news.med.br
Saúde - 04/04/16
É mais provável uma mulher abortar se ela e seu parceiro consumirem mais do que duas bebidas com cafeína por dia durante as semanas que antecedem a concepção1, de acordo com um novo estudo de pesquisadores do National Institute of Health (NIH) e da Ohio State University. Da mesma forma, as mulheres que bebem mais de duas bebidas com cafeína por dia durante as primeiras sete semanas de gestação são mais propensas a sofrer um aborto. Já o uso de multivitaminas protege contra o abortamento2.
1 Concepção: O início da gravidez.
2 Abortamento: Interrupção precoce da gravidez, espontânea ou induzida, seguida pela expulsão do produto gestacional pelo canal vaginal (Aborto). Pode ser precedido por perdas sangüíneas através da vagina.
   [Mais...]

Saúde - 20/01/16
O Zika vírus1 pode ser transmitido de uma mulher grávida para o feto2. Houve relatos de um defeito de nascença grave chamado microcefalia3 e outras alterações em bebês4 de mães que foram infectadas com o vírus1 Zika durante a gestação.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Medical Journal - 29/12/15
Estudo divulgado pelo periódico Annals of Internal Medicine mostrou que a amamentação1 pode evitar o aparecimento da diabetes mellitus2 tipo 2 após uma gestação com diabetes gestacional3, principalmente quando o aleitamento materno4 é intenso e mais longo.
1 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Diabetes gestacional: Tipo de diabetes melito que se desenvolve durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco da mãe desenvolver diabetes no futuro. O diabetes gestacional é controlado com planejamento das refeições, atividade física e, em alguns casos, com o uso de insulina.
4 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/10/15
Pesquisa holandesa, com publicação online pelo periódico Pediatrics, estudou a associação entre o ganho de peso materno durante a gestação e no pós-parto e o ganho de peso da criança durante o seu crescimento.   [Mais...]
Medical Journal - 28/09/15
Grávidas diagnosticadas com câncer1 não precisam esperar para começar o seu tratamento; podem iniciá-lo imediatamente, sem se preocupar com os efeitos das medicações ou da radiação para seus bebês2 durante a gestação, segundo afirmam alguns especialistas em um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM).
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Medical Journal - 31/08/15
Um estudo, publicado pelo periódico Neurology, foi realizado com o objetivo de caracterizar aspectos demográficos e clínicos em grávidas que apresentam dor de cabeça1 aguda e de identificar características clínicas associadas à dor de cabeça1 secundária.
1 Cabeça:
   [Mais...]

Medical Journal - 26/06/15
Com o objetivo de investigar a associação entre o tipo de parto e o transtorno do espectro autista (TEA) foi realizado um estudo de base populacional com irmãos como controles. O trabalho teve publicação online pelo JAMA Psychiatry.   [Mais...]
Medical Journal - 03/06/15
Um grande estudo com gestantes mostrou um aumento do risco potencial de hipertensão1 pulmonar persistente do recém-nascido (HPPRN) associado ao uso materno de antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina (ISRS) no final da gravidez2. No entanto, o risco absoluto foi pequeno e o aumento do risco parece ser mais modesto do que o sugerido em estudos prévios.
1 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Saúde - 10/02/15
Antes de decidir se vai voar ou não, toda grávida deve procurar informações e orientações com o seu obstetra. O Royal College of Obstetricians & Gynaecologists divulgou as novas recomendações sobre viagens aéreas durante a gestação para ajudar nesta tomada de decisão.    [Mais...]
Saúde - 14/11/14
O periódico The Lancet publicou uma série de três artigos sobre a “Saúde Mental Perinatal” para analisar os efeitos dos transtornos mentais perinatais sobre a mãe e o bebê. O primeiro artigo examina doenças mentais não psicóticas. O segundo artigo analisa a doença mental grave, com foco no transtorno bipolar, psicose1 e esquizofrenia2. O terceiro artigo resume os efeitos da saúde3 mental dos pais sobre a criança.
1 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
2 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - < - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - > - >>
41 a 50 (Total: 105)
  • Entrar
  • Assinar