news.med.br
Saúde - 26/09/14
Um novo estudo com mais de 10.000 mães mostrou que as mulheres que amamentaram seus bebês1 estavam em risco significativamente menor de depressão pós-parto do que aquelas que não o fizeram. A amamentação2 traz benefícios bem estabelecidos para os bebês1. O presente estudo, publicado na revista Maternal and Child Health, mostra que beneficia também a saúde3 mental das mães.
1 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
2 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/09/14
Com o objetivo de determinar a associação entre a exposição pré-natal ao sulfato de magnésio e os resultados neurológicos, cognitivos1, acadêmicos e comportamentais em crianças na idade escolar foi realizado um ensaio clínico publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).
1 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/09/14
Estudo publicado pelo periódico Diabetologia mostra que jovens obesos expostos in utero1 ao diabetes mellitus2 gestacional mostram maior risco para o desenvolvimento de intolerância à glicose3 na juventude.
1 Útero: É o maior órgão do sistema reprodutor feminino. Sua função principal é receber o óvulo fertilizado e dar-lhe todas as condições para o seu desenvolvimento.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
   [Mais...]

Saúde - 19/08/14
Estudo publicado pelo The Lancet analisou os dados da pesquisa WHO Multicountry Survey on Maternal and Newborn Health (WHOMCS) para avaliar a cobertura de uso de corticoterapia pré-natal e de drogas tocolíticas em partos prematuros.   [Mais...]
Saúde - 10/06/14
A Food and Drug Administration e a U.S. Environmental Protection Agency concluíram que mulheres grávidas, lactantes1, aquelas que desejam engravidar e as crianças devem comer mais peixe, com baixo teor de mercúrio, a fim de obter importantes benefícios para o desenvolvimento e para a saúde2.
1 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Saúde - 03/06/14
A pesquisa Nascer no Brasil, da Fiocruz, revela que a cesariana é realizada em 52% dos nascimentos, sendo que, no setor privado, esta taxa chega a 88%. A recomendação da Organização Mundial da Saúde1 (OMS) é de que somente 15% dos partos sejam realizados por meio desse procedimento cirúrgico.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Saúde - 27/05/14
Em revisão sistemática da Organização Mundial de Saúde1 (OMS) foram analisadas as estimativas globais, regionais e sub-regionais das causas de morte materna, durante 2003 a 2009, através de um modelo novo de avaliação. Estes dados são necessários para informar e melhorar as políticas de saúde1 materna.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 26/03/14
Estudo canadense, publicado pelo periódico Diabetes1 Care, mostra que um perfil cardiometabólico adverso surge em um ano de pós-parto em mulheres que não perdem peso entre três e doze meses após o término da gestação.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/03/14
A avaliação de uma coorte1 britânica, publicada pelo Journal of Epidemiology & Community Health, mostra que o primeiro trimestre de gravidez2 é o período mais sensível ao efeito do álcool sobre o feto3 em desenvolvimento. Mesmo as mulheres que aderiam às orientações de ingestão de menos de duas unidades de álcool por semana, neste período, ainda estavam em maior risco de efeitos adversos no nascimento.
1 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/02/14
Estudo publicado pelo periódico American Journal of Obstetrics & Gynecology relata que o caproato de 17-alfa hidroxiprogesterona reduz em cerca de 33% a recorrência1 de parto prematuro espontâneo em mulheres com história anterior de parto prematuro espontâneo.
1 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - < - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - > - >>
51 a 60 (Total: 105)
  • Entrar
  • Assinar