estado nutricional. Neste estudo, mostrou-se que um insulto imunológico periférico ativa poderosamente o eixo corpo-cérebro1 para regular as respostas imunológicas.
Demonstrou-se que as citocinas8 pró e anti-inflamatórias se comunicam com populações distintas de neurônios9 vagais para informar o cérebro1 sobre uma resposta inflamatória emergente. Por sua vez, o cérebro1 modula firmemente o curso da resposta imune periférica.
O silenciamento genético deste circuito corpo-cérebro1 produziu respostas inflamatórias desreguladas e fora de controle. Por outro lado, ativar, em vez de silenciar, este circuito proporciona um controle neural excepcional das respostas imunológicas.
Usou-se sequenciamento de RNA de célula10 única, combinado com imagens funcionais, para identificar os componentes do circuito desse eixo neuroimune, e mostrou-se que sua manipulação seletiva pode efetivamente suprimir a resposta pró-inflamatória, ao mesmo tempo que melhora um estado anti-inflamatório.
A transformação evocada pelo cérebro1 do curso de uma resposta imune oferece novas possibilidades na modulação de uma ampla gama de distúrbios imunológicos, desde doenças autoimunes11 até tempestade de citocinas8 e choque12.
Saiba mais sobre "Sistema imunológico2" e "O que é inflamação13".
Fonte: Nature, publicação em 01 de maio de 2024.