news.med.br
Estudo publicado no jornal Thorax mostrou que o sofrimento psicológico materno durante a gravidez1 está associado a um risco aumentado de asma2 e função pulmonar parcialmente inferior em crianças, sugerindo mecanismos que ocorrem no útero3.
[Mais...]
Em estudo publicado pelo JAMA Network Open, a pré-eclâmpsia1 materna foi associada a uma maior pressão arterial sistólica2 na prole desde a primeira infância até a adolescência. Essa associação, entretanto, foi atenuada entre crianças com níveis mais elevados de 25-hidroxivitamina D no sangue do cordão umbilical3 (refletindo o status de vitamina4 D no útero5).
[Mais...]
O AVC é uma complicação séria da doença hipertensiva específica da gravidez1 (DHEG), com sequelas2 potencialmente graves e de longo prazo. Estudo publicado pelo Journal of the American Heart Association mostrou que a incidência3 de AVC em mulheres com DHEG diminuiu ao longo do tempo.
[Mais...]
Existem poucos dados sobre os benefícios e malefícios do uso da metformina1 nos resultados da gravidez2 em mulheres com diabetes tipo 23. Esse estudo publicado no The Lancet Diabetes4 & Endocrinology investigou os efeitos da adição de metformina1 a um regime padrão de insulina5 na morbidade6 e mortalidade7 neonatal em grávidas com diabetes tipo 23.
[Mais...]
Um estudo caso-controle realizado na Dinamarca e publicado pelo The British Medical Journal (BMJ) teve como objetivo identificar os fatores de risco para o aparecimento de asma1 e sibilância persistente em crianças. Um dos fatores identificados foi a exposição a níveis mais elevados de PM2.5.
[Mais...]
Estudo publicado no Journal of Clinical Oncology mostrou que a gravidez1 após o câncer2 de mama3 em pacientes com mutações germinativas nos genes BRCA é segura sem piora aparente do prognóstico4 materno e está associada a resultados fetais favoráveis.
[Mais...]
Em publicação da revista Nature Communications, apresentou-se um estudo de caso abrangente, demonstrando a transmissão transplacentária1 do SARS-CoV-2 com manifestação clínica no neonato2, consistente com sinais3 e sintomas4 neurológicos da COVID-19.
[Mais...]
Em publicação do Pediatrics, os achados apoiam a continuação da dose eficaz mais baixa de antidepressivos para tratar a depressão ou a ansiedade, o que beneficia a mãe, mas também destacam um risco aumentado de angústia respiratória do recém-nascido em todos os grupos e nascimento prematuro em doses moderadas a altas.
[Mais...]
Estudo publicado no JAMA Neurology demonstrou que aproximadamente 25% do risco excessivo de AVC materno associado à enxaqueca1 foi mediado por distúrbios hipertensivos. Embora os AVCs sejam eventos raros, a morbidade2 e mortalidade3 associadas justificam a identificação de alvos de intervenção modificáveis.
[Mais...]
Em estudo publicado pelo JAMA, entre 6 mães com COVID-19 confirmada, o SARS-CoV-2 não foi detectado na coleta de amostra da garganta1 ou no soro2 por RT-PCR3 em nenhum de seus recém-nascidos. No entanto, anticorpos4 específicos para o vírus5 foram detectados em amostras de soro2 neonatal.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 122)
|