news.med.br
Medical Journal - 24/01/18
Com o objetivo de examinar a associação entre as prescrições maternas de agentes antitireoideanos durante a gestação e o risco de malformações1 congênitas2, foi realizado um estudo de coorte3 coreana, publicado pelo periódico Annals of Internal Medicine.
1 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
2 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
3 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
   [Mais...]

Medical Journal - 24/11/17
Os resultados de uma revisão de meta-análises, sobre múltiplos resultados em saúde1 derivados do consumo de café, foram publicados pelo BMJ e mostram que o consumo de 3 ou 4 xícaras de café ao dia pode ser a medida mais benéfica à saúde1.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/11/17
Um estudo publicado pelo American Journal of Epidemiology mostra que as associações de diabetes1 e hipertensão2 na gravidez3 podem aumentar o risco de doenças cardiometabólicas, principalmente quando ambas as condições estão presentes durante a gravidez3.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/11/17
Com o objetivo de relatar se as práticas de sono materno têm influência na mortalidade1 fetal tardia, foi realizado um estudo com publicação online pelo British Journal of Obstetrics and Gynaecology (BJOG).
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 31/10/17
O uso materno de longo prazo do paracetamol durante a gravidez1 foi substancialmente associado ao transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) na prole, mesmo depois de ajustar as indicações de uso, o risco familiar de TDAH e outros fatores de confusão.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/10/17
Em um estudo de coorte1 de base populacional, pesquisadores do Department of Epidemiology and Biostatistics, da Dornsife School of Public Health, da Drexel University, na Filadélfia, tiveram o objetivo de determinar se o uso de suplemento nutricional durante a gravidez2 está associado a um risco reduzido de transtorno do espectro autista (TEA) com e sem deficiência intelectual na prole.
1 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/07/17
Crianças nascidas de mães que fumam durante a gravidez1 estão em maior risco de apresentar comportamentos antissociais durante a adolescência e a idade adulta - um efeito que é provavelmente causal, segundo pesquisa com publicação online pelo Journal of Epidemiology & Community Health.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/06/17
Uma revisão sistemática e meta-análise, publicada pelo periódico The Journal of the American Medical Association (JAMA), tentou responder à pergunta: "Qual é a associação entre o ganho ou a perda de peso gestacional (acima ou abaixo das diretrizes do Instituto de Medicina) e os resultados maternos e infantis?".   [Mais...]
Medical Journal - 08/05/17
Estudo da Universidade de Montreal mostra que o uso de antibióticos macrolídeos (excluindo a eritromicina), quinolonas, tetraciclinas, sulfonamidas e metronidazol durante a gravidez1 precoce foi associado a um risco aumentado de aborto espontâneo.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Saúde - 10/02/17
O número de filhos de um casal está emergindo como um novo fator que influencia o risco para algumas doenças cardiovasculares1 (CVD) e em algumas sociedades para ambos os pais, de acordo com a professora Vera Regitz-Zagrosek, presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia.
1 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
   [Mais...]

Mostrar: 10
< - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - > - >>
21 a 30 (Total: 105)
  • Entrar
  • Assinar