Cientistas sabem há muito tempo que o cérebro1 desempenha um papel no sistema imunológico2 – mas como isso acontece tem sido um mistério. Agora, pesquisadores identificaram células3 no tronco cerebral4 que detectam sinais5 imunológicos provenientes da periferia do corpo e atuam como reguladores mestres da resposta inflamatória do corpo.

Em um artigo publicado na revista Nature, eles descrevem esse circuito corpo-cérebro1 que regula as respostas inflamatórias do corpo.

O eixo corpo-cérebro1 está emergindo como o principal condutor da fisiologia6 do organismo. Ele detecta e controla a função dos órgãos, o metabolismo7 e o estado nutricional. Neste estudo, mostrou-se que um insulto imunológico periférico ativa poderosamente o eixo corpo-cérebro1 para regular as respostas imunológicas.

Demonstrou-se que as citocinas8 pró e anti-inflamatórias se comunicam com populações distintas de neurônios9 vagais para informar o cérebro1 sobre uma resposta inflamatória emergente. Por sua vez, o cérebro1 modula firmemente o curso da resposta imune periférica.

O silenciamento genético deste circuito corpo-cérebro1 produziu respostas inflamatórias desreguladas e fora de controle. Por outro lado, ativar, em vez de silenciar, este circuito proporciona um controle neural excepcional das respostas imunológicas.

Usou-se sequenciamento de RNA de célula10 única, combinado com imagens funcionais, para identificar os componentes do circuito desse eixo neuroimune, e mostrou-se que sua manipulação seletiva pode efetivamente suprimir a resposta pró-inflamatória, ao mesmo tempo que melhora um estado anti-inflamatório.

A transformação evocada pelo cérebro1 do curso de uma resposta imune oferece novas possibilidades na modulação de uma ampla gama de distúrbios imunológicos, desde doenças autoimunes11 até tempestade de citocinas8 e choque12.

Saiba mais sobre "Sistema imunológico2" e "O que é inflamação13".

Fonte: Nature, publicação em 01 de maio de 2024.

NEWS.MED.BR, 2024. Cientistas identificam as células cerebrais que regulam a inflamação e descobrem como elas controlam a resposta imunológica. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1469387/cientistas-identificam-as-celulas-cerebrais-que-regulam-a-inflamacao-e-descobrem-como-elas-controlam-a-resposta-imunologica.htm>. Acesso em: 28 mai. 2024.

1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Tronco Cerebral: Parte do encéfalo que conecta os hemisférios cerebrais à medula espinhal. É formado por MESENCÉFALO, PONTE e MEDULA OBLONGA.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
7 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
8 Citocinas: Citoquina ou citocina é a designação genérica de certas substâncias segregadas por células do sistema imunitário que controlam as reações imunes do organismo.
9 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
10 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
11 Autoimunes: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
12 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
13 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).